-
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
- Voltar
Documento
-
Fernanda Rafaella Barbosa dos Santos
A adolescência é marcada por um complexo processo de desenvolvimento biopsicossocial que compreende dos 10 aos 19 anos (OMS, 1965). É um período de vulnerabilidades sociais e individuais sendo, na faixa etária de 15 a 19 anos, as complicações na gravidez e no parto a principal causa de morte entre as adolescentes (OMS, 2020). A educação sexual mostra-se necessária para a emancipação dos jovens. O profissional (da saúde ou educação) qualificado e motivado pode favorecer que a educação sexual se afirme enquanto disciplina multidisciplinar, científica e popular (ZERBINATI; BRUNS, 2017). O investimento em políticas públicas que apoiem e fortaleçam as estratégias de educação sexual para adolescentes na América Latina são fundamentais para garantir a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos jovens da região (CABRAL; BRANDÃO, 2020). Objetivo: Elaborar protocolo de revisão de escopo que mapeará as estratégias da educação sexual para adolescentes na América Latina. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, conduzido com base na estrutura metodológica desenvolvida pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e no checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA). Resultados: A questão norteadora da revisão foi obtida através da estrutura mnemônica PCC - População: Adolescentes; Conceito: Estratégias para educação sexual; Contexto: América Latina; resultando em “Quais são as estratégias utilizadas para promoção da educação sexual para adolescentes na América Latina?”. Para construção da estratégia de busca foram escolhidos termos em três vocabulários controlados em saúde, Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), Medical Subject Headings (MeSH) e EMTREE em conjunto com operadores booleanos AND e OR. Todo processo de triagem e inclusão dos estudos será documentado por meio do fluxograma PRISMA. Foram definidas as seguintes variáveis para extração de dados: autores, país, ano, objetivo do estudo, desenho do estudo, número da amostra, tipo de estratégia para educação sexual, profissionais envolvidos, local de execução, principais resultados, fatores potencializadores e fatores limitantes. Os resultados da revisão serão apresentados em forma de quadro sintético e em formato descritivo.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
Autor(a)
Fernanda Rafaella Barbosa dos Santos
Orientador(a)
Paulo César de Almeida
Palavras-chave
Educação Sexual; Adolescentes; América Latina.
Resumo
A adolescência é marcada por um complexo processo de desenvolvimento biopsicossocial que
compreende dos 10 aos 19 anos (OMS, 1965). É um período de vulnerabilidades sociais e individuais sendo, na faixa etária de 15 a 19 anos, as complicações na gravidez e no parto a principal causa de morte entre as adolescentes (OMS, 2020). A educação sexual mostra-se necessária para a emancipação dos jovens. O profissional (da saúde ou educação) qualificado e motivado pode favorecer que a educação sexual se afirme enquanto disciplina multidisciplinar, científica e popular (ZERBINATI; BRUNS, 2017). O investimento em políticas públicas que apoiem e fortaleçam as estratégias de educação sexual para adolescentes na América Latina são fundamentais para garantir a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos jovens da região (CABRAL; BRANDÃO, 2020). Objetivo: Elaborar protocolo de revisão de escopo que mapeará as estratégias da educação sexual para adolescentes na América Latina. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, conduzido com base na estrutura metodológica desenvolvida pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e no checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA). Resultados: A questão norteadora da revisão foi obtida através da estrutura mnemônica PCC - População: Adolescentes; Conceito: Estratégias para educação sexual; Contexto: América Latina; resultando em “Quais são as estratégias utilizadas para promoção da educação sexual para adolescentes na América Latina?”. Para construção da estratégia de busca foram escolhidos termos em três vocabulários controlados em saúde, Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), Medical Subject Headings (MeSH) e EMTREE em conjunto com operadores booleanos AND e OR. Todo processo de triagem e inclusão dos estudos será documentado por meio do fluxograma PRISMA. Foram definidas as seguintes variáveis para extração de dados: autores, país, ano, objetivo do estudo, desenho do estudo, número da amostra, tipo de estratégia para educação sexual, profissionais envolvidos, local de execução, principais resultados, fatores potencializadores e fatores limitantes. Os resultados da revisão serão apresentados em forma de quadro sintético e em formato descritivo.
Abstract
Adolescence is marked by a complex process of biopsychosocial development that ranges from 10 to 19 years old (WHO, 1965). It is a period of social and individual vulnerabilities, with complications
in pregnancy and childbirth being the main cause of death among adolescents in the 15 to 19 age
group (WHO, 2020). A qualified and motivated professional (health or education) can help sexual
education assert itself as a multidisciplinary, scientific and popular discipline (ZERBINATI; BRUNS,
2017). Investment in public policies that support and strengthen sexual education strategies for
adolescents in Latin America are fundamental to guarantee the health, well-being and full
development of young people in the region (CABRAL; BRANDÃO, 2020). Objective: Develop a
scoping review protocol that will map sexual education strategies for adolescents in Latin America.
Method: The present work is a scoping review protocol, based on the methodological framework
developed by the Joanna Briggs Institute (JBI) and the Preferred Reporting Items for Systematic
reviews and Meta Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA) checklist. Results: The
guiding question of the present review was obtained through the PCC mnemonic structure -
Population: Adolescents; Concept: Strategies for sexual education; Context: Latin America; resulting
in “What are the strategies used to promote sexual education for adolescents in Latin America?”. To
construct the search strategy, terms were chosen from three controlled health vocabularies: Health
Science Descriptors (DeCS), Medical Subject Headings (MeSH) and EMTREE together with
Boolean operators AND and OR. The entire process of screening and inclusion of studies will be
documented using the PRISMA flowchart. The following variables were defined for data protection:
authors, country, year, study objective, study design, sample number, type of sexual education
strategy, professionals involved, place of execution, main results, enhancing factors and limiting
factors. The results of the review will be presented in a synthetic table format and in a descriptive
format.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE