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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA UTILIDADE DA “AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA – AMAQ”.
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA UTILIDADE DA “AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA – AMAQ”.
Autor(a)
Thiago Emmanuel Araújo dos Santos
Orientador(a)
Profª. Drª. Severina Alice da Costa Uchôa
Palavras-chave
Validação de Conteúdo; Autoavaliação; Atenção Primária à Saúde.
Resumo
OBJETIVO - A reorganização da assistência à saúde brasileira, a partir do final dos anos 1980 com a criação do Sistema Único de Saúde, teve como principal estratégia a expansão da atenção primária à saúde, com a ampliação da cobertura das equipes de Saúde da Família e a exigência por resultados de melhor qualidade, inicia-se o movimento de institucionalização do monitoramento e avaliação na Atenção básica. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar evidências de validade de conteúdo de um instrumento construído para avaliar a utilidade da “Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, um do componentes do “Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” do Ministério da Saúde. MÉTODOS - Trata-se de um estudo de validação de conteúdo, com abordagem quantitativa, utilizando análise de dados. A amostra foi intencional incluindo 7 especialistas em validação e avaliação da Atenção Básica. O instrumento é composto por indicadores de utilidade do Joint Comittee on Standards for Educatiom Evaluation, adaptados ao contexto da “Autovaliação da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”. Foi avaliada a concordância entre os especialistas sobre relevância, representatividade e clareza dos itens do instrumento, a partir do cálculo dos índices Interrater Agreeement e Content Validity Index. Para análise da consistência interna dos itens foi calculado o Alfa de Cronbach. RESULTADOS - O índice de validade de conteúdo para todo o instrumento apresentou um valor de 1,00, para cada item os valores foram 1, tanto para avaliação da relevância e representatividade quanto para avaliar a clareza, quanto ao Interrater Agreement, todos os itens possuem valor de 1 e o seu conjunto possui um valor de 1, tanto para avaliação da relevância e representatividade quanto para avaliar a clareza. A consistência interna foi excelente, obtendo um valor de alfa geral de 0,999. Foram realizadas alterações referentes a determinados termos ou expressões para melhoria da clareza do instrumento. CONCLUSÕES - Os resultados mostraram que o instrumento contemplou o objetivo proposto, os achados deste estudo demonstram que o instrumento validado pode ser aplicado em avaliações posteriores dos processos autoavaliativos e contribuir tanto para o fortalecimento da institucionalização da autoavaliação pelas gestões municipais, equipes e profissionais da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde.
Abstract
OBJECTIVE - The reorganization of Brazilian health care, from the late 1980s with the creation of the Unified Health System, had as its main strategy the expansion of primary health care, with the expansion of coverage of Family Health teams and the demand for better quality results begins the movement of institutionalization of monitoring and evaluation in primary care. In this sense, the study aims to analyze evidence of content validity of an instrument built to assess the usefulness of the “Self-Assessment for Improving Access and Quality of Primary Care”, one of the components of the “Program for Improving Access and Quality of Care”. Ministry of Health. METHODS - This is a content validation study, with a quantitative approach, using data analysis. The sample was intentional including 7 specialists in validation and evaluation of Primary Care. The instrument consists of indicators of usefulness of the Joint Committee on Standards for Education Evaluation, adapted to the context of the “Self-Assessment of Improved Access and Quality of Primary Care”. The agreement among the experts on relevance, representativeness and clarity of the instrument items was evaluated by calculating the Interrater Agreeement and Content Validity Index indices. To analyze the internal consistency of the items, Cronbach's alpha was calculated. RESULTS - The content validity index for the entire instrument presented a value of 1.00, for each item the values were 1, both for relevance and representativeness evaluation and for clarity. For the Interrater Agreement, all items have value of 1 and its set has a value of 1 for both relevance and representativeness assessment and for clarity assessment. The internal consistency was excellent, obtaining an overall alpha value of 0.999. Changes were made regarding certain terms or expressions to improve the clarity of the instrument. CONCLUSIONS - The results showed that the instrument met the proposed objective, the findings of this study demonstrate that the validated instrument can be applied in further evaluations of self-assessment processes and contribute to the strengthening of the self- assessment institutionalization by municipal management, teams and health professionals. Primary / Primary Health Care.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN