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PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE FORTALEZA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE FORTALEZA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO
Autor(a)
JOYCE BEZERRA PORTELA DE DEUS
Orientador(a)
Profa. Dra. Annatália Meneses de Amorim Gomes
Palavras-chave
Sistemas Computadorizados de Registros Médicos. Saúde da família. Atenção à saúde. Gestão em saúde.
Resumo
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta de registro de informações em saúde criada essencialmente para facilitar a comunicação e promover a coordenação dos serviços. A Atenção Primária de Fortaleza utiliza este instrumento há cerca de uma década, porém muitos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) se referem ao PEP como uma tecnologia de pouca funcionalidade. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções dos profissionais da ESF sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente e sua relação com o modelo de Atenção em Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de natureza qualitativa, realizado no município de Fortaleza. A amostra foi do tipo intencional, realizada com 30 profissionais de saúde, distribuídos entre médicos, dentistas e enfermeiros da ESF. A coleta de dados foi feita em sete das doze Unidades de Atenção Primária selecionadas da Secretaria Regional V do município. A construção dos dados deu-se a partir da análise das discussões de grupos focais por meio de um roteiro que abordou os seguintes temas: utilização do PEP na rotina de trabalho, conhecimento e percepções sobre uso do PEP, repercussões na atenção em saúde e na gestão do cuidado e sugestões de elementos-chave na construção do Prontuário Eletrônico Familiar. Os dados foram coletados nos meses de setembro, outubro e novembro de 2013, sendo posteriormente analisados por análise temática e interpretados à luz da literatura pertinente. Ressalta-se que os cuidados éticos foram seguidos em todos os momentos da pesquisa. Os resultados mostraram que nem todos os profissionais da ESF de Fortaleza utilizam o PEP por vários motivos, tais como: escassez de maquinários, lentidão do sistema, baixa confiabilidade na segurança, dificuldade de manuseio, etc. Entretanto, os sujeitos, independentemente das fragilidades do sistema consideraram um grande benefício trabalhar com o prontuário eletrônico e afirmaram, em sua maioria, que ele possui muitas potencialidades, que, se implementadas, viabilizam a utilização do sistema. Para os participantes, entretanto, seria ideal que um novo prontuário eletrônico de base familiar fosse construído, tendo em vista que o PEP do município é individual, e esta característica dificulta o trabalho da ESF. Os sujeitos sugeriram elementos-chave para a construção de um prontuário eletrônico de base familiar, que foram: construção coletiva; acesso multidisciplinar e em todos os pontos de atenção das redes de atenção à saúde do município; presença das ferramentas de abordagem familiar; e, principalmente, adequação às diversas realidades dos serviços de saúde. Concluiu-se que conhecer as percepções dos profissionais da ESF sobre o PEP foi fundamental pois permitiu identificar as características que precisam ser mantidas, as falhas que necessitam ser modificadas, e as potencialidades que devem ser aperfeiçoadas para a construção de um prontuário adequado às necessidades dos profissionais e dos serviços de saúde.
Abstract
An Electronic Health Record (EHR) is a tool that records health information created primarily to facilitate communication and promote coordination of services. The Primary Health Care of Fortaleza has used this instrument for about a decade, but many professionals of the Family Health Strategy (FHS) refer to the EHR as a technology of little functionality. In this perspective, this research had the general objective of analyzing the perceptions of the FHS professionals about the Electronic Health Record and its relationship with the Care Model in Family Health. This is a descriptive exploratory study with qualitative nature, conducted in the city of Fortaleza. The sample was intentional, conducted with 30 health professionals distributed among doctors, dentists and nurses from the FHS. Data collection was performed in seven of the twelve Primary Care units selected from the Regional Office V of the city. The construction of the data was based on the analysis of focus group discussions through a script that addressed the following topics: use of EHR in the work routine, knowledge and perceptions about the use of EHR, impact on health care, care management and suggestions of key elements in the construction of the Family-based Electronic Health Record. Data were collected in the months of September, October and November 2013, and subsequently analyzed by thematic analysis and interpreted in the light of the relevant literature. It is emphasized that ethical guidelines were followed at all times of the research. The results showed that not all the professionals from the FHS from Fortaleza use EHR for several reasons, such as shortage of machinery, system slowdowns, low reliability in safety, difficulty of handling, etc. Subjects however, regardless of the weaknesses of the system, considered working with electronic medical records a great benefit and said that it has many potentialities which, if implemented, enable the use of the system. For the participants, however, it would be ideal if a new family-based electronic health record were built, considering that the city’s EHR is individual, and this characteristic makes the work of the FHS difficult. The subjects suggested key elements to build a family-based electronic health record, which were: collective construction; multidisciplinary access and at all care points of the city’s health network; presence of family tools approach; and especially adaptation to different realities of health services. It was concluded that knowing the perceptions of the FHS professionals about the EHR was crucial because it allowed one to identify the characteristics that need to be maintained, the flaws that need to be modified, and the potentialities that must be improved for the construction of an adequate record to the needs of professionals and health services.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE