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ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE O LETRAMENTO EM SAÚDE E A ADESÃO FARMACOTERAPÊUTICA EM USUÁRIOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL – CE
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE O LETRAMENTO EM SAÚDE E A ADESÃO FARMACOTERAPÊUTICA EM USUÁRIOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL - CE
Autor(a)
INGRID FREIRE SILVA
Orientador(a)
Ana Cecília Silveira Lins Sucupira
Palavras-chave
Letramento Funcional em Saúde; Adesão farmacoterapêutica; Educação em Saúde.
Resumo
A Alfabetização e o Letramento são termos frequentemente confundidos e utilizados como sinônimos. No entanto, este último diferencia-se por requerer habilidades para além de saber ler e escrever, exigindo a capacidade dos sujeitos de interpretar, processar e aplicar determinada informação em diferentes contextos do cotidiano. No âmbito da saúde, a dificuldade dos usuários em seguir o tratamento de forma sistemática e regular por não compreenderem adequadamente as orientações ofertadas pelos profissionais é um dos principais desafios quanto à adesão terapêutica na atenção à saúde. Esta pesquisa buscou obter informações sobre os graus de letramento em saúde, da adesão terapêutica e das barreiras para a adesão à terapia medicamentosa de uma parcela da população sobralense. O objetivo geral era analisar a correlação entre as duas primeiras variáveis, testando a hipótese de quanto menor o letramento em saúde, menor seria a adesão farmacoterapêutica. Desenvolveu-se um estudo analítico-descritivo, de abordagem quantitativa e de caráter observacional e transversal. A adesão à terapia foi avaliada pela escala de 8 itens de Morisky, Green e Levine (MMAS-8), as Barreiras para a Adesão pelo Brief Medication Questionnare (BMQ) e o Letramento em Saúde (LS) pelo Teste de Letramento Funcional em Saúde (TLS), uma versão traduzida e adaptada para a realidade brasileira do Método TOFHLA. Analisaram-se também variáveis sociodemográficas, de utilização dos serviços de saúde e do uso de medicamentos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e aplicação do TLS nos usuários portadores de hipertensão e/ou diabetes de dois CSF de Sobral. Foram entrevistados 30 sujeitos com idades entre 36 e 72 anos, predominantemente do gênero feminino (90%). Dos participantes, 22 realizaram o TLS, identificando que apenas 9,1% apresentaram LS adequado, 27,27% limitado e 77,27% inadequado. O TLS não apresentou bom desempenho em população com baixo nível de escolaridade, sendo considerada a possibilidade de melhor desempenho com a aplicação do S-TOFHLA. Em 50% dos entrevistados, houve relatos de descontinuidade no acesso aos medicamentos e a prevalência de não adesão em 90,91%. Não foi possível estabelecer correlação estatisticamente significativa entre o LS e a adesão farmacoterapêutica e nem com o número de anos estudados, porém há uma tendência positiva na relação. Os resultados indicam uma alta prevalência da não adesão com possíveis impactos negativos para os usuários e para a sociedade. Diante destes dados, fazem-se necessárias estratégias que visem potencializar o trabalho das equipes de saúde da família e de promover a garantia do acesso aos medicamentos, a simplificação do regime terapêutico e a adequação da linguagem utilizada durante as informações para minimização deste problema de saúde pública.
Abstract
Literacy and Functional Literacy terms are often confused and used interchangeably, but the Functional Literacy differs in requiring skills beyond reading and writing, requiring the ability of subjects to interpret, process and apply information given in different contexts of everyday life. In health, the difficulty of users in following the treatment of systematic and regular manner by not adequately understand the guidelines offered by the professionals is one of the main challenges in health care. This survey sought information on the degree of literacy in health, treatment adherence and barriers to the drug therapy by a portion of population from Sobral, Ceará. The overall objective was to analyze the correlation between the first two variables, testing the hypothesis of the lower health literacy, lower the pharmacotherapeutic membership. An analytic-descriptive study was developed with the mixed approach and observational and cross-sectional nature. Adherence to therapy was assessed by the scale of 8 items Morisky, Green and Levine (MMAS-8), Barriers to Medication Adherence by Brief Questionnaire (BMQ) and literacy in health by Functional Literacy Test (FLT), in Health, a translated and adapted to Brazilian reality version of the TOFHLA method. Also analyzed sociodemographic variables, health and drug use services. Data collection was conducted through interviews and application of FLT in patients users of hypertension and/or diabetes two CSF of Sobral. 30 subjects were interviewed, aged 36 to 72 years, predominantly female (90 %) and of these, 22 underwent FLT, identifying that only 9.1% had adequate LS, 27.27% are limited and 77.27% are inappropriate. FLT not performed well in populations with low education, being considered the possibility of better performance with the application of S-TOFHLA. 50% of respondents have no reports of disruption in access to drugs and the prevalence of non-adherence was 90.91%. Unable to establish a statistically significant correlation between the literacy in health and pharmacotherapeutic membership, but there is a positive trend in the relationship. The results indicate a high prevalence of non-adherence with possible damage to users and society impacts. From these data, are necessary strategies aimed at enhancing the work of family health teams, ensuring access to medicines, to simplify the treatment regimen and appropriateness of the language used during minimization of this information to a public health problem.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA
UF
CE