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EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSOS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ORIENTADA PELAS COMPETÊNCIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
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Documento
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2019_URCA_Dissertação_Cícera Amanda Mota SeabraBaixar
Introdução: o envelhecimento populacional é uma realidade que se apresenta como um importante desafio para os serviços de saúde. Promover o envelhecimento saudável e ativo é uma proposta do Sistema Único de Saúde. A educação em saúde pode ser uma forma eficaz de promover saúde nesse público. Nesse sentido, formar profissionais com competências para atuar na educação em saúde com idosos pode contribuir para melhorar a qualidade de vida desses usuários. Objetivo: elaborar uma proposta de formação para os profissionais da Estratégia Saúde da Família voltada para práticas de educação em saúde com idosos e orientada pelos domínios das Competências Principais de Promoção da Saúde. Método: pesquisa-intervenção, desenvolvida com profissionais de nível superior da Estratégia de Saúde da Família, dividido em quatro momentos: aproximação com o grupo; identificação de como acontecem as práticas de educação em saúde realizadas com idosos pelos profissionais utilizando o Círculo de Cultura; devolutiva aos profissionais e proposta de formação. Os dados oriundos do estudo foram processados no software Iramuteq e analisados à luz do referencial Competências Principais de Promoção da Saúde. Resultados: participaram 17 profissionais. Na investigação temática, emergiram, do universo vocabular para os quatro temas geradores, os seguintes termos principais: acolhimento, deficiente, atendimento individual e sensibilizar. Na tematização, observaram-se as sinopses a partir das discussões dos temas geradores. Na problematização, originou-se o corpus de análise que suscitou as quatro categorias temáticas do estudo que expressaram a realidade apresentada pelos profissionais e as possibilidades evidenciadas. A partir das sinopses da tematização e das nuvens de palavras oriundas da problematização, pôde-se correlacionar com os domínios do referencial adotado. Encontrou-se que a maioria dos domínios está presente nas falas sobre a educação em saúde com idosos, apesar dos diferentes enfoques, conforme as etapas do Círculo de Cultura e que apenas a parceria, implementação e avaliação e pesquisa são expressas em uma única das etapas. A devolutiva oportunizou o compartilhamento dos resultados do estudo com os participantes e a opção do grupo 10 de que fossem abordados, na proposta formativa, todos os domínios de Competências Principais de Promoção da Saúde, com ênfase nos três que foram menos expressos. Considerações finais: possibilitou-se o reconhecimento dos domínios de Competências Principais de Promoção da Saúde expressos nas práticas de educação em saúde com idosos realizadas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, permitindo o delineamento de um processo formativo para atender às necessidades desses profissionais voltadas às práticas educativas com idosos, contemplando todos os domínios, mas com ênfase em Parceria, Implementação e Avaliação e Pesquisa. Acredita-se que uma formação nesse âmbito contribui para ações de educação em saúde com idosos mais eficazes. Espera-se que o processo vivenciado no Círculo de Cultura sirva para uma reflexão acerca das práticas desses profissionais em relação à saúde dos idosos e que forneça subsídios e estímulo para realizar ações de educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSOS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ORIENTADA PELAS COMPETÊNCIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autor(a)
Cícera Amanda Mota Seabra
Orientador(a)
Profa. Ma. Yana Paula Coelho Correia Sampaio
Palavras-chave
Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Saúde do Idoso. Competência Profissional.
Resumo
Introdução: o envelhecimento populacional é uma realidade que se apresenta como um importante desafio para os serviços de saúde. Promover o envelhecimento saudável e ativo é uma proposta do Sistema Único de Saúde. A educação em saúde pode ser uma forma eficaz de promover saúde nesse público. Nesse sentido, formar profissionais com competências para atuar na educação em saúde com idosos pode contribuir para melhorar a qualidade de vida desses usuários. Objetivo: elaborar uma proposta de formação para os profissionais da Estratégia Saúde da Família voltada para práticas de educação em saúde com idosos e orientada pelos domínios das Competências Principais de Promoção da Saúde. Método: pesquisa-intervenção, desenvolvida com profissionais de nível superior da Estratégia de Saúde da Família, dividido em quatro momentos: aproximação com o grupo; identificação de como acontecem as práticas de educação em saúde realizadas com idosos pelos profissionais utilizando o Círculo de Cultura; devolutiva aos profissionais e proposta de formação. Os dados oriundos do estudo foram processados no software Iramuteq e analisados à luz do referencial Competências Principais de Promoção da Saúde. Resultados: participaram 17 profissionais. Na investigação temática, emergiram, do universo vocabular para os quatro temas geradores, os seguintes termos principais: acolhimento, deficiente, atendimento individual e sensibilizar. Na tematização, observaram-se as sinopses a partir das discussões dos temas geradores. Na problematização, originou-se o corpus de análise que suscitou as quatro categorias temáticas do estudo que expressaram a realidade apresentada pelos profissionais e as possibilidades evidenciadas. A partir das sinopses da tematização e das nuvens de palavras oriundas da problematização, pôde-se correlacionar com os domínios do referencial adotado. Encontrou-se que a maioria dos domínios está presente nas falas sobre a educação em saúde com idosos, apesar dos diferentes enfoques, conforme as etapas do Círculo de Cultura e que apenas a parceria, implementação e avaliação e pesquisa são expressas em uma única das etapas. A devolutiva oportunizou o compartilhamento dos resultados do estudo com os participantes e a opção do grupo 10 de que fossem abordados, na proposta formativa, todos os domínios de Competências Principais de Promoção da Saúde, com ênfase nos três que foram menos expressos. Considerações finais: possibilitou-se o reconhecimento dos domínios de Competências Principais de Promoção da Saúde expressos nas práticas de educação em saúde com idosos realizadas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, permitindo o delineamento de um processo formativo para atender às necessidades desses profissionais voltadas às práticas educativas com idosos, contemplando todos os domínios, mas com ênfase em Parceria, Implementação e Avaliação e Pesquisa. Acredita-se que uma formação nesse âmbito contribui para ações de educação em saúde com idosos mais eficazes. Espera-se que o processo vivenciado no Círculo de Cultura sirva para uma reflexão acerca das práticas desses profissionais em relação à saúde dos idosos e que forneça subsídios e estímulo para realizar ações de educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família.
Abstract
Introduction: Population aging is a reality that presents itself as an important challenge for health services. Promoting healthy and active aging is a proposal of the Unified Health System. Health education can be an effective way to promote health in this public. In this sense, training professionals with skills to work in health education with the elderly can contribute to improve the quality of life of these users. Objective: To elaborate a training proposal for Family Health Strategy professionals focused on health education practices with the elderly, guided by the domains of the Main Health Promotion Competencies. Method: Intervention research, developed with higher level professionals of the Family Health Strategy, divided into four moments, approach with the group, identification of how health education practices performed with the elderly by professionals using the Culture Circle, feedback to professionals and proposal for training, the data from the study being processed in the Iramuteq software and analyzed in the light of the Main Health Promotion Competencies framework. Results: Seventeen professionals participated, in the thematic research emerged from the vocabulary universe for the four generating themes the following main terms: welcoming, disabled, individual care and awareness. In thematization the synopses were observed from the discussions of the generative themes. In the problematization originated the corpus of analysis that raised the four thematic categories of the study that expressed the reality presented by the professionals and the possibilities evidenced. From the synopses of thematization and word clouds from the problematization, it can be correlated with the domains of the adopted framework. It was found that most domains are present in the speeches on health education with the elderly, despite the different approaches, according to the stages of the culture circle and that only partnership, implementation and evaluation and research are expressed in one of the stages. The feedback provided the opportunity to share the study results with the participants and the group's option to address all Main Health Promotion Competencies domains in the formative proposal, with emphasis on the three that were least expressed. Final considerations: It enabled the recognition of Main Health Promotion Competencies domains expressed in health education practices with the elderly by the Family Health Strategy. professionals, allowed the design of a formative process to meet the needs of these professionals focused on educational practices with the elderly, covering all domains, but with emphasis in Partnership, Implementation and Evaluation and Research. It is believed that training in this area contributes to health education actions with the most effective elderly. It is hoped that the process experienced in the Culture Circle will serve as a reflection on the practices of these professionals in relation to the health of the elderly and to provide subsidies and stimulation to perform health education actions in the Family Health Strategy.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE