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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA FACILITAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS EM GRUPO: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
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Dissertação
Mestrado
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA FACILITAÇÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS EM GRUPO: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Manoel Eduardo dos Santos Júnior
Alice Maria Correia Pequeno
Aprendizagem Significativa. Metodologias Ativas. Desenvolvimento de Competências.
Este estudo tem como objeto o desenvolvimento de competências para facilitação de processos educacionais em grupos por meio do curso de capacitação em aprendizagem significativa. Teve como objetivo geral compreender o desenvolvimento de competências para facilitação de processos educacionais em grupo na percepção dos profissionais da Atenção Primária do município de Fortaleza - Ce. Participaram do estudo educandos que concluíram o curso de capacitação em Aprendizagem Significativa para o SUS ocorrido no ano de 2018, sendo estes servidores públicos originários da Atenção Primária do município, que atuavam no serviço nas Unidades Básicas de Saúde ou em cargos de Gestão na Secretaria Municipal de Saúde. Tratou-se de um estudo transversal com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática para a análise dos dados. Observou-se na percepção dos educandos, o desenvolvimento de competências para a utilização de metodologias ativas para processos educacionais em saúde, seja voltada para a população, como também para resolução de problemas no ambiente de trabalho. Verificou-se a contribuição do curso em Aprendizagem Significativa para o SUS para os processos em Educação Permanente em Saúde, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e o aprendizado significativo.
This study aims to develop skills to facilitate educational processes in groups through the significant learning training course. The general objective was to understand the development of competences to facilitate group educational processes in the perception of Primary Care professionals in the city of Fortaleza - Ce. Participants in the study were students who completed the training course in Significant Learning for SUS that took place in 2018, and these civil servants originated from the Primary Care of the municipality, who worked in the Basic Health Units or in management positions in the Municipal Secretariat. This was a cross-sectional study with a qualitative approach. Data were collected through semi-structured interviews and thematic content analysis was used for data analysis. It was observed in the perception of learners, the development of skills for the use of active methodologies for educational processes in health, be focused on the population, as well as to solve problems in the workplace. It was verified the contribution of the course on Meaningful Learning for SUS to the processes in Permanent Health Education, favoring the development of critical thinking and meaningful learning.
Educação na Saúde
2019
UECE
CE