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REDESCOBRINDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
REDESCOBRINDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Autor(a)
Elizandra Pereira Trindade
Orientador(a)
Jacileide Guimarães
Palavras-chave
Educação em saúde. Agente Comunitário de Saúde. Saúde da Família.
Resumo
A Política Nacional da Atenção Básica, instituída pela portaria GM 2.488/2011, traz como função específica do Agente Comunitário de Saúde (ACS) “desenvolver atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos assim como de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade”. O objetivo da pesquisa foi: analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Saúde da Família Felipe Camarão I. O estudo se classifica como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa exploratória. Foi realizada por meio da entrevista semi estrututrada, desenvolvida no período de fevereiro á março de 2016. Respeitado todos os procedimentos éticos preconizados pelas legislações vigentes, parecer aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CAAE: 51325315.4.0000.5292.) Os resultados foram discutidos a partir da análise temática (MINAYO, 2010), abrangendo as seguintes categorias: O entendimento de “educação em saúde; Limites e possibilidades do desenvolvimento de práticas de educação em saúde e Ações dos Agentes Comunitários de Saúde no desenvolvimento de Atividades de educação em saúde. Os resultados sugerem a necessidade dos Agentes comunitários de Saúde de Felipe Camarão I. repensarem a forma como vêm desenvolvendo suas práticas educativas. Entretanto, esta deve ser uma prática de toda a equipe, para que isso se torne realidade, são imprescindíveis o apoio e o incentivo do gestor de saúde em processos de educação permanente voltados a estes profissionais e toda a equipe. Aos Agentes Comunitários de Saúde devemos dar a oportunidade de refletir sobre sua prática, buscando junto a sua equipe condições que favoreçam o seu empoderamento, para que ele possa se perceber enquanto um dos protagonista das práticas educativas junto a sua comunidade.Trabalhar-se-á então na perspectiva de transformação da realidade e fortalecimento do controle social.
Abstract
The National Politics on Basic Care, instituted by the Ordinance GM 2.488/2011, determines as a specific role for the Community Health Agent “to develop activities on health promotion, disease prevention, as well as health vigilance, through Nets of home and community visits and individual and collective educational actions”. The objective of this research was: to analyze the actions on health education developed by the Community Health Workers at Felipe Camarão I Family Health Facility. This study is an applied research with an exploratory qualitative approach. It was achieved through semi-structured interview, developed in the period of Febrary-March, 2016. All of the ethical procedures preconized on the current legislation were respected, the Committee on Ethics and Research of Human Beings approved this research (CAAE: 51325315.4.0000.5292). The results were analyzed in accordance with the theme analyzes (MINAYO, 2010), regarding the following categories: the understanding of “health education; limits and possibilities of the development of health education practices ad the Community Health Agents’ feelings on the development of health education actions”. The results suggest the need for the Felipe Camarão I Community Health Agents to rethink the way they have been developing their educative practices. However, this one must a practice for the entire team, for this to become reality the support and incentive are indispensable from the manager of health in permanent education processes towards those professionals and the whole team. We must give the Community Health Agents the opportunity to reflect on their practice, seeking together with their team the conditions to favor their empowering, so they can see themselves as protagonists of educative practices in their community. We will work, then, on the perspective of transforming the reality e strengthening the social control.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN