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EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DE SOBRAL-CEARÁ
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DE SOBRAL-CEARÁ
Autor(a)
JANICE DÁVILA RODRIGUES MENDES
Orientador(a)
Profa. Dra. Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
Palavras-chave
Educação em Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Saúde Bucal. Educação em Saúde Bucal.
Resumo
As ações de educação em saúde, numa concepção ampliada de cuidado de saúde, requerem a participação dos profissionais e usuários na mobilização, capacitação e desenvolvimento de aprendizagem de habilidades individuais e sociais para lidar com os processos de saúde-doença. Diante desse contexto, realizamos um estudo com o objetivo de analisar as atividades de educação em saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal que estão inseridas na Estratégia de Saúde da Família no município de Sobral, Ceará. O período da coleta de dados foi durante os meses de novembro do ano de 2013 a janeiro de 2014. Estas atividades foram analisadas tomando-se como referencial teórico de educação em saúde o método da Educação Popular de Paulo Freire. A pesquisa classificou-se em exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram os cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que compunham as equipes de saúde da família no município. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e a observação simples e, processados através da Análise de Discurso. Na análise e discussão dos resultados, a concepção de Educação em Saúde referida majoritariamente pelos profissionais relaciona-se com o Modelo Tradicional de Educação em Saúde. Os profissionais encontram-se frente a diversos desafios que dificultam a consolidação de um novo modelo tecnoassistencial em saúde. Nota-se a necessidade de reflexões capazes de propiciar a implementação de práticas educativas no cotidiano dos serviços, de forma conjunta, envolvendo os diversos atores e setores implicados. É necessário o desenvolvimento de políticas mais intensivas de formação de profissionais de saúde, que considerem a educação popular e o uso de metodologias ativas de ensino como método nas suas formações. Este estudo poderá contribuir para uma reflexão a respeito do tema na prática, podendo assim possibilitar a construção de um novo olhar sobre a Educação em Saúde.
Abstract
Education in health actions, in an enlarged conception of health care, require the participation of professions and users in the mobilization, training and development of learning for individual and social skills to deal with health-sickness processes. In the light of this context, we conducted a study with the objective of analyzing education in health activities performed by the oral health teams that are inserted in the Family Health Strategy in the municipality of Sobral, Ceará. These activities were analyzed, using the Popular Education method by Paulo Freire as theoretical reference for education in health. The survey ranked number exploratory and descriptive qualitative approach. The participants in the study were the dental surgeons and oral health auxiliaries that compose the family health teams in the municipality. Data were collected by means of semi-structured interviews and simple observation and, processed using Discourse Analysis. In the analysis and discussion of results, the conception of Education in Health referred to overwhelmingly by the professionals is related to the Traditional Model of Education in Health. The professionals are facing several challenges that hinder the consolidation of a new technical assistance model in health. There is a need for reflections capable of propitiating the implementation of educative practices in the routine of services, in a collective manner, involving the different professionals and sectors concerned. The development of more intensive policies for the training of health professionals, which consider popular education and the use of active teaching methodologies as method in their formation, is necessary. This study may contribute to a reflection regarding the theme in practice, in this manner enabling the construction of a new approach to Education in Health.
Linha de Pesquisa
Promoção da Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE