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A COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA NO CUIDADO AO PACIENTE HIPERTENSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
A COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA NO CUIDADO AO PACIENTE HIPERTENSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
GEANNE MARIA COSTA TORRES
Orientador(a)
Maria Irismar de Almeida
Palavras-chave
Comunicação. Terapêutica. Relações interpessoais. Hipertensão; Estratégia saúde da família.
Resumo
A comunicação terapêutica é o instrumento potencializador nas relações recíprocas e interativas, permitindo a criação de laços de confiança, empatia e vínculo que fortalecem o ato de cuidar e contribuem para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e da comunidade. A comunicação eficaz e efetiva torna-se determinante para o sucesso das ações direcionadas às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. O estudo teve como objetivo analisar a comunicação terapêutica no cuidado ao paciente hipertenso na Estratégia Saúde da Família. Realizou-se um estudo descritivo, como uma abordagem qualitativa. Participaram do estudo 14 usuários hipertensos e dois profissionais da ESF da Sede do Município de Salitre, Ceará, no período de abril a maio de 2016. Utilizou-se para coleta de dados, um instrumento elaborado para a observação sistemática não participante, contendo os grupamentos das estratégias de comunicação terapêutica: expressão, clarificação e validação. Usou-se, ainda, um diário de campo para registro das informações referentes às observações e outras anotações necessárias. O material obtido com apoio no levantamento documental, das observações e do diário de campo foi tratado pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, elegendo três categorias temáticas que configuram a análise da pesquisa: Comunicação terapêutica no cuidado ao hipertenso na ESF; Compreensão dos significados atribuídos às modalidades de comunicação; e Produção do cuidado e os elementos emanados na interação interpessoal. Foram respeitados os preceitos éticos envolvendo seres humanos e submeteu-se o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pelos resultados, foram evidenciados que as estratégias de comunicação terapêutica devem ser aprimoradas na ESF, em virtude das baixas frequências durante as observações. A adoção dessa tecnologia leve abre caminhos que instrumentalizam os profissionais de saúde na utilização de novas habilidades no processo comunicacional que fortalecem a produção do cuidado. Observamos, ainda, o excesso da comunicação verbal, em detrimento dos sinais não verbais, necessitando, portanto, maior compreensão dos significados da linguagem não verbal pelos profissionais de saúde para o estabelecimento de uma comunicação mais eficaz e completa. Foram notadas na prática do cuidado relações harmoniosas e acolhedoras, permeadas por empatia, respeito mútuo, confiança e acompanhamento do hipertenso nas suas reflexões. Ainda se observou, no entanto, um cuidado centrado na atenção à doença, nas medidas prescritivas e nas informações necessárias ao controle da HAS. Em vista do que foi observado nas consultas médicas e de enfermagem, desvelou-se que as estratégias de comunicação terapêutica são pouco exploradas pelos profissionais de saúde, necessitando, portanto, desenvolver habilidades para empregá-las, adequadamente, no cuidado ao hipertenso.
Abstract
Therapeutic communication is an instrument that promotes reciprocal and interactive relationships, enabling the creation of trust, empathy and bonding that strengthen the act of care and contributes to an improved quality of life of people and community. Effective and efficient communication becomes imperative to the success of actions directed to people with non-communicable chronic diseases. This study aimed to analyze the therapeutic communication in the care of hypertensive patients in the Family Health Strategy. It was a descriptive study with qualitative approach. The study comprised 14 hypertensive patients and two professionals from the FHS in the municipality of Salitre, Ceará, Brazil, from April to May 2016. For data collection, an instrument designed for systematic non-participant observation was applied, which contained the strategy groups of therapeutic communication: expression, clarification, and validation. A field journal was also used for recording information concerning observations and other necessary notes. The material obtained from the documentary survey, observations and field journal was analyzed through the content analysis technique proposed by Bardin, electing three thematic categories that constitute the analysis of the research: Therapeutic communication in the care of hypertensive patients in the FHS; Understanding the meanings attributed to communication modalities; and Care production and elements originating from interpersonal interaction. The ethical principles of research involving human subjects were respected and the project was submitted to the Research Ethics Committee of the Universidade Estadual do Ceará (UECE). Results enabled to verify that therapeutic communication strategies should be improved in the FHS, given the low frequencies observed. Adopting this light technology creates paths that provide health professionals with the necessary tools to use new skills in the communication process that enhance the care production. The excess of verbal communication was also identified, to the detriment of non-verbal signals, thus requiring greater understanding of the meanings of non-verbal communication by health professionals in order to establish a more effective and complete communication. In the care practice, it was noted harmonious and warm relationships, permeated by empathy, mutual respect, trust, and monitoring of hypertensive patients in their reflections. In addition, however, it was observed a care focused on the disease, in the prescriptive measures and information necessary for the hypertension control. In this context, the findings from the medical and nursing consultations demonstrate that therapeutic communication strategies are underused by health professionals, hence requiring the development of skills to use them properly in the care of hypertensive patients.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE