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AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E DE APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE OFERTADO PELA UNA-SUS/UFMA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E DE APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE OFERTADO PELA UNA-SUS/UFMA
Autor(a)
Maykon Douglas Silva Soares
Orientador(a)
Maykon Douglas Silva Soares
Palavras-chave
Educação Permanente; Educação para a Saúde; Ensino a Distância.
Resumo
A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação que possibilita o atendimento de grandes contingentes de alunos, de forma efetiva, sem o risco da
redução da qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação do número de alunos atendidos. A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
(UNA-SUS) foi criada com o objetivo de atender as necessidades de qualificações permanentes de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão longe de grandes centros de formações. Conta com uma rede de instituições participantes, na qual a Universidade Federal do Maranhão está inserida. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a reação em relação aos aspectos técnico-pedagógicos e a aprendizagem dos
egressos do Programa Gestão em Saúde (PGS) ofertado pela UNA- SUS/UFMA. Tratou-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa, a partir do referencial teórico do modelo de Kirkpatrick. A população do estudo foi composta pelos alunos que concluíram o PGS, 729. Para coleta de dados foram utilizados três instrumentos estruturados. Após a coleta dos dados, foi realizada análise descritiva, considerando os dois primeiros níveis do modelo de avaliação de KirkPatrick. O teste Mann-Whitney foi aplicado para a análise da significância dos testes pré e pós-cursos. Todas as análises foram realizadas no Programa STATA versão 14.0. Os concludentes foram 71,57% sexo feminino, nível superior 77,88%, trabalhadores do
SUS 56,18%. A análise do nível 1 considerou-se as notas atribuídas pelo aluno na avaliação dos cursos componentes (80% para nota máxima), avaliação de conteúdo
(60% para nota máxima), pertinência e alcance dos objetivos educacionais (70% para nota máxima). A análise do nível 2 utilizou as notas de pré e pós-teste e as atribuições
de auto-avaliação. Notou-se deslocamento estatisticamente significante (p<000,1). Avaliação de atividades de EAD no Brasil é uma área crescente ganhando relevância
à medida que são desenvolvidos cursos à distância em larga escala, demandando recursos financeiros para a sua realização e uma proposta de abordagem avaliativa.
Acredita-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento de outras pesquisas em EAD, utilizando medidas avaliativas seguindo o modelo de KirkPatric.
Abstract
Distance Education (EAD) is an education modality that makes it possible to effectively serve large numbers of students, without the risk of reducing the quality of services
offered as a result of the increase in the number of students served. The Open University of the Unified Health System (UNA-SUS) was created with the objective of meeting the need for permanent qualifications of workers in the Unified Health System (SUS) who are far from large training centers. It has a network of participating institutions, in which the Federal University of Maranhão is inserted. The objective of
this research was to evaluate the reaction in relation to the technical-pedagogical aspects and the learning of the graduates of the Health Management Program (PGS)
offered by UNASUS/UFMA. This is an evaluative research with a quantitative approach, based on the theoretical framework of the Kirkpatrick model. The study
population consisted of students who completed the PGS, 729. For data collection, three structured instruments were used. After data collection, a descriptive analysis
was performed, considering the first two levels of KirkPatrick's evaluation model. The Mann-Whitney test was applied to analyze the significance of pre- and post-course
tests. All analyzes were performed using the STATA Program version 14.0. The graduates were 71.57% female, 77.88% higher education, 56.18% SUS workers. The
level 1 analysis considered the grades given by the student in the evaluation of the component courses (80% for maximum grade), content evaluation (60% for maximum
grade), relevance and achievement of educational objectives (70% for maximum grade) . Level 2 analysis used pre- and post-test scores and self-assessment
assignments. There was a statistically significant shift (p<000.1). Evaluation of distance learning activities in Brazil is a growing area gaining relevance as distance courses are developed on a large scale, demanding financial resources for their realization and also a proposal for an evaluative approach. It is believed that this work will contribute to the development of other research in distance education, using
evaluative measures following the KirkPatric model.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
UFMA
UF
MA