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MODELOS DE PRECEPTORIA DE RESIDÊNCIAS EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM EM ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
MODELOS DE PRECEPTORIA DE RESIDÊNCIAS EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM EM ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL
Autor(a)
Bruno Henrique Soares Pessoa
Orientador(a)
Prof. Dr. Thiago Gomes da Trindade
Palavras-chave
Atenção Primária à Saúde. Medicina de Família e Comunidade. Preceptoria. Internato e Residência.
Resumo
A especialidade de Medicina de Família e Comunidade (MFC) tem seu princípio no Brasil em 1974. Os três primeiros programas de residência surgiram já em 1976, mas apesar disso, sempre houve uma baixa procura pela especialidade. Diversas políticas têm sido desenvolvidas a fim de reorientar a formação médica com enfoque na Atenção Primária à Saúde, com destaque para o Programa Mais Médicos. Houve uma expansão no número de vagas anuais de residência em MFC passando de 218 em 2003, para 3.587 em 2019. Diante da demanda crescente de residentes, num cenário de poucos especialistas preceptores, diferentes modelos vêm sendo testados no Brasil. Existe escassa literatura nacional e internacional comparada sobre estes modelos de preceptoria e de inserção dos residentes e preceptores no cenário de prática da atenção primária. O objetivo desta revisão foi identificar os modelos de preceptoria em residência de Medicina de Família e Comunidade no cenário de aprendizagem em atenção primária, associado a identificação de fortalezas e fraquezas de cada modelo. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura em bases de dados eletrônicas, ampliadas por busca minuciosa em todos os números das Revistas Brasileiras de Medicina de Família e Comunidade e de Educação Médica. Foram incluídos 14 artigos na revisão, o que resultou em três modelos gerais de preceptoria, com ao menos sete configurações diferentes. Verificou-se que o modo de vinculação do preceptor às equipes e unidades de saúde era o fator mais determinante na configuração dos modelos. Os estudos incluídos nessa revisão eram oriundos de diferentes locais do país, principalmente da região sudeste. Os modelos de preceptoria influenciam na qualidade da assistência, na rotina de trabalho do preceptor e na aprendizagem dos residentes. Também foi observado que os modelos de preceptoria onde o residente compõe equipe e o preceptor se vincula a mais de uma equipe, foi uma estratégia usada para provimento de médicos para a Atenção Primária a Saúde e expansão dos programas de residência. Foi destacado que a formação docente dos preceptores é central na formação do médico residente, independente do modelo de preceptoria adotado. A qualidade dos artigos foi um fator limitante pois apenas três artigos se referiam a dados de pesquisas originais. Mais investigações nesse tema são necessárias para saber se existem mais modelos, além de acessar o impacto desses modelos na aprendizagem e na assistência à saúde da população.
Abstract
The specialty of Family and Community Medicine began in Brazil in 1974. The first three residency programs began in 1976, but despite this, there has always been a low demand for the specialty. Several policies have been used for reorientation and medical training focusing on Primary Health Care, with emphasis on the More Doctors Program. There has been an increase in the number of annually residency vacancies from 218 in 2003 to 3,587 in 2019. Given the increasing demand from residents, in a scenario of few preceptors, different models are being tested in Brazil. There is scarce national and international literature comparing these models of preceptorship and insertion of residents and preceptors in the primary care practice setting. The aim of this review was to identify the models of preceptorship in the Family Practice residency setting in the primary care learning scenario, associated with the identification of strengths and weaknesses of each model. An integrative literature review was performed in electronic databases, expanded by thorough search in all issues of the Brazilian Journals of Family and Community Medicine and Medical Education. Fourteen articles were included in the review, resulting in three general models of preceptorship, with seven different configurations. The mode of linking the preceptor to teams and health facilities was the most determining factor in configuring the models. The studies included in this review came from different locations in the country, especially from the southeast region. Preceptor models influence the quality of care, preceptor work routine, and residents' learning. It was also observed that the preceptor models where the resident makes up the team and the preceptor is linked to one more team was a strategy used to provide Primary Health Care doctors and expand residency programs. It was emphasized that the teacher training of preceptors is central to the education of the resident physician, regardless of the preceptorship model adopted. The quality of the articles was a limiting factor, as only three articles refer to original research data. Further research on this topic is needed to determine if there are more models, in addition to accessing or affecting these models in learning and health care of the population.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN