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DESENVOLVIMENTO DE MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE TERAPIAS NUTRICIONAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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ANA KELLY MORAIS DOS SANTOS
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por dificuldades na interação social, na comunicação verbal e não verbal, além de comportamentos repetitivos e estereotipados. A terapia nutricional assume caráter fundamental no TEA. Desse modo, quais as competências e as necessidades de aprendizagem dos nutricionistas para maior assertividade nas intervenções terapêuticas para pessoas com TEA? Assim, o nutricionista deve adquirir competências e aprimoramento de intervenções dietoterápicas, por ser o único profissional capacitado por lei para prescrição dietética. Objetivou-se desenvolver Matriz de Competências para subsidiar a prática profissional do nutricionista nas intervenções terapêuticas do TEA. Pesquisa metodológica com enfoque qualitativo, elaborada em etapas. Na primeira realizou-se revisão de escopo utilizando o método Joanna Briggs Institute para sintetizar evidências científicas sobre as intervenções nutricionais que podem ser aplicadas para a pessoa com TEA, com coleta e organização dos dados realizada entre março e junho de 2022 nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Cochrane Library, EMBASE, SciELO e Web of Science. Além dos resultados da revisão de escopo, a formulação da Matriz de Competências teve como base o levantamento das competências e necessidades de aprendizagem obtidos junto aos nutricionistas da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de um formulário aplicado em abril de 2022, com dados consolidados por análise temática categorial de Bardin (2016); e por fim, por meio da triangulação de métodos, a construção da Matriz de Competências, desenvolvida a partir de estudo documental. A amostra final da revisão de escopo totalizou 51 estudos, publicados entre 2015-2022, nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, com altos níveis de evidência. Quanto às evidências mapeadas, destacaram-se as dietas sem glúten e sem caseína (GFCF) e cetogênica (KD), os suplementos alimentares como ácido fólico, N-acetilcisteína, probióticos, metil-B12, trimetilglicerina, vitaminas do complexo B, magnésio, vitamina D, ômega-3, melatonina e proteína isolada do soro de leite rico em cisteína (CRWP), além dos nutracêuticos dietéticos como curcumina, resveratrol, naringerina, sulforafano e ácido gama-aminobutírico (GABA) na forma de chá Oolong. Do levantamento das competências e necessidades de aprendizagem participaram 20 nutricionistas atuantes na APS, na faixa etária entre 20-30 anos, gênero feminino, pardos, casados, especialistas, estatutários e com carga horária de 40 horas/semanais. A análise de conteúdo categorial dos depoimentos dos participantes resultou em seis categorias e oito subcategorias. A Matriz de Competências proposta está balizada em três grandes domínios elaborados com base no estudo documental: Competências humanísticas, técnicas e metodológica; e seis categorias temáticas emergidas de depoimentos dos nutricionistas: Interdisciplinaridade; Comunicação; Escuta qualificada e empatia; Conhecimento das terapias nutricionais no TEA; Intervenção e Avaliação nutricional e Educação Permanente. O estudo em tela pode colaborar para uma atuação integral do nutricionista e favorecer tratamento nutricional adequado à pessoa com TEA e familiares. Disponibilizar uma Matriz de Competências para uma categoria profissional que impacte no tratamento de um transtorno de desenvolvimento prevalente e de alta complexidade, como o TEA, pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos acometidos e práticas assertivas da equipe de saúde.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
DESENVOLVIMENTO DE MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE TERAPIAS NUTRICIONAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(a)
Ana Kelly Morais dos Santos
Orientador(a)
Evanira Rodrigues Maia
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista; Terapia nutricional; Nutrição; Promoção da saúde.
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por
dificuldades na interação social, na comunicação verbal e não verbal, além de
comportamentos repetitivos e estereotipados. A terapia nutricional assume caráter
fundamental no TEA. Desse modo, quais as competências e as necessidades de
aprendizagem dos nutricionistas para maior assertividade nas intervenções
terapêuticas para pessoas com TEA? Assim, o nutricionista deve adquirir
competências e aprimoramento de intervenções dietoterápicas, por ser o único
profissional capacitado por lei para prescrição dietética. Objetivou-se desenvolver
Matriz de Competências para subsidiar a prática profissional do nutricionista nas
intervenções terapêuticas do TEA. Pesquisa metodológica com enfoque qualitativo,
elaborada em etapas. Na primeira realizou-se revisão de escopo utilizando o método
Joanna Briggs Institute para sintetizar evidências científicas sobre as intervenções
nutricionais que podem ser aplicadas para a pessoa com TEA, com coleta e
organização dos dados realizada entre março e junho de 2022 nas bases de dados
MEDLINE, LILACS, Cochrane Library, EMBASE, SciELO e Web of Science. Além dos
resultados da revisão de escopo, a formulação da Matriz de Competências teve como
base o levantamento das competências e necessidades de aprendizagem obtidos
junto aos nutricionistas da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de um formulário
aplicado em abril de 2022, com dados consolidados por análise temática categorial de
Bardin (2016); e por fim, por meio da triangulação de métodos, a construção da Matriz
de Competências, desenvolvida a partir de estudo documental. A amostra final da
revisão de escopo totalizou 51 estudos, publicados entre 2015-2022, nas línguas
inglesa, espanhola e portuguesa, com altos níveis de evidência. Quanto às evidências
mapeadas, destacaram-se as dietas sem glúten e sem caseína (GFCF) e cetogênica
(KD), os suplementos alimentares como ácido fólico, N-acetilcisteína, probióticos,
metil-B12, trimetilglicerina, vitaminas do complexo B, magnésio, vitamina D, ômega-3,
melatonina e proteína isolada do soro de leite rico em cisteína (CRWP), além dos
nutracêuticos dietéticos como curcumina, resveratrol, naringerina, sulforafano e ácido
gama-aminobutírico (GABA) na forma de chá Oolong. Do levantamento das
competências e necessidades de aprendizagem participaram 20 nutricionistas
atuantes na APS, na faixa etária entre 20-30 anos, gênero feminino, pardos, casados,
especialistas, estatutários e com carga horária de 40 horas/semanais. A análise de
conteúdo categorial dos depoimentos dos participantes resultou em seis categorias e
oito subcategorias. A Matriz de Competências proposta está balizada em três grandes
domínios elaborados com base no estudo documental: Competências humanísticas,
técnicas e metodológica; e seis categorias temáticas emergidas de depoimentos dos
nutricionistas: Interdisciplinaridade; Comunicação; Escuta qualificada e empatia;
Conhecimento das terapias nutricionais no TEA; Intervenção e Avaliação nutricional e
Educação Permanente. O estudo em tela pode colaborar para uma atuação integral
do nutricionista e favorecer tratamento nutricional adequado à pessoa com TEA e familiares. Disponibilizar uma Matriz de Competências para uma categoria profissional
que impacte no tratamento de um transtorno de desenvolvimento prevalente e de alta
complexidade, como o TEA, pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos
acometidos e práticas assertivas da equipe de saúde.
Abstract
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a syndrome characterized by difficulties in social
interaction, verbal and non-verbal communication, in addition to repetitive and
stereotyped behaviors. Nutritional therapy assumes a fundamental character in ASD.
Thus, what are the skills and learning needs of nutritionists for greater assertiveness
in therapeutic interventions for people with ASD? Thus, the nutritionist must acquire
skills and improve diet therapy interventions, as he is the only professional qualified by
law for dietary prescription. The objective was to develop a Competency Matrix to
support the nutritionist's professional practice in the therapeutic interventions of ASD.
Methodological research with a qualitative approach, developed in stages. In the first
one, a scoping review was carried out using the Joanna Briggs Institute method to
synthesize scientific evidence on nutritional interventions that can be applied to people
with ASD, with data collection and organization carried out between March and June
2022 in the MEDLINE databases, LILACS, Cochrane Library, EMBASE, SciELO and
Web of Science. In addition to the results of the scope review, the formulation of the
Competency Matrix was based on the survey of competencies and learning needs
obtained from nutritionists of Primary Health Care (PHC) through a form applied in April
2022, with data consolidated by categorical thematic analysis by Bardin (2016); and
finally, through the triangulation of methods, the construction of the Competency
Matrix, developed from a documental study. The final sample of the scoping review
totaled 51 studies, published between 2015-2022, in English, Spanish and Portuguese,
with high levels of evidence. As for the mapped evidence, the highlights were gluten-
free and casein-free (GFCF) and ketogenic (KD) diets, dietary supplements such as
folic acid, N-acetylcysteine, probiotics, methyl-B12, trimethylglycerin, B vitamins,
magnesium, Vitamin D, omega-3, melatonin and cysteine-rich whey protein isolate
(CRWP), as well as dietary nutraceuticals such as curcumin, resveratrol, naringerin,
sulforaphane and gamma-aminobutyric acid (GABA) in the form of Oolong tea. Twenty
nutritionists working in PHC participated in the survey of skills and learning needs,
aged between 20-30 years, female, brown, married, specialists, statutory and with a
workload of 40 hours/week. The categorical content analysis of the participants'
testimonies resulted in six categories and eight subcategories. The proposed
Competency Matrix is based on three major domains elaborated on the basis of the
documental study: Humanistic, technical and methodological competences; and six
thematic categories emerged from the nutritionists' testimonies: Interdisciplinarity;
Communication; Qualified listening and empathy; Knowledge of nutritional therapies in
ASD; Intervention and Nutritional Assessment and Permanent Education. The on-
screen study can contribute to the nutritionist's integral performance and favor
adequate nutritional treatment for the person with ASD and family members. Providing
a Competency Matrix for a professional category that impacts the treatment of a
prevalent and highly complex developmental disorder, such as ASD, can contribute to
improving the quality of life of those affected and assertive practices of the health team.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE