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TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE UM INQUÉRITO CAP DE SAÚDE BUCAL PARA GESTANTES
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Luanna Alves SIlva Lacerda
O pré-natal odontológico precisa ser incluído na dinâmica da assistência às gestantes nos serviços de saúde, pois ele pode evitar a disseminação sistêmica de patógenos e facilitar também a promoção de saúde oral no lactente em formação, devido à conscientização e cuidado da gestante. O cirurgião-dentista tem que ser capaz de implementar programas específicos de educação em saúde para gestantes para promover mudanças de hábitos diários na melhoria e bem-estar, assim como intervenções com base em dados epidemiológicos de saúde bucal. No Brasil, existe uma escassez de um instrumento de conhecimento, atitudes e práticas (CAP) formal e objetivo que possa ser utilizado com gestantes sobre saúde bucal na gravidez. Assim, esse estudo objetivou a validação de um inquérito CAP denominado Conocimientos, Actitudes y Prácticas en Salud Bucal Materna (CAPSOM) para gestantes brasileiras. Pesquisa realizada em três etapas, sendo elas: 1- tradução e adaptação do instrumento, 2- validação de conteúdo e 3- validação de constructo, baseada em análises psicométricas fundamentadas nas teorias clássicas e contemporâneas. O instrumento traduzido e adaptado passou por uma validação de conteúdo em uma única rodada com excelentes índices (IVC > 0,80). O mesmo também passou por uma validação de constructo com índices de ajustes gerais com resultados excelentes (CFI=0,99; TLI=0.99; RMSEA = 0.008[0.003-0.001). A maioria dos itens apresentou carga fatorial adequada >0.30 e a confiabilidade composta também apresentou valor adequado >0,65, demonstrando medidas confiáveis para a versão adaptada do CAPSOM. Concluiu-se que o inquérito Conocimientos, Actitudes y Prácticas en Salud Bucal Materna (CAPSOM-BR) pode ser utilizado para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de saúde bucal para gestantes no Brasil para que assim possa ser útil na formulação de estratégias de educação em saúde durante a gravidez e nos processos de trabalho da APS na integralidade do cuidado com as gestantes.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE UM INQUÉRITO CAP DE SAÚDE BUCAL PARA GESTANTES
Autor(a)
Luanna Alves Silva Lacerda
Orientador(a)
Dayanne Rakelly de Oliveira
Palavras-chave
saúde bucal; pré-natal odontológico; inquérito de saúde bucal.
Resumo
O pré-natal odontológico precisa ser incluído na dinâmica da assistência às
gestantes nos serviços de saúde, pois ele pode evitar a disseminação sistêmica
de patógenos e facilitar também a promoção de saúde oral no lactente em
formação, devido à conscientização e cuidado da gestante. O cirurgião-dentista
tem que ser capaz de implementar programas específicos de educação em
saúde para gestantes para promover mudanças de hábitos diários na melhoria
e bem-estar, assim como intervenções com base em dados epidemiológicos de
saúde bucal. No Brasil, existe uma escassez de um instrumento de
conhecimento, atitudes e práticas (CAP) formal e objetivo que possa ser utilizado
com gestantes sobre saúde bucal na gravidez. Assim, esse estudo objetivou a
validação de um inquérito CAP denominado Conocimientos, Actitudes y
Prácticas en Salud Bucal Materna (CAPSOM) para gestantes brasileiras.
Pesquisa realizada em três etapas, sendo elas: 1- tradução e adaptação do
instrumento, 2- validação de conteúdo e 3- validação de constructo, baseada em
análises psicométricas fundamentadas nas teorias clássicas e contemporâneas.
O instrumento traduzido e adaptado passou por uma validação de conteúdo em
uma única rodada com excelentes índices (IVC > 0,80). O mesmo também
passou por uma validação de constructo com índices de ajustes gerais com
resultados excelentes (CFI=0,99; TLI=0.99; RMSEA = 0.008[0.003-0.001). A
maioria dos itens apresentou carga fatorial adequada >0.30 e a confiabilidade
composta também apresentou valor adequado >0,65, demonstrando medidas
confiáveis para a versão adaptada do CAPSOM. Concluiu-se que o inquérito
Conocimientos, Actitudes y Prácticas en Salud Bucal Materna (CAPSOM-BR)
pode ser utilizado para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de saúde bucal
para gestantes no Brasil para que assim possa ser útil na formulação de
estratégias de educação em saúde durante a gravidez e nos processos de
trabalho da APS na integralidade do cuidado com as gestantes.
Abstract
The dental prenatal care needs to be included in the dynamics of assistance to
pregnant women in health services, because it can prevent the systemic
dissemination of pathogens and also facilitate the promotion of oral health in the
infant in formation, due to the mother's awareness and care. The dental surgeon
must be able to implement specific health education programs for pregnant
women to promote changes in daily habits for improvement and well-being, as
well as interventions based on oral health epidemiological data. In Brazil, there is
a shortage of a formal and objective instrument of knowledge, attitudes and
practices (KAP) that can be used with pregnant women about oral health during
pregnancy. Thus, this study aimed to validate of a CAP survey called
Conocimientos, Actitudes y Prácticas en Salud Bucal Materna (KAPSOM) for
Brazilian pregnant women. The research was carried out in three stages: 1-
translation and adaptation of the instrument, 2- content validation and 3- construct
validation, based on psychometric analyses founded on classical and
contemporary theories. The translated and adapted instrument underwent
content validation in a single round with excellent rates (CVI > 0.80).It also
underwent construct validation with general fit indices with excellent results
(CFI=0.99; TLI=0.99; RMSEA = 0.008[0.003-0.001).The most of items shows an
adequate factor loading >0.30 and the composite reliability also shows an
adequate value >0.65, demonstrating reliable measures for the adapted version
of the KAPSOM.It was concluded that the survey Conocimientos, Actitudes y
Prácticas en Salud Bucal Materna (KAPSOM-BR) can be used to assess
knowledge, attitudes and oral health practices for pregnant women in Brazil so
that it can be useful in the formulation of education strategies in health during
pregnancy and in PHC work processes in the integrality of care for pregnant
women.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE