Maksandra Silva Dutra
O Programa de Formação Gestão em Saúde (PFGS) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) proporciona a qualificação profissional por meio da Educação à Distância (EAD). A avaliação da efetividade do PFGS contribui para identificar as implicações da formação profissional. Este trabalho teve como objetivo avaliar os fatores associados à efetividade do PFGS na perspectiva dos egressos. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com coleta de dados online utilizando três questionários
estruturados. A amostra foi composta por 384 egressos do PFGS. Foi usada a modelagem de equações estruturais. As análises foram realizadas no Programa STATA versão 14.0 e Mplus versão 8. O resultado do perfil dos egressos demonstrou que 71,1% eram do sexo feminino, 93,1% tinham formação de nível superior, 66,5% eram trabalhadores do SUS, 36,8% atuavam na Atenção Primária à Saúde - APS e
29,3% afirmaram ter função gestora no SUS. A Efetividade formou uma variável latente multidimensional com cargas fatoriais superiores à 0,8. A avaliação do curso
(CP=0,133; p=0,014) associou-se à Efetividade, demonstrando que quanto melhor a avaliação do curso maior o efeito sobre a efetividade da formação profissional.
Baixar