Maksandra Silva Dutra
O Programa de Formação Gestão em Saúde (PFGS) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) proporciona a qualificação profissional por meio da Educação à Distância (EAD). A avaliação da efetividade do PFGS contribui para identificar as implicações da formação profissional. Este trabalho teve como objetivo avaliar os fatores associados à efetividade do PFGS na perspectiva dos egressos. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com coleta de dados online utilizando três questionários
estruturados. A amostra foi composta por 384 egressos do PFGS. Foi usada a modelagem de equações estruturais. As análises foram realizadas no Programa STATA versão 14.0 e Mplus versão 8. O resultado do perfil dos egressos demonstrou que 71,1% eram do sexo feminino, 93,1% tinham formação de nível superior, 66,5% eram trabalhadores do SUS, 36,8% atuavam na Atenção Primária à Saúde - APS e
29,3% afirmaram ter função gestora no SUS. A Efetividade formou uma variável latente multidimensional com cargas fatoriais superiores à 0,8. A avaliação do curso
(CP=0,133; p=0,014) associou-se à Efetividade, demonstrando que quanto melhor a avaliação do curso maior o efeito sobre a efetividade da formação profissional.
FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE OFERTADO PELA UNA-SUS UFMA
Autor(a)
Maksandra Silva Dutra
Orientador(a)
Deysianne Costa das Chagas
Palavras-chave
Gestão em Saúde; EAD; efetividade.
Resumo
O Programa de Formação Gestão em Saúde (PFGS) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) proporciona a qualificação profissional por meio da Educação à Distância (EAD). A avaliação da efetividade do PFGS contribui para identificar as implicações da formação profissional. Este trabalho teve como objetivo avaliar os fatores associados à efetividade do PFGS na perspectiva dos egressos. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com coleta de dados online utilizando três questionários
estruturados. A amostra foi composta por 384 egressos do PFGS. Foi usada a modelagem de equações estruturais. As análises foram realizadas no Programa STATA versão 14.0 e Mplus versão 8. O resultado do perfil dos egressos demonstrou que 71,1% eram do sexo feminino, 93,1% tinham formação de nível superior, 66,5% eram trabalhadores do SUS, 36,8% atuavam na Atenção Primária à Saúde - APS e
29,3% afirmaram ter função gestora no SUS. A Efetividade formou uma variável latente multidimensional com cargas fatoriais superiores à 0,8. A avaliação do curso
(CP=0,133; p=0,014) associou-se à Efetividade, demonstrando que quanto melhor a avaliação do curso maior o efeito sobre a efetividade da formação profissional.
Abstract
The Health Management Training Program (PFGS) of the Open University of the Unified Health System in partnership with the Federal University of Maranhão (UNA-SUS/UFMA) offers professional qualification through Distance Education (EAD). The PFGS assessment qualification can help to identify how PFGS is out of reach. This work aims to evaluate the graduates' perception of the PFGS. It is an online data collection using two online data assessment surveys. The sample consisted of 384 PFGS graduates. Structural component modeling was used to assess effectiveness. The analyzes were performed using the STATA Program version 14.0 and the Mplus program version 8. The result of the profile of the graduates showed that 71.1% were
female, 93.1% had higher education, 66.5% were SUS workers, 36.8% worked in Primary Health Care - APS and 29 .3% claimed to have a managerial role in the SUS. Effectiveness formed a multidimensional latent variable with factor loadings greater than 0.8. Course evaluation (CP=0.133; p=0.014) was associated with Effectiveness, demonstrating that the better the course evaluation, the greater the effect on the graduates' perception of the effectiveness of professional training.