-
ANÁLISE DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA MODALIDADE EAD
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ANÁLISE DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA MODALIDADE EAD
Autor(a)
Ivonice Siqueira de Sá
Orientador(a)
Judith Rafaelle Oliveira Pinho
Palavras-chave
Saúde Mental. Educação a distância. Especialização.
Resumo
Esta pesquisa analisa um curso de especialização em saúde mental na modalidade educação a distância, este foi ofertado pela UNA-SUS/UFMA em 2011. O estudo teve como objetivos conhecer o perfil do aluno egresso no curso, identificar os principais temas de saúde mental abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso e comparar a distribuição dos alunos egressos nas cidades onde o curso foi realizado. Esta pesquisa faz parte do projeto Cooperação Técnica para a Produção de Objetos de Aprendizagem e Inovação em EaD para os Profissionais do SUS: estudo exploratório sobre ensino e aprendizagem em cursos ofertados aos profissionais de saúde na modalidade EaD. Foi realizado pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa. A coleta de dados aconteceu de agosto de 2018 a maio de 2019, em três etapas: os dados dos TCC e os descritores dos resumos foram obtidos na Central de Monitoramento da UNA-SUS/UFMA, os dados de trabalho, formação, idade, sexo, estado civil, experiência de formação e de trabalho em saúde mental foram coletados na ficha de matricula, os dados de vinculo foram coletados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A análise quantitativa foi realizada calculando frequência, média e desvio padrão através do software Stata® 14, a análise qualitativa da frequência e ordem das palavras foi realizada com software Open EVOC (Ensemble de Programmes Pemettant l´analyse des Evoctions). A maioria dos egressos eram mulheres, enfermeiras, não tinham capacitação em saúde mental até a data de inscrição, foi verificado alta rotatividade entre locais de trabalho entre os egressos quando comparado os anos de 2011 e 2019, grande número de profissionais estão fora do mercado de trabalho, os principais descritores dos TCC que compõem o núcleo central da análise das quatro casas foram: transtorno mental, saúde mental e depressão, os descritores da segunda periferia que complementam o núcleo central foram Rede de Atenção em Saúde Mental e Atenção Primária a Saúde. Os contextos apresentados nos TCC confirmam a frequência de transtornos mentais, a necessidade do trabalho em rede e a importância da APS, a alta rotatividade evidenciada, bem como muitos egressos fora do mercado de trabalho traz a reflexão acerca da necessidade de novas formações em saúde mental para os profissionais do SUS, pois não existe evidencia de que os profissionais que assumiram os municípios estão capacitados para essa assistência.
Abstract
This research examines a course of a specialization course in mental health in the distance learning modality, which was offered by UNA-SUS/UFMA in 2011. The study aimed to know the profile of the student who finished its course, identify the main mental health topics addressed in the Term Papers and compare the distribution of newly trained professionals in the cities where the course was accomplished. This research is part of the project Technical Cooperation for the Production of Learning and Innovation Objects in DL for SUS Professionals: an exploratory study on teaching and learning in courses offered to health professionals in the DL modality. We performed a descriptive, quantitative and qualitative research. Data collection took place from August 2018 to May 2019, in three stages: TP data and abstract descriptors were obtained from the UNA-SUS/UFMA Monitoring Center, while data on work, education, age, gender, marital status, training and work experience in mental health were collected in the enrollment forms and the binding data were collected in the National Register of Health Facilities. The quantitative analysis was performed calculating frequency, mean and standard deviation using the Stata® 14 software, while the qualitative analysis frequency and word order with Open EVOC software (Ensemble de Programmes Permettant l' Analyse des Evocations). Most newly trained were women, nurses and had no mental health training until the date of enrollment. There was a high turnover of workplaces among the newly trained when comparing the years 2011 and 2019, where a large number of professionals are outsi de the job market. The main TP descriptors that compose the central core of the analysis of the four houses were: mental disorder, mental health and depression. The descriptors of the second periphery that complement the central core were: Mental Health Care Network and Primary Health Care. The contexts presented in the TP confirms the frequency of mental disorders, the need for networking and the importance of APS, the high turnover evidenced, as well as many graduates outside the labor market brings reflection on the need for new mental health training for SUS professionals, because there is no evidence that the professionals who took over the municipalities are qualified for this assistance.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFMA
UF
MA