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EDUCACÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES SEGUNDO OS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL-CE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCACÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES SEGUNDO OS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL-CE
Autor(a)
MARIA DO SOCORRO TEIXEIRA DE SOUSA
Orientador(a)
Prof. Dr. Israel Rocha Brandão
Palavras-chave
Educação Permanente; Enfermeiros; Estratégia Saúde da Família.
Resumo
A Educação Permanente em Saúde (EPS) apresenta-se como proposta de ação estratégica capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, das práticas pedagógicas de atenção à saúde e para a organização dos serviços. O estudo tem como objetivo geral analisar a EPS vivenciada pelos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Sobral e como objetivos específicos identificar potencialidades e limites da EPS dos enfermeiros da ESF; descrever a percepção dos enfermeiros sobre a EPS; identificar possíveis mudanças nas práticas dos enfermeiros da ESF a partir da EPS; identificar abordagens metodológicas utilizadas na EPS dos enfermeiros da ESF; verificar as contribuições da EPS para o desempenho dos enfermeiros da ESF. A pesquisa é de natureza qualitativa e ocorreu no município de Sobral-Ceará, em 12 Centros de Saúde da Família. Os sujeitos foram 20 enfermeiros com tempo de atuação igual ou superior a dois anos na ESF, critério de inclusão da pesquisa. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), respeitando os princípios éticos que envolvem seres humanos. O tratamento do material empírico foi orientado pela análise temática de conteúdo. Os resultados desvelam que as práticas de Educação Continuada (EC) são entendidas como Educação Permanente, que houve mudanças importantes nas práticas dos sujeitos, como desenvolvimento de habilidades, capacidade para seguimento de protocolos clínicos, crescimento pessoal e profissional. As fragilidades são: ausência da Educação Permanente Saúde nos locais de trabalho, falta do planejamento participativo, pouca sistematização, desarticulação com os serviços, temáticas pouco significativas, excesso de profissionais nos encontros, ausência de abordagens que promovam mudanças de atitudes. A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) e a divisão dos territórios por macroárea de saúde potencializam a EPS. Nas abordagens metodológicas, a interação com o facilitador é importante para o êxito do processo de ensino aprendizagem. A metodologia tradicional é bem acolhida, mas existe a proposição de incluir com maior frequência as metodologias problematizadoras. Desse modo, a EPS vivenciada pelos enfermeiros da ESF de Sobral passa por desafios que requer novas estratégias técnicas, políticas e pedagógicas. É preciso, no entanto uma reorganização do processo para se consolidar novas práticas educacionais de saúde.
Abstract
The Continuing Education in Health (CEH) was introduced as a proposed strategic action able to contribute to the transformation of educational processes, the pedagogical practices of health care and the organization of services. The general objective of the study is to analyze the CEH experienced by nurses of the Family Health Strategy (FHS) of Sobral and specific, identifying the potential and limits of the Continuing Education in Health from the Family Health Strategy’s Nurses; describe the nurses' perception of the CEH; identify possible changes in the practices of FHS’s nurses from the CEH; identify methodological approaches used in Continuing Education in Health from the FHS’s nurses; verify the contributions of CEH to the performance of FHS’s nurses. The research is qualitative in nature and occurred in the municipality of Ceará/Sobral, 12 Family Health Centers. The subjects were 20 nurses with actuation time less than two years at FHS, inclusion criteria for the study. The data was produced by a semi-structured interview. The research protocol was approved by the Ethics Committee in Research of the State University Valley Acaraú (UVA), respecting ethical principles involving humans. The treatment of the empirical material was guided by thematic content analysis. The results show that the practices of Continuing Education (CE) are taken as Permanent Education; there were major changes in professional practices such as skill development, ability to follow clinical protocols, personal and professional growth. The weaknesses are the absence of Continuing Education in the Health workplaces, lack of participatory planning, few systematization, and disarticulation with services, thematic minor, and excess of professional in meetings, lack of approaches that promote changes in attitudes. The Visconde de Saboia School of Education in Health Family (EFSFVS) and the division of the territories into macro healthcare potentiate the CEH. In methodological approaches, the interaction with the facilitator is important to the success of the teaching learning process. The traditional approach is welcome, but there is proposal to include more often the problem-solving methodologies. Thus, the CEH experienced by FHS’s nurses of Sobral, goes through challenges that requires new techniques, teaching strategies and policies. However, it is necessary a reorganization process to consolidate new educational health practices.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE