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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA PROPOSTA COM E PARA OS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Antonia Lidiane BRILHANTE
A Estratégia Saúde da Família é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação permanente em saúde. Assim, torna-se necessária a existência de ações voltada para aprimorar os conhecimentos dos profissionais nesse cenário, a fim de incorporar práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na EPS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho. Objetivou-se, portanto, elaborar uma proposta de educação permanente em uma perspectiva coletiva com e para os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir das necessidades de aprendizagem, mediado por oficinas pedagógicas. Para tanto, adotou-se o método da pesquisa-ação, realizada no período de setembro de 2022 a novembro 2022, envolvendo 114 profissionais de saúde da ESF de diversas categorias do município de Caririaçu-CE. O estudo estruturou-se em duas etapas: A primeira compreendeu a realização de 13 oficinas presenciais nas USF, objetivando o aprimoramento dos profissionais sobre a EPS para diagnósticos das necessidades formativas, e a segunda se deu a construção e consolidação da proposta com os profissionais representantes das Unidades de Saúde da Família. Como estratégia utilizada para a coleta e produção dos dados, foram realizadas oficinas. Na análise da ação utilizou-se diário de campo, questionário e instrumentos de avaliação com pré-testes e pós-testes. Os resultados revelaram as oficinas como estratégia pontencializadora para o aprimoramento sobre EPS. Como produto desta pesquisa-ação, construiu-se, coletivamente, uma proposta de Educação Permanente em Saúde. A pesquisa identificou as principais necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde, e o atendimento humanizado foi considerado a área de maior ênfase, seguido da atualização sobre o Programa Nacional de Imunização e o Calendário Nacional de Vacinação. Espera-se que o processo vivenciado sirva para uma reflexão acerca da importância de uma construção coletiva, participativa, ativa, orientada por metodologias ativas. Nesse sentido, desponta a necessidade de investir na qualificação e valorização dos profissionais, com vistas a implantar, implementar e potencializar as ações de educação permanente em saúde no contexto da ESF.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA PROPOSTA COM E PARA OS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
Antonia Lidiane Brilhante
Orientador(a)
Estelita Lima Cândido
Palavras-chave
Educação Continuada; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária a Saúde.
Resumo
A Estratégia Saúde da Família é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação permanente em saúde. Assim, torna-se necessária a existência de ações voltada para aprimorar os conhecimentos dos profissionais nesse cenário, a fim de incorporar práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na EPS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho. Objetivou-se, portanto, elaborar uma proposta de educação permanente em uma perspectiva
coletiva com e para os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir das necessidades de aprendizagem, mediado por oficinas pedagógicas. Para tanto, adotou-se o método da pesquisa-ação, realizada no período de setembro de 2022 a novembro 2022, envolvendo 114 profissionais de saúde da ESF de diversas categorias do município de Caririaçu-CE. O estudo estruturou-se em duas etapas: A primeira compreendeu a realização de 13 oficinas presenciais nas USF, objetivando
o aprimoramento dos profissionais sobre a EPS para diagnósticos das necessidades formativas, e a segunda se deu a construção e consolidação da proposta com os profissionais representantes das Unidades de Saúde da Família. Como estratégia utilizada para a coleta e produção dos dados, foram realizadas oficinas. Na análise da ação utilizou-se diário de campo, questionário e instrumentos de avaliação com pré-testes e pós-testes. Os resultados revelaram as oficinas como estratégia pontencializadora para o aprimoramento sobre EPS. Como produto desta pesquisa-ação, construiu-se, coletivamente, uma proposta de Educação Permanente em
Saúde. A pesquisa identificou as principais necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde, e o atendimento humanizado foi considerado a área de maior ênfase, seguido da atualização sobre o Programa Nacional de Imunização e o Calendário Nacional de Vacinação. Espera-se que o processo vivenciado sirva para uma reflexão acerca da importância de uma construção coletiva, participativa, ativa, orientada por metodologias ativas. Nesse sentido, desponta a necessidade de investir na qualificação e valorização dos profissionais, com vistas a implantar, implementar e
potencializar as ações de educação permanente em saúde no contexto da ESF.
Abstract
The Family Health Strategy is a privileged space for the development of continuing education in health (EPS). Thus, actions aimed at improving the knowledge of profes-sionals in this scenario are necessary in order to incorporate pedagogical practices in the teaching and learning process in the EPS, based on the local reality and collective analysis of work processes. Therefore, the objective was to elaborate a proposal for continuing education in a collective perspective with and for the professionals of the Family Health Strategy (ESF) based on learning needs, mediated by pedagogical workshops. To this end, the action research method was adopted, carried out from September 2022 to November 2022, involving 114 health professionals from the ESF of various categories in the municipality of Caririaçu-CE. The study was structured in two stages: The first comprised the realization of 13 face-to-face workshops in the EPS, aiming at the improvement of professionals about HPS for diagnosis of formative needs, and the second took place the construction and consolidation of the proposal with the professionals representing the Family Health Units. As a strategy used for data collection and production, workshops were held. In the analysis of the action, we used a field diary, a questionnaire, and evaluation instruments with pre-tests and post-tests. The results revealed the workshops as a pontificating strategy for the improvement of the EPS. As a product of this action research, a proposal for Continuing Education in Health was collectively built. The research identified the main learning needs of health
professionals, and humanized care was considered the area of greatest emphasis, followed by updates on the National Immunization Program and the National Vaccina-tion Calendar. It is hoped that the process experienced will serve to reflect on the im-portance of a collective, participative, active construction guided by active methodologies. In this sense, there is a need to invest in the qualification and valorization of professionals, in order to implement and strengthen the actions of continuing education
in health in the context of the ESF.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE