-
José Reginaldo Feijão Parente
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
José Reginaldo Feijão Parente
Autor(a)
Ana Hirley Rodrigues Magalhães
Orientador(a)
VIDA DE MARIA: NECESSIDADES DE SAÚDE DAS MULHERES FEIRANTES DO MERCADO PÚBLICO
Palavras-chave
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Promoção da Saúde; Saúde da Mulher; Trabalho feminino.
Resumo
O comércio de feira livre, ainda hoje, é considerado uma atividade econômica e social relevante para a vida de muitas mulheres, principalmente, no Nordeste do Brasil. Por outro lado, também, exige muitos esforços, com carga horária excessiva, ambiente sem conforto, barulhento, acarretando o surgimento de doenças agudas, ocupacionais, mentais e crônicas. Diante do apresentado, surgiu a seguinte questão problematizadora: Quais as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público e como essas necessidades podem ser atendidas? A pesquisa teve como objetivo analisar as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público do Município de Sobral/CE a partir da Taxonomia das Necessidades de Saúde proposta por Matsumoto (1999).Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Mestrado profissional, do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 15 mulheres feirantes na faixa etária de 40 a 65 anos. A coleta de dados compreendeu dois momentos: Observação sistemática da realidade e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009), e em seguida, para a análise textual, foi realizada uma análise lexical, com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados mostraram que as feirantes, estão tentando suprir e consolidar o atendimento de suas necessidades mais primárias, o que envolve o acesso à boa alimentação, à higiene, repouso e lazer. A garantia do acesso aos serviços de saúde, especialmente, à figura do profissional médico, o acolhimento, vínculo e a medicalização também representam suas necessidades e sinalizam uma resolutividade do problema de saúde dessas mulheres. Os depoimentos revelaram ainda que para as mulheres atuarem na busca pela satisfação de suas necessidades de saúde, precisam superar contradições culturais e sociais, o enfrentamento das desigualdades de gênero e divisão sexual do trabalho. As barreiras que distanciam as feirantes das práticas de cuidado impõem condições que precisam ser superadas para possibilitar que estas mulheres desenvolvam suas necessidades radicais de saúde a partir da experiência do autocuidado.
Abstract
The fair trade, still today, is considered an economic and social activity relevant to the lives of many women, mainly in the Northeast of Brazil. On the other hand, too, it requires a lot of effort, with excessive hours, an uncomfortable, noisy environment, leading to the emergence of acute, occupational, mental and chronic diseases. In view of the presented, the following problematizing question arose: What are the health needs of women in the Public Market and how can these needs be met? The objective of this research was to analyze the health needs of female market participants in the Municipal Market of Sobral / EC from the Health Needs Taxonomy proposed by Matsumoto (1999). This is a Master's Degree Completion Work, a descriptive exploratory type with a qualitative approach. Fifteen female fairground workers aged between 40 and 65 participated in the study. The data collection comprised two moments: Systematic observation of reality and semi-structured interview. The interviews were submitted to the content analysis of Bardin (2009), and then, for the textual analysis, a lexical analysis was performed, with the help of IRAMUTEQ software. The results showed that the fairgrounds are trying to supply and consolidate the service of their most primary needs, which involves access to good food, hygiene, rest and leisure. The guarantee of access to health services, especially the figure of the medical professional, the reception, bonding and medicalization also represent their needs and signal a resolution of the health problem of these women. The testimonies also revealed that for women to act in the search for satisfaction of their health needs, they must overcome cultural and social contradictions, the confrontation of gender inequalities and the sexual division of labor. The barriers that distract marketers from the practices of care impose conditions that need to be overcome to enable these women to develop their radical health needs from the experience of self-care.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE