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PERMANENTE NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DE RESIDENTES
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PERMANENTE NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DE RESIDENTES
Autor(a)
Virgínia Matias de Oliveira Barbosa
Orientador(a)
Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa
Palavras-chave
Educação na saúde;Atenção Primária - Saúde;Formação profissional em saúde
Resumo
A Educação Permanente em Saúde foi instituída enquanto política pública em 2004 (através da Portaria nº198/GM/MS), sendo uma estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação que se baseia na possibilidade de transformação das práticas profissionais e na reorganização do processo de trabalho. As Residências em Saúde possuem em suas premissas a utilização do treinamento em serviço e a formação pelo trabalho, inserindo-se na perspectiva da EPS. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a EPS na APS é percebida pelos residentes de segundo ano e egressos de dois programas: a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do município de João Pessoa-PB e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal da Paraíba durante a residência e após sua conclusão. Trata-se de uma etapa do Projeto de pesquisa “A Educação permanente e a Interprofissionalidade nas Residências em Saúde da Paraíba” que abrange Programas de Residências da capital e do sertão do estado da Paraíba. É um estudo transversal de campo, exploratório com abordagem mista e desenho paralelo convergente. Os cenários de investigação foram dois Programas (um de RMSFC e um de RMFC) que desenvolvem suas atividades nas Unidades de Saúde da Família de João Pessoa-PB. Participaram da pesquisa 44 egressos respondendo a um questionário e 12 R2 voluntários que passaram por entrevistas semiestruturadas onde foi utilizado o critério de saturação. Os dados qualitativos e quantitativos foram coletados separadamente e simultaneamente, com atribuição do mesmo peso, sendo analisados separadamente e, por conseguinte realizada fusão das informações. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva. As entrevistas foram áudio-gravadas, transcritas, validadas e posteriormente analisadas pela técnica da análise de conteúdo de Bardin, onde emergiram categorias temáticas. Foi realizada fusão dos bancos de dados através da estratégia paralelo convergente. As categorias temáticas que emergiram foram discutidas no grupo de estudo, são elas: Percepção de EPS; Protagonismo do residente na EPS; Novas práticas a partir da aprendizagem significativa e Dicotomia entre ensino e produção do cuidado. Verificou-se que os participantes compreendem a importância de ensinar e de aprender na prática da EPS com a finalidade de potencializar a prática interprofissional na solução dos problemas advindos da rotina das USFs. Sabendo-se que a prática de EPS no âmbito dos serviços de saúde ainda enfrenta dificuldades faz-se necessário planejar e monitorar momentos para a prática da EPS e avaliação. Para tanto, é necessária a articulação entre os atores: gestão, instituição formadora, trabalhadores de saúde e usuários, por meio de constante negociação de práticas a serem desenvolvidas em prol da qualidade da assistência prestada, valorização profissional e satisfação de todos os envolvidos. Diante da fusão dos resultados das abordagens, pôde-se observar convergência na ênfase do quão é essencial o desenvolvimento da EPS na Atenção Primária à Saúde, e como os programas de residências estão atrelados a esta prática. Viabilizam seu desenvolvimento e possibilitam a reflexão quanto à assistência desenvolvida, criando caminhos junto aos profissionais para mudanças de práticas. Este estudo tem relevância para o fortalecimento da interação ensino-serviço-controle-social com ênfase no debate sobre EPS.
Abstract
Permanent Education in Health (EPS) was established as a public policy in 2004 (through Ordinance nº198/GM/MS), being a strategy of the Unified Health System for training that is based on the possibility of transforming professional practices and reorganizing of the work process. The Health Residencies have in their premises the use of in-service training and training through work, inserting themselves in the perspective of EPS. The present research aimed to understand how EPS is perceived by second-year residents (R2) and graduates of two programs: the Multiprofessional Residency in Family and Community Health (RMSFC) in the city of João Pessoa-PB and the Residency in Medicine of Family and Community (RMFC) of the Federal University of Paraíba (UFPB) during the residency and after its conclusion. It is a cross-sectional, exploratory field study with a mixed approach and convergent parallel design. This is a stage of the research project “Continuing Education and Interprofessionality in Health Residencies in Paraíba”, which covers Residency Programs in the capital and hinterland of the state of Paraíba. The investigation scenarios were two programs (one of RMSFC and one of RMFC) that develop their activities in the Family Health Units (USFs) of João Pessoa-PB. Participated in the research 44 graduates answering a questionnaire and 12 R2 volunteers who underwent semi-structured interviews where the saturation criterion was used. Qualitative and quantitative data were collected separately and simultaneously, with the same weight, being analyzed separately and, consequently, the information was merged. Quantitative data were analyzed using descriptive statistics. The interviews were audio-recorded, transcribed, validated and later analyzed using Bardin's content analysis technique. The databases were merged using the convergent parallel strategy. The thematic categories that emerged were discussed in the study group, they are: Perception of EPS; Protagonism of the resident in the EPS; New practices based on meaningful learning and Dichotomy between teaching and care production. It was found that the participants understand the importance of teaching and learning in the practice of EPS in order to enhance interprofessional practice in solving problems arising from the routine of USFs. Faced with the difficulties encountered in developing EPS, it is necessary to plan and monitor moments for EPS practice and evaluation. Therefore, coordination between the actors is necessary: management, training institution, health workers and users, through constant negotiation of practices to be developed in favor of the quality of care provided, professional appreciation and satisfaction of all involved. In view of the fusion of the results of the approaches, it was possible to observe convergence in the emphasis on how essential the development of EPS in Primary Health Care (PHC) is, and how residency programs are linked to this practice. They enable their development and enable reflection on the care provided, creating paths with professionals to change practices. This study is relevant for strengthening the teaching-service-social-control interaction with emphasis on the debate on EPS.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
UFPB
UF
PB