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INTERVENÇÃO EDUCATIVA ACERCA DE CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ADOLESCENTES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
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Cynthia Kelly Fernandes de Lima
A escola como um ambiente de formação é um campo importante para intervenções educativas. A incorporação de práticas educacionais voltadas as questões ambientais com a população mais jovem, como é o caso dos adolescentes, é capaz de favorecer o crescimento e amadurecimento de adultos com maior consciência ambiental e engajados na promoção da sustentabilidade. O presente trabalho, portanto, teve como objetivo geral avaliar o efeito de uma intervenção educativa sobre o conhecimento, atitude e prática de adolescentes acerca de ações sustentáveis e saúde. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, desenvolvida com 77 adolescentes do 9o ano, estudantes de uma escola de ensino fundamental do município de Juazeiro do Norte, Ceará, em três etapas: 1o - aplicação de um questionário sobre variáveis sociodemográficas e um inquérito de identificação do conhecimento, atitudes e práticas (pré teste), voltadas a temática de sustentabilidade e saúde; 2° - realização da intervenção educativa por meio de uma roda de conversa com a utilização da cartilha “Descomplicando a Saúde Ambiental”; 3o – aplicação do pós-teste, inquérito nos mesmos moldes do pré-intervenção, para avaliar o efeito da intervenção educativa sobre conhecimentos, atitudes e práticas acerca da referida temática. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente no software Statistical Package for the Social Science - SPSS (versão 25 para Windows) e o nível de significância foi definido em p < 0,05. Os resultados demonstraram diferenças significativas nas proporções das repostas, entre os dois momentos avaliados, para os 3 domínios investigados: conhecimento (c2(1) = 67,01, p<0,001), atitude (c2(1) = 15,06, p<0,001) e prática (c2(1) = 10,08, p<0,001). Quando agrupados por sexo, foram encontradas diferenças mais significativas nas proporções das repostas para os domínios conhecimento. Foi possível constatar que, antes da intervenção, os adolescentes apresentaram maiores proporções de respostas inadequadas ao instrumento aplicado, frente a saúde ambiental/sustentabilidade e que a intervenção mostrou-se significativa para a mudança do conhecimento, atitude e prática dos adolescentes. Espera-se que os resultados desse trabalho possam encorajar outras pesquisas com foco para a promoção da sustentabilidade a partir das tecnologias e educação em saúde, permitindo a ampliação da aproximação do ensino e saúde.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
INTERVENÇÃO EDUCATIVA ACERCA DE CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ADOLESCENTES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Autor(a)
Cynthia Kelly Fernandes de Lima
Orientador(a)
Maria do Socorro Vieira Lopes
Palavras-chave
Promoção da Saúde. Sustentabilidade. Tecnologia em Saúde. Intervenção Educativa. Adolescentes.
Resumo
A escola como um ambiente de formação é um campo importante para intervenções educativas. A incorporação de práticas educacionais voltadas as questões ambientais com a população mais jovem, como é o caso dos adolescentes, é capaz de favorecer o crescimento e amadurecimento de adultos com maior consciência ambiental e engajados na promoção da sustentabilidade. O presente trabalho, portanto, teve como objetivo geral avaliar o efeito de uma intervenção educativa sobre o conhecimento, atitude e prática de adolescentes acerca de ações sustentáveis e saúde. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, desenvolvida com 77 adolescentes do 9o ano, estudantes de uma escola de ensino fundamental do município de Juazeiro do Norte, Ceará, em três etapas: 1o - aplicação de um questionário sobre
variáveis sociodemográficas e um inquérito de identificação do conhecimento, atitudes e práticas (pré teste), voltadas a temática de sustentabilidade e saúde; 2° - realização da intervenção educativa por meio de uma roda de conversa com a utilização da cartilha “Descomplicando a Saúde Ambiental”; 3o – aplicação do pós-teste, inquérito nos mesmos moldes do pré-intervenção, para avaliar o efeito da intervenção educativa sobre conhecimentos, atitudes e práticas acerca da referida temática. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente no software Statistical Package for the Social Science - SPSS (versão 25 para Windows) e o nível de significância foi definido em p < 0,05. Os resultados demonstraram diferenças significativas nas proporções das repostas, entre os dois momentos avaliados, para os 3 domínios investigados: conhecimento (c2(1) = 67,01, p<0,001), atitude (c2(1) = 15,06, p<0,001) e prática (c2(1) = 10,08, p<0,001). Quando agrupados por sexo, foram encontradas diferenças mais significativas nas proporções das repostas para os domínios conhecimento. Foi possível constatar que, antes da intervenção, os adolescentes apresentaram maiores proporções de respostas inadequadas ao instrumento aplicado, frente a saúde ambiental/sustentabilidade e que a intervenção mostrou-se significativa para a mudança do conhecimento, atitude e prática dos adolescentes. Espera-se que os resultados desse trabalho possam encorajar outras pesquisas com foco para a promoção da sustentabilidade a partir das tecnologias e educação em saúde, permitindo a ampliação da aproximação do ensino e saúde.
Abstract
School as a training environment is an important field for educational interventions. The incorporation of educational practices focused on environmental issues with the younger population, as is the case of adolescents, is capable of favoring the growth and maturation of adults with greater environmental awareness and engaged in promoting sustainability. The present work, therefore, had as general objective to evaluate the effect of an educational intervention on the knowledge, attitude and practice of adolescents about sustainable actions and health. This is a single group-type almost-experimental research, developed with 77 9th grade adolescents, students from an elementary school in the city of Juazeiro do Norte, Ceará, in three stages: 1st - application of a questionnaire on sociodemographic variables and a survey to identify knowledge, attitudes and practices (pre-test),aimed at sustainability and health ; 2nd - carrying out the educational intervention through a conversation wheel with the use of the booklet "Decomplicating Environmental Health"; 3rd - application of the post-test, survey along the same lines as the pre-intervention, to evaluate the effect of the educational intervention on knowledge, attitudes and practices about this theme. The data obtained were statistically analyzed in the Software Statistical Package for the Social Science - SPSS (version 25 for Windows) and the significance level was set at p < 0.05. The results showed significant differences in the proportions of the responses, between the two moments evaluated, for the three domains investigated: knowledge (c2(1) = 67.01, p < 0.001), attitude (c2(1) = 15.06, p < 0.001) and practice (c2(1) = 10.08, p < 0.001). When grouped by gender, more significant differences were found in the proportions of the responses to the knowledge domains. It was possible to that, before the intervention, adolescents presented higher proportions of inadequate responses to the applied instrument, in view of environmental health/sustainability and that the intervention proved to be significant for the change of knowledge, attitude and practice of adolescents. It is expected that the results of this work can encourage other research focused on promoting sustainability from health technologies and education, allowing
the expansion of the approach to teaching and health.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE