-
POSTURA CORPORAL E HÁBITOS ESCOLARES: INTERVENÇAO EDUCATIVA PARA MELHORIA DO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ADOLESCENTES
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
POSTURA CORPORAL E HÁBITOS ESCOLARES: INTERVENÇAO EDUCATIVA PARA MELHORIA DO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ADOLESCENTES
Autor(a)
Rômulo César Afonso Goulart Filho
Orientador(a)
Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Palavras-chave
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Postura; Adolescente; Educação em Saúde.
Resumo
A adolescência é uma das etapas de desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais, que recebem interpretações e tratamento distintos, dependendo do momento e do contexto social e cultural na qual o sujeito está inserido. Os problemas posturais começam cedo e se estendem pela adolescência e vida adulta; portanto, adolescentes são mais suscetíveis aos desalinhamentos, pois se encontram em período de crescimento e de acomodação das estruturas anatômicas. O objetivo foi avaliar os efeitos de uma intervenção educativa voltada à melhoria do Conhecimento, Atitude e Prática de adolescentes escolares para prevenção de problemas posturais. A amostra da pesquisa foi de 115 alunos matriculados na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Raimundo Santana, que cursavam do 5º ao 9º ano, sendo 58 alunos do sexo masculino e 57 alunas do sexo feminino. Esta amostra foi selecionada por conveniência, sendo os alunos participantes aqueles que estão na faixa etária de 9 a 14 anos de idade que estudam nos turnos da manhã e tarde. A escola está localizada no distrito de Jaibaras, pertencente ao município de Sobral-CE. Este estudo ocorreu entre os meses de abril e agosto de 2016. Como resultados, com relação às alterações posturais, a maior parte dos estudantes (92,8%) tem entre o índice entre 4 e 12 alterações na postura, segundo o exame clínico de avaliação postural. Em média cada aluno tem 8,5 alterações. Mais da metade da amostra tem 9 ou mais alterações. Isso nos mostra o quanto é importante a inserção de programas de educação postural e intervenções tanto avaliativas como educativas com crianças e adolescentes escolares, principalmente inseridos no ensino fundamental II. Com relação ao inquérito CAP antes da intervenção e imediatamente, 15 e 60 dias após a intervenção, observou-se que o parâmetro Prática foi o que mais teve relevância estatisticamente significativa (p<0,05); em 6 questões das 7 existentes obtiveram mudanças nos pós-intervenção, em que se obteve p<0,01. Conclui-se que as ações educativas visando à prevenção de alterações e problemas posturais desenvolvidas nesta pesquisa oportunizaram aos alunos ampliar conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas à educação postural, a fim de que adotem, de maneira efetiva, a responsabilidade das decisões acerca de sua saúde. Saliento que este estudo contribuiu para a escola local e comunidade acerca da inserção de novas práticas e conhecimentos para o desenvolvimento estudantil de forma integral.
Abstract
Adolescence is one of the stages of human development characterized by physical, mental and social changes, which receive different interpretations and treatment, depending on the moment and the social and cultural context in which the subject is inserted. Postural problems begin early and extend through adolescence and adult hood therefore adolescents are more susceptible to misalignments, as they are in a period of growth and accommodation of anatomical structures. The objective was to evaluate the effects of an educational intervention aimed at improving the Knowledge, Attitude and Practice of school adolescents to prevent postural problems. The study sample consisted of 115 students enrolled in the Raimundo Santana Primary and Secondary School, who were in grades 5 to 9, of which 58 were male students and 57 were female students. This sample was selected for convenience, the students being those who are in the age group of 9 to 14 years of age who study in the morning and afternoon shifts, school is located in the district of Jaibaras, belonging to the municipality of Sobral-CE. This study occurred between April and August 2016. As a result, with regard to postural changes, most students (92.8%) had between 4 and 12 changes in posture, according to the clinical evaluation examination Postural. On average each student has 8.5 changes. More than half of the sample has 9 or more changes. This shows us how important is the insertion of postural education programs and both educational and educational interventions with school children and adolescents, mainly inserted in elementary education II. Regarding the CAP survey before the intervention and immediately 15 and 60 days after the intervention, it was observed that the Practice parameter was the one that had the most statistically significant (p <0.05) in 6 questions of the 7 existing ones obtained changes in the Post-intervention, where p <0.01 was obtained. It is concluded that the educational actions aiming at the prevention of changes and postural problems developed in this research allowed the students to expand knowledge, attitudes and practices related to postural education, in order to effectively take responsibility for decisions about their health. I stress that this study contributed to the local school and community about the insertion of new practices and knowledge for student development in an integral way.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE