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PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS (PMAQ-AB): ANÁLISE DA ESTRUTURA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MARANHÃO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS (PMAQ-AB): ANÁLISE DA ESTRUTURA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MARANHÃO
Autor(a)
VÂNIA CRISTINA REIS CAVALCANTE
Orientador(a)
Profa. Dra. Erika Barbara Abreu Fonseca Thomaz
Palavras-chave
Atenção primária à saúde, Avaliação em saúde, Sistema Único de Saúde, Estrutura dos Serviços.
Resumo
A avaliação da estrutura dos serviços de saúde constitui instrumento importante na prática gerencial. Objetivo: analisar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Maranhão (MA), de acordo com a adesão ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica do SUS(PMAQ-AB). Métodos: desenvolveu-se estudo ecológico transversal. Os dados foram coletados no ano de 2012. Avaliaram-se todas as UBS dos 217 municípios do MA, subdivididas em dois grupos: as que aderiram ao PMAQ-AB (G1) e as que não aderiram (G2). Diferenças entre os grupos foram testadas pelo qui-quadrado (alpha=5%). Foram avaliados quatro componentes da estrutura: organizacional, recursos, infraestrutura/ambiência e elementos estratégicos, subdivididos em categorias, subcategorias e indicadores. Resultados: avaliaram-se 1.879 UBS. Organizacional: a maioria das equipes era da estratégia saúde da família (ESF) com equipe de saúde bucal (ESB), referiram funcionar em cinco dias da semana, dois turnos, mas poucas atendiam em horários alternativos. Referiram disponibilidade de veículos automotivos. A média de ESF com ESB (p<0,001) e de equipes parametrizadas (p<0,001) foi maior no G1 que no G2. Recursos: houve déficit de profissionais nas equipes básica e ampliada, em ambos os grupos. Verificou-se ainda déficit de equipamentos gerais e odontológicos, insumos odontológicos, impressos e materiais para testes rápidos. Todo o calendário vacinal de rotina estava sempre disponível em apenas 92 (4,9%) UBS. Porém, havia boa disponibilidade de materiais de consumo em geral e medicamentos na maioria das UBS. A disponibilidade de recursos foi significativamente melhor no G1 (p<0,001). Infraestrutura/ambiência: verificou-se inadequação da planta física, ambiência, sinalização e acessibilidade na maioria das UBS. A planta física e condições de ambiência foram melhores no G1, já as condições elétricas e hidráulicas, no G2 (p<0,001). Elementos estratégicos: telessaúde, práticas integrativas complementares e fitoterápicos praticamente não eram ofertados no MA. Conclusão: a estrutura das UBS no MA está inadequada, exceto no componente organizacional. As UBS que aderiram ao PMAQ-AB têm melhor estrutura que as demais. Isso demonstra a possibilidade de interferência nos processos de trabalho e na qualidade da atenção básica.
Abstract
A review of the structure of health services is an important tool in the management practice. Objective: To analyze the structure of the Basic Health Units (BHU) of Maranhão (MA), according to adherence (PMAQ-AB) Program for Improving Access and Quality of Primary Care in the NHS. Methods: We developed a cross-sectional ecological study. Data were collected in 2012. We evaluated all of the 217 municipalities of UBS MA, subdivided into two groups: those who joined the PMAQ - AB (G1) and those who did not adhere (G2). Differences between groups were tested by chi- square test (alpha = 5 %). Organizational resources, infrastructure / ambience and strategic elements, subdivided into categories, subcategories and indicators: four components of the structure were evaluated. Results: 1,879 UBS were evaluated. Organizational: most teams was the Family Health Strategy (FHS) with oral health team (ESB), reported working five days a week, two shifts, but few listened to alternative schedules. Reported availability of automotive vehicles. The average FHS with ESB (p < 0.001) and parameterized teams (p< 0.001) was higher in G1 than in G2. Resources: There was a shortfall in basic professional teams and expanded in both groups. There was still a deficit of general and dental equipment, dental supplies, printed materials and for rapid testing. All the routine immunization schedule was always available in only 92 (4.9%) UBS. But there was good availability of consumer medicines in general and in most UBS materials. The availability of resources was significantly better in G1 (p < 0.001). Infrastructure / ambience: there was inadequate physical plant, ambiance, and accessibility signage in most UBS. The physical plant conditions and ambience were better in G1, since the electrical and hydraulic conditions in G2 (p < 0.001). Strategic elements: telehealth, complementary and integrative praticas herbal practically were not offered in MA. Conclusion: the structure of UBS in MA is inadequate, except in the organizational component. The UBS joined the PMAQ-AB have better structure than the others. This demonstrates the possibility of interference in the work processes and the quality of primary care.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UFMA
UF
MA