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EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
Renata Maria Moura Nascimento
Orientador(a)
Franklin Delano Soares Forte
Palavras-chave
ensino, preceptoria, educação interprofissional, comportamento cooperativo, comunicação, residência multiprofissional em saúde.
Resumo
A educação interprofissional (EIP) e a preceptoria são propostas de mudança no processo de trabalho em saúde na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). O objetivo do estudo foi compreender a percepção de preceptores e residentes sobre multiprofissionalidade, interprofissionalidade e preceptoria na RMSF.Trata-se de pesquisa qualitativa com a realização de dois grupos focais para coleta de dados, sendo um grupo com residentes e outro com preceptores da RMSF. Procedeu-se a análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os grupos focais foram orientados por um roteiro previamente estabelecido. Preceptores e residentes reconhecem a EIP como estratégia importante para o trabalho em saúde visando à integralidade do cuidado. Apontaram algumas estratégias de práticas colaborativas baseada no encontro dos atores envolvidos de maneira participativa e dialógica, como: reuniões para planejamento, execução e avaliação de ações de promoção e educação em saúde; matriciamento, Projeto Terapêutico Singular, consultas compartilhadas. A EIP apresentou-se como estratégia para a reorientação dessa formação e fortalecimento das relações interpessoais na Atenção Básica, tanto na equipe mínima quanto no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Percebeu-se a sensibilização e o reconhecimento do protagonismo de preceptores e residentes para o desenvolvimento de práticas interprofissionais colaborativas em saúde, compreendendo inclusive a necessidade de adoção dessas práticas no cotidiano dos serviços de saúde. Sugere-se que a interprofissionalidade seja tema a ser discutido na RMSF, oportunizando aprofundamento teórico vislumbrando diálogo participativo com o objetivo de propor uma agenda para a prática, ou seja, para cotidiano dos serviços onde estão residentes, estudantes de graduação, preceptores, outros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), líderes comunitários, comunidade, gestores de saúde e de ensino.
Abstract
Interprofessional education (IPE) and preceptorship are important issue to work in health in the Multi-professional Residency in Family Health Program (RMSF). The aim of the study was to understand the perception of residents and preceptors on multiprofessionality and interprofissional education at RMSF Program. A study with qualitative approach was carried out of the Focus Group as data production strategy, appreciated by Bardin content analysis (2011). A pre-established script, from a starter question on the EIP and preceptorship, guided the focus groups. Preceptors and residents recognize the EIP as an important strategy for health work aimed at comprehensive care. They pointed out some strategies for collaborative practices based on the meeting of the actors involved in a participatory and dialogical way, such as meetings for planning, implementation and evaluation of health promotion and education activities; matrix support, individual therapeutic project, shared work. EIP is a strategy for reorienting this training and strengthening of interpersonal relations in primary care, both in minimal staff as the Family Health Support Group. Realized the awareness and recognition of the role of preceptors and residents to develop collaborative interprofessional health practices, including understanding the need to adopt these practices in everyday health services. It is suggested that EIP is subject to be discussed in RMSF Program, providing opportunities for theoretical deepening glimpsing participatory dialogue with the objective of proposing an agenda for practice, ie to daily services which are residents, graduate students, preceptors, other workers SUS, community leaders, community health and education managers.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UFPB
UF
PB