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QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL
Autor(a)
Marília Guedes da Silveira Arrais
Orientador(a)
Profa. Dra. Tatyana Maria Silva de Souza Rosendo
Palavras-chave
Saúde Bucal; Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde; Atenção Primária à Saúde.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade da assistência à saúde bucal na Atenção Primária em Saúde no Brasil e identificar fatores contextuais socioeconômicos associados. Trata-se de um estudo seccional que teve como unidade de análise todas as equipes de saúde bucal que participaram da avaliação externa do segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – Atenção Básica. A qualidade foi medida nas dimensões: acesso, resolutividade, processo de trabalho, coordenação do cuidado e infraestrutura. Os critérios de qualidade da avaliação externa foram agrupados nas dimensões citadas e ponderados pela técnica de Teoria de Resposta ao Item, bem como foi realizada a técnica de linkage do bancos dos módulos V e VI. O indicador de qualidade da Saúde Bucal foi resultado do cluster das variáveis latentes. Foram realizadas análises descritivas por regiões e de associação entre “Qualidade da Assistência em Saúde Bucal” e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, a partir da regressão Poisson multinível, com significância de 5%. O estudo demonstrou que apenas 25% das equipes de saúde bucal são consideradas boas e a magnitude das diferenças regionais se manifesta, com supremacia no sudeste. A dimensão infraestrutura foi melhor avaliada e a coordenação do cuidado, pior. Não há diferença estatisticamente significativa na análise entre os municípios com alto e baixo IDH. Analisar a qualidade é primordial para que se realize a melhora contínua da qualidade dos cuidados em saúde.
Abstract
The aim of this study was to assess the quality of oral care provided in Brazilian primary care and identify associated contextual socioeconomic factors. This is a cross-sectional study whose unit of analysis was all the oral care teams that participated in an external assessment for the second cycle of the Access and Quality Improvement Program – Primary Care. Quality was measured in the following dimensions: access, resolution, work process, care coordination and infrastructure. The quality criteria of the external assessment were grouped into these dimensions and weighted using Item Response Theory, and the Linkage Technique of the databases of modules V and VI was applied. The indicator of oral care quality was the result of clustering latent variables. Descriptive analyses were performed by region and the association between “Oral Care Quality” and the Municipal Human Development Index (HDI), using multilevel Poisson regression, with 5% significance. The study demonstrated that only 25% of the oral care teams were considered good, with significant regional differences, the southeast performing best. The infrastructure dimension results ranked highest and care coordination lowest. There was no statistically significant difference between municipalities with high and low HDIs. Quality assessment is vital to ensure the continuous improvement of quality healthcare.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN