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Saúde e escola: a construção de um projeto de intervenção
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Documento
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2016_UFC_Joverlândia dos Santos Mota
A escola é um espaço importante para o desenvolvimento de opção de promoção da saúde, é o que afirmam os estudos quando discutem a relação entre a saúde e a escola. Através da leitura em produção científicas que tratam do assunto, observou-se que as ações de educação em saúde desenvolvidas na escola não estavam de acordo com as reais necessidades do território, porque eram pontuais, sem planejamento sistematizado das atividades e os alunos alvos das ações de educação em saúde, eram agentes passivos e receptores de informações. Diante desse diagnostico, o objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um projeto de intervenção, com foco no componente II, do Programa Saúde da Família, em uma escola do município de Caucaia - CE. Estudo de intervenção, com abordagem qualitativa, cujo referencial técnico para a metodologia foi Community based participatory research - CBPR (Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade). Foram realizados encontros para a identificação de parceiros e de formalização da parceria. Os participantes do grupo identificaram as pontecialidades e as limitações do território, estabeleceram o tema gravidez na adolescência como prioritário para intervenção, realizaram uma reflexão crítica sobre o tema e determinaram a estratégia para o desenvolvimento da intervenção. Foiu realizada uma roda de conversa para análise da continuidade e da sustentabilidade dessa intervenção. Os dados produzidos foram organizados, categorizados em temas principais e confrontados com a literatura que trata do assunto. Para os alunos participantes a categoria aprendizado predominou nas falas de sua avaliação da intervenção. Também observou-se a presença do empoderamento como elemento do grupo. A interação estabelecida entre a saúde e a escola nesse estudo contribuiu para a troca de ideias e o fortalecimento do vínculo.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
Saúde e escola: a construção de um projeto de intervenção
Autor(a)
Joverlândia dos Santos Mota
Orientador(a)
Neiva francenely Cunha Vieira
Palavras-chave
Adolescente. Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde.
Resumo
A escola é um espaço importante para o desenvolvimento de opção de promoção da saúde, é o que afirmam os estudos quando discutem a relação entre a saúde e a escola. Através da leitura em produção científicas que tratam do assunto, observou-se que as ações de educação em saúde desenvolvidas na escola não estavam de acordo com as reais necessidades do território, porque eram pontuais, sem planejamento sistematizado das atividades e os alunos alvos das ações de educação em saúde, eram agentes passivos e receptores de informações. Diante desse diagnostico, o objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um projeto de intervenção, com foco no componente II, do Programa Saúde da Família, em uma escola do município de Caucaia - CE. Estudo de intervenção, com abordagem qualitativa, cujo referencial técnico para a metodologia foi Community based participatory research - CBPR (Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade). Foram realizados encontros para a identificação de parceiros e de formalização da parceria. Os participantes do grupo identificaram as pontecialidades e as limitações do território, estabeleceram o tema gravidez na adolescência como prioritário para intervenção, realizaram uma reflexão crítica sobre o tema e determinaram a estratégia para o desenvolvimento da intervenção. Foiu realizada uma roda de conversa para análise da continuidade e da sustentabilidade dessa intervenção. Os dados produzidos foram organizados, categorizados em temas principais e confrontados com a literatura que trata do assunto. Para os alunos participantes a categoria aprendizado predominou nas falas de sua avaliação da intervenção. Também observou-se a presença do empoderamento como elemento do grupo. A interação estabelecida entre a saúde e a escola nesse estudo contribuiu para a troca de ideias e o fortalecimento do vínculo.
Abstract
The school is an important space for the development of health promotion actions, it is what the studies say when discussing the relationship between health and school. By reading in scientific productions dealing with the matter, it was observed that health education activities developed at school were not according to the actual needs of the territory, because they were punctual, without systematic planning of activities and students, targets of health education actions were passive agents and information receivers. Given this diagnosis, the objective of this study was to develop and implement an intervention project, focusing on the component II of the School Health Program, at a school in the city of Caucaia- CE. Intervention study with a qualitative approach, whose theoretical framework for the methodology was Community - based participatory research - CBPR. Meetings were held to identify partners and formalize the partnership. Group members identified the potential and limitations of the territory, established the theme teenage pregnancy as a priority for intervention, made a critical reflection on the subject and determined the strategy for the development of intervention. After the completion of the CBPR stage, a conversation circle for analysis of continuity and sustainability of this intervention was performed. The data produced were organized, categorized into main themes and faced with the literature on the subject. For students participating students participating category learning prevailed in the speeches of its assessment of the intervention. Also, we observed the presence of empowerment as group member. The interaction established between health and school in this study contributes to the exchange of ideas and the strengthening of the bond.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UFC
UF
CE