-
LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PAU DOS FERROS/RN
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PAU DOS FERROS/RN
Autor(a)
ANDREZZA KARINE ARAÚJO DE MEDEIROS PEREIRA
Orientador(a)
Maísa Paulino Rodrigues
Palavras-chave
Educação em Saúde. Saúde da Família. Prática Profissional
Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como um espaço privilegiado para a efetivação de práticas de educação em aúde orientadas pelo diálogo entre o saber científico e o saber popular, uma vez que é nesse espaço de saúde que profissionais e indivíduos/família se interrelacionam, criam vínculos, dialogam e constroem soluções para o enfrentamento dos problemas de saúde da população. O objetivo geral deste estudo foi analisar os limites e as possibilidades de efetivação da educação em saúde voltada para a coletividade na ESF de Pau dos Ferros/RN. Nesse sentido, buscou-se conhecer as concepções de educação em saúde dos profissionais de nível universitário da ESF; observar onde as práticas de educação eram desenvolvidas; conhecer os conteúdos e metodologias utilizadas para a efetivação das práticas de educação em saúde e caracterizar os espaços onde tais práticas eram desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório realizada junto a nove equipes localizadas na zona urbana do município. Foram investigados 28 profissionais que atuam nessas equipes, dentre os quais elencamos: quatro médicos, oito enfermeiros e dezesseis cirurgiões dentistas. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação baseada em princípios etnográficos. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo obedeceu aos aspectos éticos contidos na Resolução 196/96 que regulamenta as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde dos profissionais da ESF são orientadas por uma “educação bancária”, pautadas pela transmissão e reprodução de conhecimentos. As temáticas são desenvolvidas de forma verticalizada, dissonantes da realidade de vida e saúde dos usuários. As práticas educativas são ofertadas majoritariamente por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio na USF. Em sua maioria não são planejadas em equipe, e estão direcionadas à prevenção de doenças, distanciando-se da promoção da saúde. As principais dificuldades apontadas para a efetivação da educação em saúde dizem respeito à dificuldade de trabalhar em equipe, à falta de apoio da gestão, à estrutura física inadequada e a pouca adesão dos profissionais as práticas educativas. Portanto, a educação em saúde praticada na ESF não consegue instrumentalizar os sujeitos para que estes tenham autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história. A prática educativa centrada na transmissão de conhecimentos ainda é uma realidade presente na ESF, constituindo-se em um desafio a ser superado.
Abstract
The Family Health Strategy (ESF) is an especial area to the effectiveness of the educational practices in education and health. Its main point is to enable a dialog between the scientific and the popular knowledge, since it is the place where healthcare professionals and people/families relate to each other, create bounds, dialogue, and build solutions to face the problems of the health care of the people. The general objective of this study was to analyze the limits and the possibilities of the effectiveness of the education in health care delivered to the society in the ESF of Pau dos Ferros, RN. To accomplish this objective it was attempted to know the different conceptions of education in health of the professionals of the ESF who had major degree in their fields; it was also observed where the practices of education were developed; plus it was also visualized the used contents and methodology to the effectiveness of the practices of education in health; finally it was studied the characteristics of the places where the practices were developed. It is a qualitative descriptive-exploratory research made with nine groups placed in the urban area of the city. eighteen professional of these groups participated of the research: four physicians, eight nurses and six orthodontists. For the data collection, it was made a semistructured interview and also an observation based on the ethnographical principles. The data were analyzed using Bardin's (2010) analysis of content. This study followed all the ethical aspects listed on the Resolution 196/96. The one that rules the Researches with Human Beings. The results point that the conceptions and practices of the professionals of the ESF regarding education in health are ruled by a \"banking education\", focused on the transference and reproduction of knowledge. The subjects are developed vertically, not according to the reality of life and health of the users. Nurses and major students, during their internship, offer the educational practices during in the USF, in most of the cases. Most of the time they are not planned by the whole group, and are focused on prevention of diseases, turning away from the promotion of health. The main difficulties pointed to the effectiveness of the education in health are the non-participation of all the professionals who are part of the group, the lack of support of the administration, the inadequate infrastructure and the existence of individualized practices. Therefore, the education in health practiced in the ESF cannot make the subjects to be independent and rulers of their own lives and history. The educational practice focused on transference of knowledge is still real in USF, and it is a challenge to be overcome.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN