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EFEITO DA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO CENTRADA NO APOIO SOCIAL DA PESSOA COM DIABETES TIPO 2: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EFEITO DA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO CENTRADA NO APOIO SOCIAL DA PESSOA COM DIABETES TIPO 2: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Autor(a)
Georgea Bezerra Carvalho
Orientador(a)
Vívian Saraiva Veras
Palavras-chave
Pé diabético. Educação em saúde. Apoio social. Mídias sociais.
Resumo
Trata-se de um ensaio clínico, aleatorizado, prospectivo, sem cegamento, realizado em uma unidade de atenção primária à saúde, localizada na cidade de FortalezaCE. O estudo teve como objetivo avaliar o efeito de uma intervenção educativa online centrada no apoio social da pessoa com diabetes tipo 2 para prevenção do pé diabético A amostra foi de 126 pessoas com diabetes e seu respectivo apoio social, totalizando 252 participantes. A alocação dos grupos foi do tipo aleatória simples, a partir de um software estatístico. Aos participantes caracterizados como apoio social do grupo intervenção foram enviadas, três vezes na semana, informações educativas por meio do aplicativo WhatsApp, durante oito semanas. O material enviado consistiu em mensagens com infográficos sobre prevenção do pé diabético com informações adaptadas para o apoio social. O grupo controle seguiu no acompanhamento usual prestado na unidade de saúde. Os grupos (controle e intervenção) passaram por duas avaliações, uma basal e outra ao final do estudo. A primeira compreendeu os dados sociodemográficos, características do cuidado e conhecimento sobre prevenção do pé diabético, enquanto a avaliação final consistiu na aplicação do questionário de conhecimento. Nas pessoas com diabetes foram analisados os dados sociodemográficos, clínicos e laboratoriais somente na fase inicial do estudo. Na análise da comparação dos grupos foi utilizado o teste quiquadrado e Fisher para as variáveis independentes, já a comparação entre os grupos da variável desfecho se deu pelo teste T de Student. A análise do efeito da intervenção educativa on-line se deu por meio do teste de Mann Whitney e a comparação das médias do conhecimento intragrupo foi realizada utilizando o teste Wilxcom. O estudo foi enviado à Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética com protocolo nº 4.787.359. Ao comparar os grupos, os resultados foram semelhantes. Entre as pessoas com DM2, a maioria era do sexo feminino, casada, com a idade média de 61,8 anos, poucos anos de estudo formal, de baixa renda e com nível de HbA1c acima do recomendado. Em relação ao apoio social, a predominância foi de mulheres, casadas, com idade média de 42 anos, que cursaram o ensino médio completo ou superior incompleto e prestavam algum tipo de assistência diariamente ao seu genitor. Em referência ao conhecimento do apoio social sobre a prevenção do pé diabético, constatou-se que o grupo intervenção obteve uma média de acertos maior no questionário de conhecimento, porém não foi possível identificar uma associação significativa antes e após a intervenção. Concluise que não houve melhora do conhecimento estatisticamente significante. No entanto, é possível afirmar que o modelo de intervenção proposto no presente estudo gerou aumento do conhecimento do apoio social sobre a prevenção do pé diabético. Além disso, a elaboração dos infográficos direcionados ao apoio social ampliou as possibilidades de disseminação de informações a esse público através das mídias sociais, no entanto, faz-se necessária a avaliação de seu efeito em diferentes contextos.
Abstract
This study is a randomized non-blinded prospective clinical trial carried out in a primary healthcare unit located in the city of Fortaleza, Ceará. It aimed at evaluating the effects of an online educational intervention centered on the social support of a person with type 2 diabetes (DM2) to prevent diabetic foot. The sample comprised 126 diabetic people and their respective social support, totaling 252 participants. The group were allocated following a simple random sampling based on statistical software. Educational information was sent, via WhatsApp, three times a week, for eight weeks, to the participants characterized as the intervention group social support. The material sent consisted of messages with infographics about diabetic foot prevention containing information adapted to the social support. The control group continued the regular follow-up appointments provided by the healthcare unit. In addition, the groups (control and intervention) went through two assessments, one basal and another at the end of the study. The former included the sociodemographic data, characteristics of the care and knowledge about diabetic foot prevention. The latter consisted of the application of the knowledge questionnaire. The people with diabetes were analyzed according to sociodemographic, clinical and laboratory data only at the initial phase of the study. The chi-squared test and Fisher’s exact test were used for the comparative analysis of the independent variables of the two groups, and the Student’s t-test was used to compare the groups’ outcome variables. The analysis of the online educational intervention effect was done using the MannWhitney test, and the comparison of the intragroup knowledge averages was made using the Wilxcom test. The study was sent to Plataforma Brasil and approved by the Ethics Committee under protocol no. 4.787.359. Upon comparing the groups, the results were similar. Among the people with DM2, the majority were female, married, 61.8 years-old average age, with few years of formal study, low income, and HbA1c level above recommended. Concerning social support, the predominance was of women, married, 42 years-old average age, with a high school diploma or na incomplete college degree, who provided some daily assistance to their parent(s).Regarding the social support knowledge about preventing diabetic foot, it was found that the intervention group achieved a higher score average in the knowledge questionnaire, although no significant association was identified between before and after the intervention. We conclude that there was no statistically significant knowledge improvement. Nonetheless, it is possible to affirm that the intervention model proposed in the present study generated increased social support knowledge about diabetic foot prevention. Furthermore, the elaboration of the infographics directed towards social support increased the possibility of disseminating information to this public through social media, even though an assessment of its effects in different contexts is necessary.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
FIOCRUZ
UF
CE