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CARACTERIZAÇÃO DA JORNADA DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE E SUA FAMÍLIA NO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA NO CONTEXTO DA COVID-19: NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM OS TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
CARACTERIZAÇÃO DA JORNADA DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE E SUA FAMÍLIA NO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA NO CONTEXTO DA COVID-19: NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM OS TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Autor(a)
Lucélia Góis de Oliveira Arruda
Orientador(a)
Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Palavras-chave
Infecções por Coronavírus. Estratégia de Saúde da Família. Serviço Social. Tecnologia da Informação. Design de Experiência do Usuário. Comunicação.
Resumo
No início de 2020, foi anunciada uma pandemia, quando foram postos aos países complexos desafios, que exigiram fortes medidas de isolamento social e (re)organização dos serviços de saúde. Nesse contexto, encontra-se o Serviço Social como uma área estratégica no enfrentamento da COVID-19. No contexto hospitalar, pacientes passaram a ser admitidos sem acompanhantes e as visitas de familiares foram suspensas, gerando insegurança e sofrimento. Contudo, apesar de imensuráveis esforços dos profissionais, as dificuldades na comunicação com familiares impostas pelo isolamento social ocasionaram tensionamento e insatisfação, sobretudo frente a ausência de informações. O objetivo desse estudo foi caracterizar a jornada da experiência do paciente e sua família no Hospital Geral de Fortaleza, levando em conta as necessidades de informação e comunicação do Serviço Social com os territórios da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa de estudo qualitativo, descritivo, exploratório e transversal, e faz parte de um projeto maior, onde o principal desígnio é desenvolver um protótipo de solução em saúde digital que esteja firmemente baseado nas necessidades, lacunas e desejos do Serviço Social do Hospital Geral de Fortaleza e as famílias, para proporcionar uma assistência hospitalar humanizada aos pacientes hospitalizados. Essa pesquisa, que é um recorte do Projeto “CoVIVE SOCIAL - Uma Plataforma de Colaboração, Informação e Comunicação entre o Serviço Social Hospitalar e as famílias no enfrentamento ao COVID-19” foi realizada em duas etapas. A primeira compreendeu a visita de campo ao HGF para aproximação com a problemática. A segunda fase consistiu na realização das entrevistas por meio de ligações com o uso de aplicativo de voz para gravações das falas. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para atingir os significados manifestos trazidos pelos familiares e/ou responsáveis. Como principais resultados tivemos: 1) A falta de compreensão da população sobre a atuação do Assistente Social no Hospital e os desafios desses profissionais no enfrentamento da pandemia do covid- 19; 2) O Estreitamento da relação dos pacientes e familiares e a qualidade da comunicação nessa jornada hospitalar. Destacamos com bastante relevância as funcionalidades e os conteúdos que deverão ser incorporados nessa solução digital como: Informações sobre a Jornada do Paciente no HGF para as famílias, Gestão de Videochamadas com Familiares, Perfil humanizado do paciente, Conteúdos e orientações de acesso a direitos sociais e Gestão de solicitação de laudos e atestados.
Abstract
In early 2020, a pandemic was announced, when complex challenges were posed to countries, which required strong measures of social isolation and (re)organization of health services. In this context, Social Work is a strategic area in coping with COVID- 19. In the hospital context, patients started to be admitted without companions and family visits were suspended, generating insecurity and suffering. However, despite the immeasurable efforts of professionals, the difficulties in communicating with Family members imposed by social isolation caused tension and dissatisfaction, especially in the face of the lack of information. The objective of this study was to characterize the experience journey of the patient and his family at the General Hospital of Fortaleza, taking into account the information and communication needs of the Social Service with the territories of the Family Health Strategy. This is a qualitative, descriptive exploratory and cross-sectional study, and is part of a larger project, where the main purpose is to develop a prototype digital health solution that is firmly based on the needs, gaps and desires of Social Work of the General Hospital of Fortaleza and the families, to provide a humanized hospital care to hospitalized patients. This research, which is part of the project “CoVIVE SOCIAL - A Platform for Collaboration, Information and Communication between the Hospital Social Service and families in the face of COVID-19”, was carried out in two stages. The first comprised a field visit to the HGF to approach the problem. The second phase consisted of carrying out the interviews through calls using a voice application for recording the speeches. Thematic contente analysis was used to reach the manifest meanings brought by family members and/or guardians. As main results we had: 1) The population's lack of understanding about the work of the Social Worker in the Hospital and the challenges of these professionals in facing the covid-19 pandemic; 2) Strengthening the relationship between patients and their families and the quality of communication during this hospital journey. We highlight with great relevance the features and contents that should be incorporated into this digital solution, such as: Information about the Patient's Journey at the HGF for families, Management of Video Calls with Family Members, Humanized profile of the patient, Contents and guidelines for accessing social rights and Management of requests for reports and certificates.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
FIOCRUZ
UF
CE