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PREVENÇÃO DA AUTOMUTILAÇÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES: INTERVENÇÃO EDUCATIVA HÍBRIDA MEDIADA PELO CÍRCULO DE CULTURA
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Thaisa Quixadá Fontenele
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcado por diversas mudanças, tanto orgânicas quanto comportamentais. A Automutilação é considerada fator de risco para a ideação suicida. Os estudos brasileiros nessa área, mesmo ainda escassos, já foram o suficiente para considerar este fenônemo como um problema de saúde, assim como em outros países do mundo. OBJETIVO: Desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção educativa híbrida com apoio no método do Círculo de Cultura, aplicado através de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, na prevenção da automutilação em adolescentes escolares de Meruoca - CE. MÉTODO: Estudo de intervenção, por meio do uso de métodos mistos, desenvolvido entre os meses de agosto e outubro de 2022, com adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos em escola pública do interior do Ceará. Para a coleta de dados quantitativos, utilizaram-se questionário de perfil sociodemográfico, Questionário de Impulsividade, Autoagressão e Ideação suicida (QIAIS-A) e a Escala de Silhueta de Stunkard. Desenvolveu-se em três etapas: 1) Aplicação do Pré-teste; 2) Intervenção Educativa Híbrida com referencial metodológico do Círculo de Cultura; 3) Aplicação do Pós-teste após 30 dias da intervenção. A coleta e a análise dos dados qualitativos foram feitas de acordo com os registros durante a intervenção educativa, no diário de campo e das interações dos participantes, sendo posteriormente organizado e analisado à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise da associação das variáveis de sexo, faixa etária, morar com a família nuclear e praticar automutilação foram realizados através do Teste Exato de Fisher para razão de chance. A comparação do QIAIS -A antes e depois, foi realizada pelo Teste de Wilcoxon. RESULTADOS: Participaram do pré-teste 245 adolescentes, dentre esses 109 (44,49%) já manifestaram algum comportamento de autoagressão. As meninas apresentaram mais chances de praticar a automutilação (p < 0,010), bem como aqueles que moram com famílias não nucleares possuem maior chance para praticar auto dano (p < 0,009). A intervenção educativa foi desenvolvida de maneira híbrida, com dois encontros presenciais na escola e dois encontros por meio da TDIC’s, Google meet adolescentes participaram durante quatro semanas. Também foi criado um grupo controle com 30 adolescentes. Após 30 dias, foi aplicado o pós-teste com ambos os grupos controle e intervenção e não foram verificadas mudanças estatisticamente significantes com relação à prevenção do comportamento de auto dano nos grupos. Por outro lado, foi verificado qualitativamente a participação ativa dos adolescentes durante a intervenção por meio da qualidade da produção dos Discursos do Sujeito Coletivo, evidenciando o resultado satisfatório da intervenção educativa pelos participantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar de não verificar a efetividade da atividade educativa na aplicação do pós teste, observa-se a partir dos discursos dos adolescentes que o estudo contribuiu através do método participativo e da construção da fala coletiva de adolescentes escolares com apoio no Método do Círculo de cultura para a prevenção à automutilação, mediante contribuição de todos os participantes de forma horizontalizada e respeitosa. Valorizando a troca de saberes entre pares e estimulando o empoderamento através da apreensão de novos conhecimentos, sendo uma execução viável e de baixo custo, que pode ser desenvolvida dentro da Estratégia Saúde da Família.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PREVENÇÃO DA AUTOMUTILAÇÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES: INTERVENÇÃO EDUCATIVA HÍBRIDA MEDIADA PELO CÍRCULO DE CULTURA
Autor(a)
Thaisa Quixadá Fontenele
Orientador(a)
Joyce Mazza Aragão Nunes
Palavras-chave
Adolescência; Automutilação, Tecnologia digital de informação e comunicação; Estratégia Saúde da Família.
Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcado por diversas mudanças, tanto orgânicas quanto comportamentais. A Automutilação é considerada fator de risco para a ideação suicida. Os estudos brasileiros nessa área, mesmo ainda escassos, já foram o suficiente para considerar este fenônemo como um problema de saúde, assim como em outros países do mundo. OBJETIVO: Desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção educativa híbrida com apoio no método do Círculo de Cultura, aplicado através de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, na prevenção da automutilação em adolescentes escolares de Meruoca - CE. MÉTODO: Estudo de intervenção, por meio do uso de métodos mistos, desenvolvido entre os meses de agosto e outubro de 2022, com adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos em escola pública do interior do Ceará. Para a coleta de dados quantitativos, utilizaram-se questionário de perfil sociodemográfico, Questionário de Impulsividade, Autoagressão e Ideação suicida (QIAIS-A) e a Escala de Silhueta de Stunkard. Desenvolveu-se em três etapas: 1) Aplicação do Pré-teste; 2) Intervenção Educativa Híbrida com referencial metodológico do Círculo de Cultura; 3) Aplicação do Pós-teste após 30 dias da intervenção. A coleta e a análise dos dados qualitativos foram feitas de acordo com os registros durante a intervenção educativa, no diário de campo e das interações dos participantes, sendo posteriormente organizado e analisado à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise da associação das variáveis de sexo, faixa etária, morar com a família nuclear e praticar automutilação foram realizados através do Teste Exato de Fisher para razão de chance. A comparação do QIAIS -A antes e depois, foi realizada pelo Teste de Wilcoxon. RESULTADOS: Participaram do pré-teste 245 adolescentes, dentre esses 109 (44,49%) já manifestaram algum comportamento de autoagressão. As meninas apresentaram mais chances de praticar a automutilação (p < 0,010), bem como aqueles que moram com famílias não nucleares possuem maior chance para praticar auto dano (p < 0,009). A intervenção educativa foi desenvolvida de maneira híbrida, com dois encontros presenciais na escola e dois encontros por meio da TDIC’s, Google meet adolescentes participaram durante quatro semanas. Também foi criado um grupo controle com 30 adolescentes. Após 30 dias, foi aplicado o pós-teste com ambos os grupos controle e intervenção e não foram verificadas mudanças estatisticamente significantes com relação à prevenção do comportamento de auto dano nos grupos. Por outro lado, foi verificado qualitativamente a participação ativa dos adolescentes durante a intervenção por meio da
qualidade da produção dos Discursos do Sujeito Coletivo, evidenciando o resultado satisfatório da intervenção educativa pelos participantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar de não verificar a efetividade da atividade educativa na aplicação do pós teste, observa-se a partir dos discursos dos adolescentes que o estudo contribuiu através do método participativo e da construção da fala coletiva de adolescentes escolares com apoio no Método do Círculo de cultura para a prevenção à automutilação, mediante contribuição de todos os participantes de forma horizontalizada e respeitosa. Valorizando a troca de saberes entre pares e estimulando o empoderamento através da apreensão de novos conhecimentos, sendo uma execução viável e de baixo custo, que pode ser desenvolvida dentro da Estratégia Saúde da Família.
Abstract
INTRODUCTION: Adolescence is a phase of human development marked by various changes, both organic and behavioral. In this period of so many transformations, the increase in self-harm in adolescents led to the National Policy for the Prevention of Self-Harm and Suicide being enacted on April 26, 2019. OBJECTIVE: To develop, implement and evaluate a hybrid educational intervention that uses the Circle of Culture method applied through TDIC's in the prevention of self-harm in school adolescents in Meruoca-CE. METHOD: A quantitative and qualitative study of intervention, longitudinal, developed between the months of August and October 2022, with adolescents aged 13 to 16 in a public school in Meruoca-
CE. For the collection of quantitative data, a sociodemographic profile questionnaire, Impulsivity, Self-aggression and Suicidal Ideation Questionnaire (QIAIS-A) and the Stunkard Silhouette Scale were used. The collection and analysis of qualitative data were done according to the records during the educational intervention, in the field diary and the interactions of the participants, and were later organized and analyzed in the light of the Collective Subject Discourse (DSC). It was developed in three stages: 1) Application of the Pre-test; 2) Hybrid Educational Intervention with a methodological reference from the Circle of Culture; 3) Application of the Post-test. The association of the variables of sex, age range and living with the nuclear family and self-harm were analyzed using the Fisher Test for chance ratio. The comparison of the QIAIS-A before and after was performed by the Wilcoxon Test. The final analysis of the educational intervention will be carried out in the light of the Collective Subject Discourse (DSC). RESULTS: 245 adolescents participated in the pre-test, and of these, 109 (44.49%) had already shown some self-harm behavior. Women had a greater chance of practicing self-harm (p <0.010). As well as adolescents who live with incomplete families have a higher chance for the self-harm variable (p <0.009). The
educational intervention was developed in a hybrid way, with two in-person meetings at school and two meetings through TDIC's, Google meet adolescents participated for four weeks. A control group with 30 adolescents was also created. After 30 days, the post-test was applied to both groups (control and intervention), in which no statistically significant improvement was found with respect to preventing the self-harm behavior. The active participation during the intervention, the quality of the production of the DSC's and positive evaluation by the students demonstrate the satisfactory result of the activity developed. FINAL CONSIDERATIONS: The study contributed through the participative method and the collective speech of school adolescents for the prevention of self-harm, through the contribution of all participants in a horizontalized and respectful manner. Valuing the exchange of knowledge among peers and stimulating empowerment through the apprehension of new knowledge, being a viable and low-cost execution, that can be developed within the
Family Health Strategy.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE