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COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PROPOSTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PROPOSTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
ANAILZA DE SOUZA DUARTE
Orientador(a)
Maria de Fátima Antero Sousa Machado
Palavras-chave
Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Adolescente; Saúde da Família.
Resumo
INTRODUÇÃO: A promoção da saúde (PS) com ênfase na educação em saúde é uma prática de grande relevância para implementar a atenção integral à saúde do adolescente. Para um cuidar direcionado à PS de adolescentes é necessário que os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolvam competências como as definidas no documento Competências Principais em Promoção da Saúde (CompHP). OBJETIVO: Elaborar uma proposta de formação para os profissionais da ESF voltada para práticas educativas com adolescentes, orientada pelos domínios de competências do CompHP. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo intervencionista com abordagem qualitativa, realizado no município de Petrolina-Pernambuco-Brasil no período de dezembro de 2015 a julho de 2016. Utilizou-se como referencial teórico o documento do CompHP que define os domínios de Competências de Promoção da Saúde. Participaram do estudo dezenove profissionais de saúde da ESF. O estudo ocorreu em três momentos. O primeiro foi o da escuta qualificada, seguido da devolutiva dessa escuta aos participantes e o terceiro momento se deu por meio do delineamento de uma proposta de formação. A organização das informações obtidas se deu com base na proposta de Minayo e a análise a partir do referencial teórico e da literatura revisada para o estudo. RESULTADOS: Com a escuta qualificada foram desvelados os domínios de competências do CompHP presentes nas ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais da ESF. Foram identificadas as necessidades de aprendizagem para a realização de processos educativos com os adolescentes. Identificou-se que apenas os domínios Implementação, Diagnóstico e Parceria estão presentes nas ações de educação em saúde realizadas pelos participantes, sendo que o domínio Implementação foi o mais fortemente expresso através da necessidade de apropriação da estratégia grupo. Ficou evidenciado, ainda, que os profissionais carecem de uma formação para a implementação de grupos com adolescentes. A devolutiva oportunizou o compartilhamento das evidências do estudo com os participantes e a confirmação do domínio Implementação como o mais evidente, conduzindo a coerência e a adequação do delineamento da proposta de formação com as necessidades de aprendizagem dos participantes. Por fim, se deu a elaboração de uma proposta de formação voltada para a implementação de grupo com adolescentes na ESF. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo possibilitou o reconhecimento dos domínios do CompHP presentes nas práticas de educação em saúde realizadas pelos profissionais da ESF para o público adolescente. Permitiu o delineamento de um processo de formação para atender as necessidades dos profissionais da ESF voltada para práticas educativas com adolescentes, orientada pelo domínio de competência Implementação com ênfase na estratégia grupo. Acredita-se que uma formação neste âmbito contribui para a realização de ações de educação em saúde mais eficazes e transformadoras com reflexos positivos a curto, médio e longo prazo na dinâmica de saúde da comunidade. Ademais, espera-se que o processo vivenciado junto aos participantes contribua para uma reflexão acerca das suas práticas educativas no âmbito da saúde do adolescente e que forneça subsídios para os profissionais que desejarem realizar ações de educação em saúde em outras dimensões da ESF.
Abstract
INTRODUCTION: Health promotion (HP) with emphasis on health education is a great and relevant practice for implementation of integral attention to adolescent health. For a care directed to HP of adolescents is necessary that the professionals of Family Health Strategy (FHS) develop competencies as defined in the core competencies framework for Health promotion (CompHP). OBJECTIVE: Draw up a proposal for training of FHS professionals focused on educational practices with adolescents, guided by the competency domains of CompHP. METHODOLOGY: This is an interventional study with a qualitative approach, held in the city of Petrolina-Pernambuco-Brazil in the period from December 2015 to July 2016. It was used as theoretical framework the document of CompHP that defines the competency domains of Health Promotion. Nineteen FHS professionals participated in the study. It took place in three moments. The first was the qualified listening, followed by the feedback of that listening for the participants and the third moment was the design of a training proposal. The Organization of the information obtained was given on the basis of the proposal by Minayo and the analysis from the theoretical framework and the literature reviewed for the study. RESULTS: With the qualified listening, it was unveiled the competency domains of CompHP present in the actions of Health Education carried out by professionals of the FHS. It was found the needs of learning for the realization of educational processes with the adolescents. It was identified that only Implementation, Diagnosis and Partnership domains are present in the actions of health education carried out by the participants, being that the domain implementation was the most strongly expressed through the need for ownership strategy of the group. It became evident that the professionals still need training for the implementation of groups with adolescents. The feedback provided sharing of the evidence of the study with the participants the confirmation of the implementation domain as the most evident, driving to coherence and adequacy of the design of the training proposal with the learning needs of the participants. Finally, it was elaborated a training proposal focused on the implementation of group with teenagers in the FHS. FINAL CONSIDERATIONS: This study enabled the recognition of domains of CompHP present in the practices of health education carried out by professionals of the FHS for the adolescent group. It allowed the design of a training process to cover the needs of FHS professionals focused on educational practices with adolescents, guided by competency Implementation with an emphasis on group strategy. It is believed that this training contributes to the achievement of more effective and transformative health education actions with positive impact in the short, medium and long term community health dynamics. Furthermore, it is expected that the process experienced along the participants contribute to a reflection on educational practices in the field of adolescent health and to provide subsidies for professionals who wish to perform actions of health education in other dimensions of the FHS.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE