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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ
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Felipe Freire de Carvalho
A Política Nacional de Saúde Bucal, iniciada em 2004, através do Projeto Brasil Sorridente, pelo Ministério da Saúde, expandiu a oferta de serviços especializados em Odontologia com o surgimento dos Centros de Especialidades Odontológicas no país. Baseando-se nos princípios do SUS, os Consórcios Públicos de Saúde surgiram como modelo de gestão descentralizada e regionalizada, ajudando municípios e Estado na manutenção das redes e dos serviços de Atenção à Saúde. O Centro de Especialidades Reitor Ícaro de Sousa Moreira, inaugurado em 27 de setembro de 2010, localizado no município de Sobral, no Ceará, pertencente a 11a área descentralizada de saúde do Ceará, sendo referência para a Odontologia especializada de 24 municípios da região, configura-se como cenário de estudo da pesquisa. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da assistência prestada no Centro de Especialidades Odontológicas Reitor Ícaro de Sousa Moreira, em Sobral-CE, utilizando-se da tríade de Donabedian: estrutura, processo e resultado. Tratou-se de estudo avaliativo, descritivo, transversal, com abordagem quantiqualitativa que buscou analisar a qualidade dos serviços prestados no CEO. A pesquisa foi desenvolvida em três fases, de janeiro a novembro de 2022. Foi utilizado o manual de avaliação externa do PMAQ-CEO para avaliação da estrutura de Unidade. Questionários qualitativos diferentes foram aplicados aos dentistas e usuários da unidade. Para análise qualitativa das informações, empregou-se a técnica da Análise de Conteúdo descrita por Bardin (2011). Já com os usuários, procedeu-se à análise quantitativa das respostas, buscando saber a qualidade do serviço após 10 anos de funcionamento durante o recorte de tempo de 11 meses de 2022. Na fase de avaliação da estrutura, todos os itens dos padrões essenciais, estratégicos, gerais e obrigatórios foram encontrados na avaliação, corroborando os resultados dos dois ciclos de avaliação externa feitos pelo Ministérios da Saúde, em que a unidade obteve nota máxima. Na fase dois, ao avaliar qualitativamente as respostas dos dentistas, categorizaram-se em aspectos facilitadores, restritivos e sugestivos de melhoria para o serviço. De maneira geral, a avalição foi de um serviço de qualidade, mas que precisa de reparos estruturais e melhorias nos insumos e equipamentos odontológicos. Na fase três, avaliaram-se qualitativamente os usuários, com amostra de 555 usuários, em que 97% deles tiveram as necessidades resolvidas e 99% recomendariam o serviço para um amigo ou familiar. O CEO Reitor Ícaro de Sousa Moreira, inaugurado há 10 anos, atua de forma regional, sendo administrado por um consórcio público de saúde com 26 entes consorciados, opera de forma satisfatória, mas precisa de melhorias salariais, com aumento de repasse de recursos e estruturais, com a renovação de equipamentos odontológicos.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ
Autor(a)
Felipe Freire de Carvalho
Orientador(a)
Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque
Palavras-chave
Saúde Bucal; Centro de Especialidades Odontológicas; Avaliação em Saúde; Consórcios Públicos de Saúde
Resumo
A Política Nacional de Saúde Bucal, iniciada em 2004, através do Projeto Brasil Sorridente, pelo Ministério da Saúde, expandiu a oferta de serviços especializados em Odontologia com o surgimento dos Centros de Especialidades Odontológicas no país. Baseando-se nos princípios do SUS, os Consórcios Públicos de Saúde surgiram como modelo de gestão descentralizada e regionalizada, ajudando municípios e Estado na manutenção das redes e dos serviços de Atenção à Saúde. O Centro de Especialidades Reitor Ícaro de Sousa Moreira, inaugurado em 27 de setembro de 2010, localizado no município de Sobral, no Ceará, pertencente a 11a área descentralizada de saúde do Ceará, sendo referência para a Odontologia especializada de 24 municípios da região, configura-se como cenário de estudo da pesquisa. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da assistência prestada no Centro de Especialidades Odontológicas Reitor Ícaro de Sousa Moreira, em Sobral-CE, utilizando-se da tríade de Donabedian: estrutura, processo e resultado. Tratou-se de estudo avaliativo, descritivo, transversal, com abordagem quantiqualitativa que buscou analisar a qualidade dos serviços prestados no CEO. A pesquisa foi desenvolvida em três fases, de janeiro a novembro de 2022. Foi utilizado o manual de avaliação externa do PMAQ-CEO para avaliação da estrutura de Unidade. Questionários qualitativos diferentes foram aplicados aos dentistas e usuários da unidade. Para análise qualitativa das informações, empregou-se a técnica da Análise de Conteúdo descrita por Bardin (2011). Já com os usuários, procedeu-se
à análise quantitativa das respostas, buscando saber a qualidade do serviço após 10 anos de funcionamento durante o recorte de tempo de 11 meses de 2022. Na fase de avaliação da estrutura, todos os itens dos padrões essenciais, estratégicos, gerais e obrigatórios foram encontrados na avaliação, corroborando os resultados dos dois ciclos de avaliação externa feitos pelo Ministérios da Saúde, em que a unidade obteve nota máxima. Na fase dois, ao avaliar qualitativamente as respostas dos dentistas, categorizaram-se em aspectos facilitadores, restritivos e sugestivos de melhoria para o serviço. De maneira geral, a avalição foi de um serviço de qualidade, mas que precisa de reparos estruturais e melhorias nos insumos e equipamentos
odontológicos. Na fase três, avaliaram-se qualitativamente os usuários, com amostra
de 555 usuários, em que 97% deles tiveram as necessidades resolvidas e 99% recomendariam o serviço para um amigo ou familiar. O CEO Reitor Ícaro de Sousa Moreira, inaugurado há 10 anos, atua de forma regional, sendo administrado por um consórcio público de saúde com 26 entes consorciados, opera de forma satisfatória, mas precisa de melhorias salariais, com aumento de repasse de recursos e estruturais, com a renovação de equipamentos odontológicos.
Abstract
The National Oral Health Policy initiated in 2004 through the “Brasil Sorridente” Project by the Ministry of Health expanded the offer of specialized services in Dentistry with the Dental Specialty Centers in the country. Based on the principles of the SUS, Public Health Consortia emerged as a model of decentralized and regionalized management, helping municipalities and the State to maintain Health Care networks and services. The Reitor Ícaro de Sousa Moreira Specialty Center, opened on September 27, 2010, located in the municipality of Sobral, Ceará, belonging to the 11th decentralized health area in the State of Ceará, being a reference for specialized dentistry in 24
municipalities in the region is configured as a research study scenario. Thus, the objective of this study is to evaluate the quality of care provided at the Rector Ícaro de Sousa Moreira Dental Specialties Center in Sobral-CE using the Donabedian triad, structure, process and result. This is an evaluative, descriptive, cross-sectional study with a quantitative and qualitative approach that will seek to analyze the quality of services provided at the DSC. The research was carried out in three phases from January to November 2022. The “PMAQ-CEO” external evaluation manual was used
to evaluate the structure of the Unit. Different qualitative questionnaires were applied to dentists and users of the unit. For the qualitative analysis of the information, the Content Analysis technique described by Bardin (2011) will be used. With the users, we did a quantitative analysis of the responses, seeking to know the quality of the service after 10 years of operation during this time frame of 11 months in 2022. In phase one of evaluating the structure, all items of the essential, strategic, general and mandatory were found in the evaluation corroborating with the results of the two cycles of external evaluation carried out by the Ministries of Health where the unit had the
maximum score. In phase two, when qualitatively evaluating the dentists' responses, we categorized them into facilitating, restrictive and suggestive aspects of service improvement. In general, the assessment was of a quality service but in need of structural repairs and improvements in dental supplies and equipment. In phase three, where we qualitatively evaluate users, we obtained a sample of 555 users, where 97% of them had their needs resolved and 99% of them would recommend the service to a friend or family member. The CEO Rector Ícaro de Sousa Moreira, inaugurated 10 years ago, operates regionally and is managed by a public health consortium with 26 consortium entities, which operates satisfactorily, but needs salary improvements with an increase in the transfer of resources and structural changes with the renovation of
dental equipment.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2023
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE