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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: MEDIANDO UMA APRENDIZAGEM SOBRE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA – UM ESTUDO PILOTO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: MEDIANDO UMA APRENDIZAGEM SOBRE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA – UM ESTUDO PILOTO
Autor(a)
MARIA IJANE CLÉA NOBRE DE SENA
Orientador(a)
Profa. Dra. Andréa Soares Rocha da Silva
Palavras-chave
Estratégia Saúde da Família. Educação Permanente. Atenção Primária à Saúde. Recursos Humanos em Saúde.
Resumo
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua principal estratégia de expansão e consolidação da Atenção Básica. Os Centros de Saúde da Família (CSF) absorvem um grande número de trabalhadores. A formação destes para o Sistema Único de Saúde e, nesse caso, para os CSF sobre a temática Estratégia Saúde da Família (ESF) é o objeto de estudo deste trabalho. Os treinamentos sobre ESF são poucos e direcionados às equipes de Saúde da Família (eSF), distanciando os demais trabalhadores dessa temática. Diante desse problema aplicou-se um projeto de intervenção com o objetivo geral de promover um processo de educação permanente focado na dinâmica da ESF para os trabalhadores do SUS, e com objetivos específicos de fomentar o conhecimento sobre ESF, sensibilizar os trabalhadores do CSF para o processo de trabalho na ESF e despertar nos participantes a importância da integração entre os demais trabalhadores e as eSF. A Intervenção se deu no CSF Pedro Celestino Romero, em fevereiro de 2014. Participaram dela doze de seus trabalhadores, de diversas categorias profissionais. Para eles foram realizadas três oficinas educativas, abordando temas relacionados à ESF. Obedeceu-se aos preceitos éticos da Resolução CNS Nº 466/2012. Na análise da Intervenção utilizaram-se roteiros de observação usados nas oficinas educativas, pré-testes e pós-testes e ainda um instrumento de avaliação da metodologia, baseados na escala de Likert (GIL, 1999). A análise considerou os dois primeiros níveis do método de avaliação de treinamentos de Kirkpatrick, que no primeiro nível avalia a reação dos participantes à metodologia abordada e, no segundo, a aquisição de conhecimentos por eles. Essa intervenção iniciou um processo de Educação Permanente sobre ESF. A avaliação dos dados mostrou que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta importante para a aquisição/atualização de conteúdos, pois os trabalhadores aprimoraram e/ou aumentaram seus conhecimentos sobre ESF.
Abstract
The National Policy for Primary Care Family Health has its main strategy of expansion and consolidation of Primary Care. The Centers for Family Health (CSH) absorb large numbers of workers. The formation of these for the Health System and, if so, to CSF on the theme Family Health Strategy (FHS) is the object of study of this work. The training on FHS are few and directed to the Family Health Strategy teams (eSF), distancing the other workers of this theme. Faced with this problem, it was applied an intervention project with the overall goal to promote a process of continuing education focused on the dynamics of the ESF for SUS workers and specific objectives of promoting knowledge about ESF, sensitize CSH workers to the working process in the FHS and awaken in the participants the importance of integration between the other workers and the eSF. The intervention took place in the CSH Pedro Celestino Romero, in February 2014. Participated in the intervention twelve of its workers in various occupational categories. Three educational workshops were held to them on topics related to the FHS. It obeyed the ethical precepts of CNS Resolution Nº 466/2012. In the analysis of the intervention were utilized observation scripts used in educational workshops, pre-tests and post-tests and also a tool for assessing methodology, based on the Likert scale (GIL, 1999). The analysis considered the first two levels of Kirkpatrick's training evaluation method, which on the first level evaluates the reaction of the participants addressed the methodology and, in the second, the acquisition of knowledge by them. This intervention began a process of continuing education on FHS. The evaluation of the data showed that the Permanent Health Education is an important acquisition/update content tool because workers improved and/or increased their knowledge about FHS.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UFC
UF
CE