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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE
Autor(a)
Leilane Andrade Albuquerque Alencar
Orientador(a)
Estelita Lima Cândido
Palavras-chave
Competência profissional. Promoção da Saúde. Educação de Pós-graduação. Educação Permanente.
Resumo
INTRODUÇÃO: Competência é a associação de conhecimentos, habilidades e atitudes para orientar uma prática profissional eficiente e eficaz. No âmbito da Promoção da Saúde, surgiu o Projeto Pan-europeu “Competências Principais em Promoção da Saúde – CompHP” que propõe as competências em promoção da saúde para nortear e fortalecer as ações em promoção da saúde. OBJETIVO: Analisar o desenvolvimento de competências em promoção da saúde em formandos de cursos de pós-graduação em saúde. MÉTODO: Estudo de natureza mista, analítico e descritivo, orientado pelo CompHP como referencial teórico metodológico. Os cursos participantes foram a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e o Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Regional do Cariri. Todos os formandos aceitaram participar desse estudo, totalizando 34 participantes. Na coleta de dados foram solicitados aos cursos os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para análise documental. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) com o estímulo “competência em promoção da saúde” e, posteriormente, um questionário validado aplicado aos formandos através do Google Forms. A análise documental ocorreu por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os dados qualitativos provenientes da TALP foram processados pelo software IRAMUTEQ e realizada análise prototípica e de similitude. Os dados quantitativos foram processados no Epi Info 7 e BioEstat e utilizou-se o Teste G e o Teste Exato de Fisher com nível de significância de 5%. O estudo apresenta Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri – URCA de número 2.005.435. RESULTADOS: O perfil dos cursos é multiprofissional com predominância do sexo feminino, sendo os residentes mais jovens do que os mestrandos (p=0,0001) e a renda mensal dos mestrandos significativamente maior (p=0,011). Predominou o estado civil casado ou em união estável para os mestrandos e solteiro para os residentes (p=0,010). O universo semântico dos formandos sobre “competência em promoção da saúde” constituiu, no geral, na associação de “conhecimento” e “habilidade” por meio de “capacitação” para o aperfeiçoamento da “técnica” e da “avaliação” das ações em promoção da saúde, sendo “habilidade” o termo mais citado por ambos os cursos. Considerando o CompHP, os onze domínios de competências em promoção da saúde foram identificados nos documentos oficiais dos cursos. A maioria dos formandos reconheceu a contribuição dos cursos de pós-graduação para o desenvolvimento 7 dessas competências com ênfase para o domínio “Valores éticos”, “Conhecimento”, “Possibilidade de Mudanças”, “Parceria”, “Comunicação”, “Diagnóstico”, “Planejamento”, “Implementação” e “Avaliação e Pesquisa”. Apenas os domínios “Advocacia em Saúde” e “Liderança” apresentaram um resultado inferior aos demais para ambos os cursos. Individualmente, os domínios “Implementação” e “Avaliação em Pesquisa” demonstraram menor expressividade quando comparados aos outros no mestrado e na residência, respectivamente. Não houve diferença estatística entre os cursos, porém os achados documentais coadunaram com as respostas dos formandos ao questionário sobre o desenvolvimento de competências em promoção da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os cursos de pós-graduação em saúde desse estudo contribuíram para o desenvolvimento de competências em promoção da saúde, buscando além da formação profissional, a transformação das práticas, fortalecendo a promoção da saúde nos serviços de saúde.
Abstract
INTRODUCTION: Competence is the association of knowledge, skills and attitudes to guide an efficient and effective professional practice. In the context of Health Promotion, emerged the Pan-European Project “Core Competencies in Health Promotion - CompHP” which proposes competencies in health promotion to guide and strengthen actions in health promotion. OBJECTIVE: To analyze the development of competencies in health promotion in postgraduate students of health courses. METHOD: This is a mixed nature study, analytical and descriptive, guided by CompHP as a methodological theoretical framework. The participating courses were the Multiprofessional Residency in Collective Health and the Professional Master’s degree in Family Health at the Regional University of Cariri. All students agreed to participate in this study, totaling 34 participants. In the data collection, the Pedagogical Course Projects (PCP) were requested to the courses for document analysis. The Free Word Association Technique (FWAT) was used with the stimulus “competence in health promotion” and, subsequently, a validated questionnaire applied to the students through Google Forms. The documentary analysis took place through the Thematic Content Analysis. The qualitative data from FWAT were processed by the IRAMUTEQ software and prototypic and similarity analyzes were performed. Quantitative data were processed in Epi Info 7 and BioEstat and the G-Test and Fisher's Exact Test with significance level of 5% were used. The study presents Opinion of the Research Ethics Committee of the Regional University of Cariri, number 2.005.435. RESULTS: The profile of the courses is multiprofessional with a predominance of females, with younger residents than master's students (p = 0.0001) and significantly higher monthly income of master's students (p = 0.011). The marital status married or stable union was predominant for master's students and single for residents (p = 0.010). The trainee's semantic universe of “competence in health promotion” was, in general, the association of “knowledge” and “skill” through “capacity building” to improve the “technique” and “evaluation” of actions in promotion of health, being "skill" the term most mentioned by both courses. Considering the CompHP, the eleven health promotion competency domains were identified in the official courses documents. Most trainees recognized the contribution of postgraduate courses to the development of these competencies with emphasis on the domain “Ethical Values”, “Knowledge”, “Possibility of Change”, “Partnership”, “Communication”, “Diagnosis”, “Planning”, “Implementation” and “Evaluation and Research”. Only the fields “Advocacy in Health” and “Leadership” presented a lower result than the others for both courses. Individually, the domains “Implementation” and “Evaluation in Research” showed less expressiveness when compared to the others in the Master's degree and residency, respectively. There was no statistical difference between the courses. The documentary findings matched the students' answers to the questionnaire on the development of health promotion competencies. FINAL CONSIDERATIONS: The postgraduate health courses of this study contributed to the development of competences in health promotion, seeking beyond professional training, the transformation of practices, strengthening health promotion in health services.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE