Verônica Ebrahim Queiroga
Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento dos Enfermeiros sobre saúde sexual e reprodutiva, com enfoque no dispositivo intrauterino. Método: Estudo quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, e desenvolvido em um município da região Nordeste, Brasil. A intervenção educativa foi um curso de capacitação, teórico-prático, na modalidade remota, com carga horária de 30 horas, para enfermeiros em consulta ginecológica com enfoque no dispositivo intrauterino. Utilizou-se um instrumento, avaliado por especialistas na área da saúde da mulher. Os dados foram coletados entre outubro de 2021 e janeiro
de 2022. Seguiram-se as recomendações éticas para pesquisas com seres humanos. Resultados: Participaram 31 enfermeiros. O nível de conhecimento dos
enfermeiros no pré-teste foi classificado como “satisfatório” (n=21; 67,7%) e no pós-
teste como “muito satisfatório” (n=16; 51,6%). Houve diferença estatística significativa entre o número de acertos no pré e pós testes dos participantes, com
aumento de acertos no pós-teste. Conclusão: A intervenção educativa mostrou-se
efetiva para promover mudanças no conhecimento dos enfermeiros sobre saúde
sexual e reprodutiva com enfoque no dispositivo intrauterino.
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