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VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA ADOLESCENTES
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA ADOLESCENTES
Autor(a)
Vanessa Silva Farias
Orientador(a)
Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Palavras-chave
violência; adolescentes; tecnologia educativa.
Resumo
A violência sofrida na adolescência acarreta sérias repercussões no processo de crescimento e desenvolvimento do grupo, diminui a expectativa de vida, representa custos para as famílias e para os sistemas de saúde, e prejudica os projetos de vida, o que pode produzir o desenvolvimento de atitudes antissociais e a reprodução do ciclo da violência nas gerações futuras. O presente estudo propôs a construção e validação de um aplicativo para dispositivo móvel sobre o enfrentando as violências contra adolescentes, a partir de um estudo metodológico, com o uso do método de Design Instrucional Contextualizado, validação do conteúdo por especialistas da área da saúde do adolescente e/ou violência, especialistas da área tecnológica e teste piloto com adolescentes em ambiente escolar no município de Barroquinha, Ceará. Os especialistas da área da saúde, com representatividade de seis indivíduos, apresentaram idades de 31 a 55 anos, com média 42,3 ± 9,7 anos, sendo todos do sexo feminino e com graduação em enfermagem e tempo de formação variando de 7 a 27 anos, com média 18 ± 8,5 anos. A totalidade dos profissionais na área da tecnologia, amostra constituída por sete participantes, foi do sexo masculino, com graduação distribuída em engenharia da computação e desenvolvimento de sistemas, idade variando de 29 a 43 anos, média 38,7 anos e tempo de formação variando de 6 a 21 anos, média 15,5 anos. A amostra dos adolescentes foi constituída por 108 jovens estudantes do ensino médio, sendo a maioria do sexo feminino, idade variando de 15 a 22 anos, média 16,6 ± 1,11 anos. Foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo com parâmetro de concordância de 80%. A validação global dos especialistas foi de 95%, com validação de 98% pelos especialistas da área da saúde e 92% pelos especialistas da área da tecnologia, configurando a validação da tecnologia com abordagem educativa, havendo necessidade de atualização periódica, a fim de realizar melhorias no aplicativo e acompanhar o comportamento das violências que acometem o público-alvo. Obtevese aceitação de 94% da população amostra do teste piloto, revelando que o aplicativo condiz com os adolescentes, já que ele intenta despertar nos jovens de forma educativa e interativa, o interesse pelo assunto e mostrar as situações de violências existentes, de como proceder diante dessas situações, além de gerar um banco de dados sobre as violências vivenciadas por eles, que futuramente poderão ser utilizadas para subsidiar as políticas públicas de enfrentamento as violências 8 contra os adolescentes. Alguns aspectos limitantes do estudo foram identificados, como: disponibilidade do aplicativo apenas na plataforma Android, tempo mínimo para construção da tecnologia, poucos estudos de construção de tecnologias digitais com abordagem educativa, voltadas aos adolescentes e dependência de outros atores para o desenvolvimento do processo. Assim, fazem-se necessários estudos que envolvam o desenvolvimento de tecnologias digitais na área saúde, visto que essa é uma área que merece atenção por ser um instrumento de fácil acesso a população e que a linguagem desenvolvida seja direcionada ao público-alvo, especialmente quando se envolve os adolescentes.
Abstract
The violence suffered during adolescence has serious repercussions on the group's growth and development process, decreases life expectancy, represents costs for families and health systems, and harms life projects, which can produce the development of attitudes antisocial and reproducing the cycle of violence in future generations. The present study proposed the construction and validation of an application for mobile device on facing violence against adolescents, based on a methodological study, using the Contextualized Instructional Design method, content validation by specialists in the field of adolescent health. and / or violence, experts in the technological field and pilot testing with adolescents in a school environment in the municipality of Barroquinha, Ceará. The health specialists, with representativeness of six individuals, were aged 31 to 55 years, with an average of 42.3 ± 9.7 years, all of whom were female and graduated in nursing and their training time ranged from 7 to 27 years, with an average of 18 ± 8.5 years. All professionals in the area of technology, a sample consisting of seven participants, were male, with degrees distributed in computer engineering and systems development, age ranging from 29 to 43 years, average 38.7 years and training time varying 6 to 21 years, average 15.5 years. The sample of adolescents consisted of 108 young high school students, most of whom were female, age ranging from 15 to 22 years, mean 16.6 ± 1.11 years. The Content Validation Index was used with an agreement parameter of 80%. The global validation of specialists was 95%, with 98% validation by health specialists and 92% by technology specialists, configuring technology validation with an educational approach, with the need for periodic updating in order to carry out improvements in the application and monitor the behavior of the violence that affects the target audience. Acceptance of 94% of the sample population of the pilot test was obtained, revealing that the application is consistent with adolescents, as it attempts to awaken interest in the subject in young people in an educational and interactive way and to show the situations of existing violence, how proceed in the face of these situations, in addition to generating a database on the violence experienced by them, which in the future may be used to subsidize public policies to confront violence against adolescents. Some limiting aspects of the study were identified, such as: availability of the application only on the Android platform, minimum time to build the technology, few studies on the construction of digital technologies with an 10 educational approach, aimed at adolescents and dependence on other actors for the development of the process. Thus, studies involving the development of digital technologies in the health area are necessary, since this is an area that deserves attention because it is an easily accessible instrument for the population and the developed language is directed to the target audience, especially when teenagers are involved.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2020
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE