-
ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO DOS COORDENADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NOS MUNICÍPIOS DA 12ª REGIÃO DE SAÚDE DO CEARÁ
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO DOS COORDENADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NOS MUNICÍPIOS DA 12ª REGIÃO DE SAÚDE DO CEARÁ
Autor(a)
JOÃO KILDERY SILVEIRA TEÓFILO
Orientador(a)
Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque
Palavras-chave
Saúde da Família. Trabalho. Gerenciamento. Política de Saúde.
Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi concebida no Brasil como uma política estruturante da Atenção Primária à Saúde, na busca de reverter o modelo de atenção hegemônico, centrado na doença e na cura e está organizada a partir da concepção de território, vínculo, longitudinalidade do cuidado centrado nas famílias, ser porta de entrada do sistema de saúde e possibilitar uma atenção universal, equânime e integral. Vários são os desafios enfrentados por esta política para consolidar-se no país, dentre eles está a sua coordenação/gestão, tangenciada por uma cultura gerencial clássica e burocratizada, tendo o grande deságio de desenvolver um novo modelo de gerir, baseado na participação ativa de todos no ato de governar. Uma coordenação com processos de trabalho colunado pelas tecnologias leves, na produção do cuidado com prevalência do trabalho vivo em ato. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de trabalho dos coordenadores da Estratégia Saúde da Família dos municípios da 12ª Regional de Saúde do Ceará, tendo como referência os princípios e as diretrizes norteadoras desta estratégia. A pesquisa, realizada de agosto de 2012 a abril de 2014, é do tipo descritivoexploratória qualitativa, tendo como campo de estudo os sete municípios da 12ª Região de Saúde do Ceará. Os sujeitos foram os Coordenadores dos sete municípios. Esta pesquisa teve como instrumentos de coletas de dados um formulário com perguntas abertas e fechadas e um roteiro de 10 perguntas abertas para entrevista. A análise foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo, na perspectiva da análise temática, por meio da formação de categorias. Todos os Coordenadores eram graduados em enfermagem, com uma média de idade de 28,14 anos, sendo 71,42% do sexo feminino, com uma renda média líquida de R$ 2.855,10. A média de anos de graduação foi de 4,7 anos e nenhum havia concluído mestrado ou doutorado e quase 60% não tinham nenhum outro curso de pós-graduação. Nenhum coordenador recebeu treinamento para assumir o cargo. Mais da metade dos Coordenadores não tinha o cargo devidamente oficializado e nenhum destes tinha mais de um ano no exercício. Era a primeira experiência de gestão destes profissionais. Na organização da ESF, predominaram as ações para assegurar os requisitos mínimos para o seu funcionamento da ESF. Foi constatada uma indefinição sobre os papeis dos coordenadores de acordo com o cargo exercido, assim como uma situação de sobreposição de funções. As ações de monitoramento, avaliação e planejamento apareceram de forma tímida, com destaque em ações clássica de gerência. A maioria dos Coordenadores tinha uma autonomia restrita, para tomadas de decisões. Nenhum coordenador demonstrou uma concepção de gestão bem definida, todos demonstraram traços da gestão clássica e da gestão participativa, com predominância da primeira, com um processo de trabalho ainda muito engessado nas tecnologias duras, sobressaindo-se o trabalho morto. O controle social e as ações de educação permanentes ainda estão muito aquém do que se busca para ESF. Foram encontradas como principais dificuldades no exercício da Coordenação da ESF, a ausência de autonomia, a influência politiqueira, as baixas condições de trabalho e a sobrecarga de tarefas. Ficou evidente a necessidade de uma remodelagem da forma de exercício destas coordenações, para permearem os caminhos para consolidação da ESF como foi
concebida dentro do SUS.
Abstract
The Family Health Strategy (FHS) was designed in Brazil as a structuring policy for Primary Health Care, seeking to reverse the hegemonic care model that focused on sickness and cure, to be organized on the conception of territory, binding, and the longitudinality of care centered on families, being the entrance to the health system and enable universal, equal and comprehensive care. This policy faces several challenges until it is consolidated in our country, among them is coordination/management, directed by a culture of classical management and bureaucracy, with negative goodwill for developing a new model of management based on the active participation of all in governing. A coordination of work processes based on light technologies, in the production of care with prevalence on live labor in action. This study had as objective to analyze the work process of coordinators in FHS in the municipalities belonging to the 12th Health Region of Ceará, with the principles and set guidelines as reference for this strategy. This was an exploratory, descriptive study, with a qualitative approach, performed between August 2012 and April 2014, with the seven municipalities in the 12th Health Region of Ceará being the field of study. The subjects were coordinators from the seven municipalities. The data collection instruments for this study were a form with open and closed questions and a script with 10 open questions for the interview. Analysis was performed using the content analysis method, in thematic analysis perspective, through the formation of categories. All coordinators were graduated in nursing, with a mean age of 28.14 years, with 71.42% being female, with an average net income of R$ 2,855.10. Mean length of graduation was 4.7 years, none of the participants had completed masters or doctoral degrees, and nearly 60 % had not taken any other post-graduation course. None of the coordinators had received training for their position. More than half of the coordinators had not been formally commissioned and none of them had worked in the position for more than a year. This was the first management experience for these professionals. In the organization of FHS, actions to guarantee the minimum requirements for the operation of FHS predominated. Lack of definition on the roles of the coordinators according to their position was witnessed, as well as the overlapping of functions. Monitoring, evaluation and planning actions appeared in a timid manner, with emphasis on classical management actions. Most of the coordinators had limited autonomy for decision making. None of the coordinators demonstrated a well-defined conception of management, all of them demonstrated traces of classical and participative management, with predominance of the former, with a work process still molded on hard technologies, highlighting dead labor. Social control and permanent education actions are still far short of what is sought for FHS. The main difficulties encountered in the exercise of FHS coordination were lack of autonomy, petty political influence, poor working conditions and excessive workloads. The need for remodeling the work routine of these coordinators became evident for them to pave the roads for the consolidation of FHS as it was designed to be within the Unified Health System.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE