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ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA SUBSIDIAR UMA PRÁTICA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA SUBSIDIAR UMA PRÁTICA
Autor(a)
JOSÉ JEOVÁ MOURÃO NETTO
Orientador(a)
Profa. Dra. Maria Socorro de Araújo Dias
Palavras-chave
Instrumento. Protocolo. Tecnologia em Saúde. Saúde do Adolescente. Estratégia Saúde da Família.
Resumo
O adolescer é uma etapa muito importante do desenvolvimento humano, pois é repleta de peculiaridades. A OMS define adolescência como a segunda década da vida, de 10 a 19 anos, diferindo do Estado Brasileiro, o qual se refere à adolescência como o período compreendido entre 12 a 18 anos. A atenção dispensada a este grupo continua fragmentada, apresentando fortes evidências de práticas voltadas para o assistencialismo que se opõem às concepções promotoras de saúde. Na busca por novas perspectivas para a abordagem ao adolescente, os instrumentos emergem como uma estratégia potente para promover saúde. O interesse pela temática surgiu a partir das vivências como Especialista em Saúde do Adolescente e enfermeiro da ESF. O trabalho também se justifica pela insipiência da literatura quanto à produção de instrumentos e protocolos sem fim psicométrico. O objetivo foi desenvolver um protocolo orientador da Atenção à Saúde do Adolescente na ESF. O estudo é de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e do tipo estudo metodológico. Para o desenvolvimento do protocolo utilizou-se o Método para Construção de Instrumentos Não Psicométricos (MCINP), método adaptado do Referencial de Pasquali. Os itens foram desenvolvidos a partir de buscas sistemáticas na literatura, da vivência do autor e da escuta de sujeitos. Os sujeitos que participaram do estudo foram: adolescentes, pais de adolescentes, professores e profissionais de saúde da ESF. A coleta de informações envolveu 47 sujeitos, no período de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Os itens levantados primariamente foram analisados por uma banca de expertises. Depois de atendidas as solicitações destes profissionais, chegamos ao construto, no formato de um check list. A literatura apresenta fragilidades quanto à existência de instrumentos sem fim psicométrico, bem como métodos que possibilitem sua produção. Os profissionais ainda apresentam fragilidades quando do manejo das situações que envolvem adolescentes. O instrumento proposto pode trazer uma contribuição significativa para prestação do cuidado em saúde. O estudo propõe um desdobramento dos estudos metodológicos: Estudos Metodológicos Não Psicométricos. Estes compreenderiam a criação de instrumentos sem fim psicométrico.
Abstract
Becoming an adolescent is, indeed, a stage of the human development filled with peculiarities. The WHO (World Health Organization) defines adolescence as the second decade of one‟s life, from 10 to 19 years, differing from the Brazilian State, which refers to adolescence as the period within 12 to 18 years. The attention given to this group remains shred, presenting strong evidences of practices concerning assistencialism, which goes against the promoting conceptions of health. In searching new perspectives in order to approach the adolescent, the instruments emerge as potent health promoting strategy. The interest for the topic bloomed during the period of the author‟s practice as a Specialist in the Adolescent‟s Health and from being an ESF‟s nurse. The present work is also justified due to the incipience of the literature concerning the production of tools and instruments without psychometric purpose. This work aimed the development of a guiding instrument regarding the Attention to the Adolescent‟s health at ESF. The study is developed descriptively, with a qualitative approach and methodological study type. The Method to Construction of Non-Psychometric Instruments (MCNPI) was used in order to develop the protocol, Method adapted from Pasquali‟s Referential. The items were developed as from searches in the bibliography, in the author‟s own practice and from participants talk sessions. The participants were adolescents, parents, teachers and health professionals from ESF. The gathering of data involved 47 participants, on December 2013 and January 2014. The data gathered were firstly analyzed by an expert‟s group. After the demands made from the experts were obtained, we reached the construct, in the format of a check list. The bibliography presents soft spots concerning the existence of instruments without psychometric purpose, as well as methods that allow their production. The professionals still have weaknesses in the handling of situations involving adolescents. The proposed instrument may contribute expressively in the health care provision. The study proposes an offshoot of methodological studies: methodological Studies Non Psychometric. These would include the creation of endless psychometric instruments.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE