-
CÍRCULOS DE CULTURA E O ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA ATITUDES SAUDÁVEIS FRENTE ÀS DROGAS
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CÍRCULOS DE CULTURA E O ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA ATITUDES SAUDÁVEIS FRENTE ÀS DROGAS
Autor(a)
JOÃO HENRIQUE VASCONCELOS CAVALCANTE
Orientador(a)
Eliany Nazaré Oliveira
Palavras-chave
Círculo de Cultura. Pesquisa-intervenção. Adolescência. Reflexão crítica. Drogas.
Resumo
Com as primeiras experiências de consumo de drogas acontecendo entre sujeitos cada vez mais jovens, os adolescentes tendem a ficar mais expostos aos problemas decorrentes desta prática, principalmente por ainda estarem passando por uma maturação, física, psicológica e emocional e por definição de papeis sociais. Uma medida que tem conferido proteção contra o consumo de drogas na adolescência é a manutenção de uma rede de apoio que favoreça um ambiente voltado à formação humana, que valorize a expressão de sentimentos, preconceitos, dúvidas e opiniões, por meio do diálogo. Isso nos direcionou a um trabalho que objetivou estimular entre adolescentes escolares de Sobral, Ceará, a reflexão crítica e a vivência de atitudes saudáveis frente às drogas, com a implementação de Círculos de Cultura. Este é um método educacional dialógico, desenvolvido por Paulo Freire, embasado na investigação, teorização e problematização, com temáticas que emanam da realidade de vida dos educandos. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, direcionada a 121 educandos do nono ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota em Sobral, Ceará. O estudo foi realizado no período de agosto de 2013 a março de 2014. Com os sujeitos foram levantadas as palavras geradoras, que deram base para o planejamento de quatro encontros para os Círculos de Cultura, abordando às temáticas: liberdade e limites; violência e cuidado; atenção integral ao corpo; desenvolvimento urbano e cidadania. O consumo de drogas e suas consequências perpassaram todas as temáticas, sendo objeto de reflexão crítica pelos sujeitos. O trabalho culminou com a produção de um vídeo educativo protagonizado pelos adolescentes. O Círculo de Cultura mostrou todo o seu potencial enquanto método de ensino e aprendizado democrático e participativo, em que foi possível contemplar a assunção de um pensamento crítico dos sujeitos sobre as drogas e suas consequências, tanto nos encontros quanto na produção do vídeo.
Abstract
With the first experiences of consumption of drugs happening between characters more and younger, the teenagers tend to be more expose themselves to problems derived from this practice, basically, for still passing for a physical, psychological and emotional maturation and for social parts definition. One measure that had been giving protection against the use of drugs during adolescence it’s the maintenance of a support net that biased toward an environment on focus of human formation, that values the feelings, prejudices, doubts and opinions expressions by means of dialogue. This directed us to a work that aimed stimulate among school teenagers of Sobral and Ceará, the critical reflection and the health experience attitudes head-on drugs, with the implementation of culture circles. This is an educational dialogue method, developed by Paulo Freire, based on investigation, theories and problems, with themes that arise from reality of student’s life. It deals with an intervention-research, directed to 121 students of the ninth grade of elementary education of Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota in Sobral. The study was accomplished in the period of August, 2013 to March 2014. With the characters the create words was raised, that gave the base for the plan of four meetings for culture circles, to deal with: freedom and limits; violence and care; full attention to the body; urban development and citizenship. The consumption of drugs and their consequences went through all the themes, been object of critical reflection by the characters. The work result with an education video creation made by the students. The culture circle showed all the potential as teach and learning democratic and involvement method, in which was possible watch the adoption of a critical thinking about the drug and their consequences by the students, as much in the meeting as in the video creation.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE