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QUALIDADE DO SERVIÇO DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
QUALIDADE DO SERVIÇO DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
Autor(a)
Kéllya Rhawyllssa Barros Luz
Orientador(a)
Drª Luisa Helena de Oliveira Lima
Palavras-chave
Puericultura. Atenção Primária à Saúde. Avaliação dos Serviços de Saúde.
Resumo
A puericultura consiste em um conjunto de regras e noções sobre a arte de cuidar fisiológica e higienicamente das crianças, visando a uma assistência individualizada. O objetivo geral do estudo foi avaliar o serviço de puericultura ofertado na Atenção Primária a Saúde. Estudo de caráter transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Participaram 261 cuidadores das crianças menores de dois anos, os dados foram coletados de fevereiro a junho/2019 nas Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Picos-PI, utilizando-se do Instrumento de Caracterização das Famílias e do Instrumento do PCATool-Brasil, versão criança. Os dados foram tabulados e organizados no Microsoft Excel 2016 e analisados utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences-SPSS, versão 22. A pesquisa seguiu todos os preceitos éticos e bioéticos obedecendo à Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, com parecer nº 3.086.566. A maioria dos entrevistados foram mães (80,1%), na faixa etária de 25 a 59 anos (67,8%), do sexo feminino (91,2%), da raça parda (65,5%), com ensino médio (50,19%), católico (66,28%), do lar (40,6%), casado ou união estável (74,3%), e classe econômica DE, com média de R$ 768,00 (38,7%). Todos os entrevistados referiram existir um serviço de saúde que geralmente leva o seu filho, 99,6% referem que existe um serviço de saúde que conhece melhor seu filho e que seja mais responsável pelo atendimento da criança. Os atributos: Acesso de Primeiro Contato-Utilização, Coordenação-Integração de Cuidados e Integralidade-Serviços disponíveis pontuaram escores satisfatórios acima de 6,6, enquanto Acesso de Primeiro Contato-Acessibilidade escores insatisfatórios, abaixo de 6,6 e os demais atributos escores insatisfatórios, porém próximos da média A longitudinalidade foi o atributo que se demonstrou com maior normalidade e na comparação de variáveis socioeconômicas com escore essencial e geral, tem-se como evidência estatística que existe diferença entre os grupos das classes econômicas (p = 0,008). As Estratégias de Saúde da Família com escores mais elevados estão localizadas nas comunidades de melhores condições socioeconômicas, melhores condições de habitação, saneamento e educação. Pode-se concluir que os cuidadores das crianças menores de dois anos entendem a Atenção primária a Saúde como porta de entrada do Serviço de Saúde, porém identificam barreiras no acesso. Os cuidadores referem que os profissionais realizam escuta, respondem de forma clara, disponibilizam tempo suficiente, deixando-os à vontade, porém se mantêm distante no que se refere a conhecer as famílias e suas dificuldades, sejam financeiras ou pessoais. Os resultados demonstram que existe a necessidade de melhorar a acessibilidade dos usuários aos serviços e aos profissionais de saúde, bem como aprimorar e aproximar a relação profissional e família.
Abstract
Childcare consists of a set of rules and notions about the art of physiologically and hygienically caring for children, aiming at individualized care. The general objective of the study was to evaluate the childcare service offered in Primary Health Care. This is a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach. Participants were 261 caregivers of children under two years of age. Data were collected from February to June / 2019 at the Basic Health Units in the city of Picos-PI, using the Family Characterization Instrument and the PCATool-Brazil Instrument. Child version. The data were tabulated and organized in Microsoft Excel 2016 and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences-SPSS, version 22. The research followed all ethical and bioethical precepts according to Resolution No. 466/2012 of the National Health Council, with Opinion No. 3,086,566. Most respondents were mothers (80.1%), aged 25 to 59 years (67.8%), female (91.2%), mixed race (65.5%), with education (50.19%), Catholic (66.28%), housewife (40.6%), married or stable union (74.3%), and economic class DE, with an average of R $ 768.00 ( 38.7%). All respondents reported that there is a health service that usually takes their child, 99.6% report that there is a health service that knows your child better and is more responsible for caring for the child. Attributes: First Contact Access-Utilization, Coordination-Care Integration, and Comprehensive-Services Available scored satisfactory scores above 6.6, while First Contact-Accessibility poor scores below 6.6 and the other attributes poor scores. but close to the average Longitudinality was the attribute that was shown to be more normal and in the comparison of socioeconomic variables with essential and general score, there is as statistical evidence that there is a difference between the groups of economic classes (p = 0.008). Family Health Strategies with higher scores are located in communities with better socioeconomic conditions, better housing, sanitation and education. It can be concluded that caregivers of children under two years of age understand Primary Health Care as a gateway to the Health Service, but identify barriers to access. Caregivers report that professionals listen, respond clearly, provide sufficient time, leaving them at ease, but remain distant with regard to knowing families and their difficulties, whether financial or personal. The results show that there is a need to improve users' accessibility to services and health professionals, as well as to improve and approximate the professional and family relationship.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFPI
UF
PI