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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM IMUNIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM IMUNIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO
Autor(a)
Gilcelene de Castro Andrade
Orientador(a)
Profª. Drª. Vanira Matos Pessoa
Palavras-chave
Educação Permanente em Saúde, Imunização, Estratégia Saúde da Família, Enfermagem em Saúde Pública.
Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para a Educação Permanente em Saúde (EPS) em imunização, que exerce papel fundamental no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS). Houve a interrupção das ações de EPS em imunização que eram realizadas pelo NEPI (Núcleo de Educação Permanente em Imunização) com profissionais da enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Aquiraz-CE. Objetivou-se, portanto, o desenvolvimento de processo formativo em imunização à luz da EPS com esses profissionais. Adotou-se a pesquisa-intervenção, que tem como característica questionar a apreciação da relação sujeito-objeto e a reorientação da relação teoria-prática. Participaram da pesquisa 15 técnicos de enfermagem e 13 enfermeiros, totalizando 28 profissionais de enfermagem das UBS (Unidades Básicas de Saúde) da ESF. A intervenção consistiu em processo formativo de quatro etapas cujas estratégias educacionais, com o uso das Metodologias Ativas (MA), foram: 1 – explicação, sensibilização e convite aos participantes; 2 – levantamento do perfil e das expectativas iniciais dos participantes por meio de aplicação de questionários sob a forma de roteiros estruturados; 3 – desenvolvimento do processo formativo à luz da EPS por meio do uso das MA, com embasamento teórico no referencial de Bollela e Machado (2010); 4 – apreensão da percepção dos participantes quanto à intervenção por meio da aplicação de questionários sob a forma de roteiro estruturado. A coleta de dados das etapas 2 e 4 ocorreu com uso das ferramentas tecnológicas e mídias digitais plataforma Google FormsⓇ e aplicativo WhatsAppⓇ. A análise da intervenção baseou-se na análise temática de Minayo. Todos os aspectos éticos foram respeitados e o projeto foi aprovado com Parecer Consubstanciado n° 5.247.156. Os resultados evidenciaram: necessidade de aprendizagem, aperfeiçoamento dos conhecimentos, melhoria da assistência e atuação profissional; percepção do aprendizado com aquisição e aplicabilidade dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, segurança e autonomia profissional, e atuação como multiplicadores nas equipes; percepção sobre o processo formativo que revelou adequação da metodologia e recursos, algumas fragilidades e fortalezas, e a sugestão de aprofundamento dos temas, uso de atividades práticas e lúdicas, ampliação do público-alvo e carga horária e continuidade das ações de EPS. O presente estudo demonstrou a importância de continuidade de realização das ações de EPS em imunização. Como contribuição futura, esse estudo pode servir como embasamento para processos formativos baseados em MA com profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes em sala de vacina na ESF.
Abstract
The Covid-19 pandemic has brought challenges to Permanent Health Education (EPS) in immunization, which plays a fundamental role in the National Immunization Program (PNI) of the Unified Health System (SUS). There was an interruption of EPS actions in immunization that were carried out by the NEPI (Nucleus of Permanent Education in Immunization) with nursing professionals from the Family Health Strategy (ESF) in the city of Aquiraz-CE. Therefore, the objective was to develop a training process in immunization in the light of EPS with these professionals. Intervention research was adopted, which has the characteristic of questioning the appreciation of the subject-object relationship and the reorientation of the theory-practice relationship. Fifteen nursing technicians and 13 nurses participated in the research, totaling 28 nursing professionals from the UBS (Basic Health Units) of the ESF. The intervention consisted of a four-step training process whose educational strategies, using Active Methodologies (AM), were: 1 – explanation, sensitization and invitation to participants; 2 – survey of the participants' profile and initial expectations through the application of questionnaires in the form of structured scripts; 3 – development of the training process in the light of EPS through the use of AM, with theoretical foundations in the framework of Bollela and Machado (2010); 4 – apprehension of the participants' perception regarding the intervention through the application of questionnaires in the form of a structured script. Data collection from steps 2 and 4 took place using technological tools and digital media platform Google FormsⓇ and WhatsAppⓇ application. The intervention analysis was based on Minayo's thematic analysis. All ethical aspects were respected and the project was approved with Consubstantiated Opinion No. 5,247,156. The results showed: need for learning, improvement of knowledge, improvement of care and professional performance; perception of learning with acquisition and applicability of knowledge, development of skills, security and professional autonomy, and acting as multipliers in teams; perception about the training process that revealed the adequacy of the methodology and resources, some weaknesses and strengths, and the suggestion of deepening the themes, use of practical and recreational activities, expansion of the target audience and workload and continuity of EPS actions. The present study demonstrated the importance of continuing to carry out EPS actions in immunization. As a future contribution, this study can serve as a basis for training processes based on AM with professional nurses and nursing technicians working in the vaccine room at the FHS.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
FIOCRUZ
UF
CE