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CORRELAÇÃO ENTRE PROCESSOS DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL E INDICADORES DE DESEMPENHO NO RIO GRANDE DO NORTE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CORRELAÇÃO ENTRE PROCESSOS DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL E INDICADORES DE DESEMPENHO NO RIO GRANDE DO NORTE
Autor(a)
Glauber Victor Cabral de Morais
Orientador(a)
Prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos
Palavras-chave
Saúde bucal. Política de saúde. Avaliação de programas e projetos de saúde.
Resumo
O presente estudo aborda a correlação entre os processos de trabalho e os indicadores em saúde Bucal e se propõe a contribuir com a institucionalização de uma cultura de avaliação que venha estimular a capacidade de análise das equipes e dos sistemas locais com vistas à mudança nas práticas do cuidado. O objetivo desse Trabalho foi de avaliar e compreender como as Equipes de Saúde Bucal organizam e gerenciam o processo de trabalho na articulação das ações no Estado do Rio Grande do Norte e a correlação com dois indicadores do Programa Nacional para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Trata-se de estudo descritivo/analítico, de corte transversal, de indicadores (primeira consulta odontológica e razão de tratamentos concluídos por primeiras consultas odontológicas), bem como dos padrões dos processos de trabalho desenvolvidos pelas Equipes de Saúde Bucal. Foram utilizados bancos de dados secundários tanto para a avaliação dos indicadores, quanto para a avaliação externa do PMAQ-AB referentes ao 2º ciclo deste programa. Os dados foram analisados no SPSS Statistics (Versão 22). Para análise descritiva foram avaliadas as médias, desvios padrão, máximo, mínimo, mediana, quartis. Para verificar diferença significativa dos indicadores e padrões de processos de trabalho foi utilizado o teste de MannWhitney. Foram considerados valores significativos p<0,05. Como resultados apresentamos que a maioria das equipes de Saúde Bucal as quais participaram da avaliação externa do PMAQ-AB no Estado o Rio Grande do Norte afirmaram planejar a organização do processo de trabalho. Ao correlacionarmos os padrões dos processos de trabalho das equipes de saúde bucal e os indicadores, detectou- se que, quanto mais satisfatórios foram os padrões de processos de trabalho desenvolvidos pelas equipes de saúde bucal nos municípios, maiores foram as médias dos Indicadores de Primeira Consulta e Razão de Tratamento Concluído por Primeira Consulta, e ambas com significância estatística (p= 0,001 e p=0,003, respectivamente). Conclui-se nesse estudo que a organização do processo de trabalho foi um fator determinante no impacto sobre os indicadores de utilização no serviço. Porém, sugere-se a avaliação de outros fatores condicionantes que possam interferir na melhoria destes indicadores. Dentre esses fatores, sugere-se considerar aspectos estruturais (físicos e recursos humanos dos serviços).
Abstract
The present study addresses the correlation of processes and indicators in oral health from the perspective of producing a culture of analysis, evaluation and intervention capable of generating institutional capacity in teams and local systems to produce changes in service practices. The aim of this paper was to evaluate and understand how the Oral Health Teams organize and manage the work process in the articulation of actions in the context of the work of the Family Health team in the state of Rio Grande do Norte and the correlation with two indicators of the oral health. National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB). Secondary databases were used for both indicator evaluation and PMAQ-AB external evaluation for the 2nd cycle of this program. Data were analyzed using SPSS Statistics (Version 22). For descriptive analysis were evaluated the means, standard deviations, maximum, minimum, median, quartiles. To verify significant difference of indicators and patterns of work processes, the Mann-Whitney test was used. Significant values were considered p <0.05. As results we present that the majority of the Oral Health teams that participated in the external evaluation of PMAQ-AB in the State of Rio Grande do Norte affirmed to plan the organization of the work process. By correlating the work process patterns of the oral health teams and the indicators, it was found that the more satisfactory the work process patterns developed by the oral health teamin the municipalities, the higher the averages of the First Consultation and Reason for Health indicators. Treatment Completed by First Consultation, both with statistical significance (p = 0.001 and p = 0.003, respectively). It is concluded in this study that the organization of the work process was a determining factor in the impact on service utilization indicators. However, it is suggested to evaluate other conditioning factors that may interfere with the improvement of these indicators. Among these factors, it is suggested to consider structural aspects (physical and human resources of services).
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN