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A TUTORIA COMO DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL – CE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
A TUTORIA COMO DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL – CE
Autor(a)
NORANEY ALVES LIMA
Orientador(a)
Profa. Dra. Maria Socorro de Araújo Dias
Palavras-chave
Tutoria; Educação Permanente em Saúde; Sistema Saúde Escola; Apoio Paidéia; Dispositivo.
Resumo
No Município de Sobral-CE a construção da proposta de Educação Permanente em Saúde (EPS) foi desencadeada em 1997, com o processo de reorientação do modelo de atenção, de reorganização dos processos de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para tanto, foram criadas a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, a figura do Preceptor de Território e a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Neste contexto de construção do Sistema Saúde Escola (SSE), enquanto sistema aprendente, temos como objeto deste estudo a trajetória da tutoria do SSE na EPS no Município de Sobral-CE, com a pergunta de partida: Quais as potencialidades e limites em cada momento da trajetória histórica de atuação da tutoria como dispositivo de educação permanente no SSE? Este questionamento orienta os objetivos de analisar as potencialidades e situações-limite da trajetória de atuação da Tutoria como dispositivo de EPS no SSE; identificar suas concepções e atribuições na sua trajetória de atuação; compreendendo os fatores que a facilitam ou dificultam e conhecendo os processos e resultados que evidenciam suas contribuições na EPS. Esta pesquisa exploratóriodescritiva do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, subsidiou-se em documentos pedagógicos e normativos e em entrevista. Entre os resultados temos: a reafirmação do caráter histórico, heterogêneo, polissêmico e descontínuo da preceptoria/tutoria, assim como da sua implicação com a EPS no SSE. Identificamos nestes sujeitos, seus modos de ver e falar da preceptoria; suas diversas modalidades de apoio Paidéia; suas potencialidades e fragilidades imanentes diante das oportunidades e ameaças transcendentes em cada contexto. Este estudo possibilita o reconhecimento da preceptoria/tutoria como dispositivo potente da EPS, revelando as contribuições dos seus sujeitos na sua trajetória de atuação na problematização, ressignificação e transformação de sentidos, saberes, poderes e práticas nos territórios da ESF.
Abstract
In the municipality of Sobral -CE proposal for the construction of Continuing Education in Health (EPS) was started in 1997 with the reorientation process of care model , reorganization of work processes in Family’s Health Strategy - ESF. Therefore, the Multidisciplinary Residency were created in Family Health , the figure of the Territory and Preceptor Training School and The Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia . In this context, for construction of Health School System (SSE) as a learning system , we have as object this study the trajectory of the SES tutoring in EPS in the city of Sobral-CE, starting with the question : What are the potentials and limits at all times of the historical trajectory of performance of mentoring as continuing education device in SSE ? This question guides the purposes of analyzing the potential situations and limit the trajectory of action of tutoring as EPS device SSE ; identify their conceptions and attributions in its path of action ; understanding the factors that facilitate or hinder and knowing the processes and outcomes that demonstrate its contributions to the EPS . This exploratory-descriptive study of a case study with a qualitative approach, subsidized in pedagogical and normative documents and interview. Among the results are: the reassertion of historical, heterogeneous, discontinuous and polysemic of preceptorship / mentorship character, as well as their involvement with the EPS in SSE . We identified these individuals , their ways of seeing and speaking of preceptorship; their various forms of Paidéia support; their strengths and weaknesses before the immanent transcendent opportunities and threats in each context. This study enables the recognition of preceptorship / mentoring as a powerful device of EPS, revealing the contributions of his subjects in his career acting in questioning, reframing and transformation of meanings, knowledge, power and practice in the territories of ESF.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE