-
FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO
Autor(a)
Neyliane Maria Brito Costa
Orientador(a)
Profª. Drª. Maria de Fátima Antero Sousa Machado
Palavras-chave
Promoção da saúde; Educação em saúde bucal; Formação de educadores.
Resumo
A escola representa um espaço privilegiado para a realização de ações que envolvam o trabalho de promoção na saúde. Em uma perspectiva coletiva, os educadores são indicados para atuar na educação em saúde bucal, visto que o constante convívio com os escolares contribui de forma significativa no processo de orientação quanto aos cuidados. No entanto, o conhecimento desses profissionais sobre a saúde bucal ainda é considerado insatisfatório em decorrência da ausência de uma formação permanente sobre essa temática para este público. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um processo formativo em promoção de saúde bucal mediado por oficinas pedagógicas com educadores de uma escola da rede pública. Trata-se de um estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação, envolvendo 21 (vinte e um) educadores de uma Escola Pública de Ensino Infantil e Fundamental do Município de Itapiúna-CE. Incluídos no estudo por serem profissionais da educação em função ativa vinculados à escola. O estudo estruturou-se em quatro etapas: diagnóstico, planejamento, ação e avaliação. E adotou como estratégia mediadora as oficinas pedagógicas. Foi possível considerar, que existiu necessidades de conhecimentos em relação a temas de saúde bucal e que as oficinas pedagógicas, foram estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizado, trabalhando práticas educativas em saúde bucal, abertas e dinâmicas. Sendo possível oportunizar espaços de reflexões e discussões, vivências concretas e significativas, integrando saberes e práticas. Fica evidenciada a importância que a temática assume frente às necessidades de tornar as práticas educativas em saúde um cotidiano didático pedagógico dentro das instituições de ensino, proporcionando o fortalecimento da promoção em saúde bucal, intervindo efetivamente na qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade.
Abstract
The school represents a privileged institution for the implementation of actions that involve the work of health education. From a health perspective, educators are indicated to act in oral health education, because their constant contact with students significantly favors the guidance process regarding care. However, the knowledge of these professionals about oral health is still considered unsatisfactory due to the lack of permanent training on this topic for this audience. In this sense, this study aims to develop a training process in oral health promotion mediated by pedagogical workshops with educators from a public school. This is an exploratory study, of the action research type, involving 21 (twenty-one) educators of a School of Infant and Elementary Education in the city of Itapiúna-CE. Included in the study because they are active education professionals linked to the school. The study will be carried out through four phases: diagnosis, planning, action, and evaluation. And it adopted pedagogical workshops as a mediating strategy. It was possible to consider that there was a need for knowledge in relation to oral health issues and that the pedagogical workshops were strategies that facilitated the teaching and learning process, working educational practices in oral health, open and dynamic. It is possible to create opportunities for reflection and discussion, concrete and significant experiences, integrating knowledge and practices. It is evident the importance that the theme assumes in the face of the need to make educational practices in health a didactic pedagogical routine within educational institutions, providing strengthening in the field of oral health promotion, effectively intervening in the quality of life of individuals and the community.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
FIOCRUZ
UF
CE