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ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA 12ª REGIÃO DE SAÚDE DO CEARÁ: AUTOAVALIAÇÃO DAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA 12ª REGIÃO DE SAÚDE DO CEARÁ: AUTOAVALIAÇÃO DAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
EVALDO EUFRÁSIO VASCONCELOS
Orientador(a)
Profa. Dra. Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Palavras-chave
Estratégia Saúde da Família. Autoavaliação em saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
Resumo
Em 2011, foi instituído o produto de uma importante negociação e pactuação das três esferas da gestão do SUS, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que buscava principalmente induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da AB. O estudo teve como objetivo analisar o acesso e a qualidade da Estratégia Saúde da Família nos municípios integrantes da 12ª Região de Saúde do Ceará que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica quando da autoavaliação. Trata-se de um estudo de abordagem quantiqualitativa. Ocorreu na 12ª Região de Saúde do Ceará, no período de agosto 2012 a abril de 2014, tendo como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, bem como o banco de dados das AMAQ respondida por 27 ESF na região de saúde. Os achados qualitativos foram submetidos à análise temática de Minayo, mostrados em quadro síntese e categorias empíricas. Os dados quantitativos foram expressos em tabelas e analisados com base na estatística simples descritiva. Os principais achados qualitativos que emergiram da autoavaliação foram exibidos em três categorias empíricas mediante seus núcleos de sentidos: a ideia de (des)conhecimento do PMAQ, a concepção dos sujeitos sobre a autoavaliação e o caminho para se desenvolver a autoavaliação. Tudo isso resultou na formulação de consensos sobre a autoavaliação. Foram percebidas a (des)continuidade e a fragilidades da autoavaliação, identificaram-se seus sujeitos e suas autonomias, bem como a corresponsabilizacão na autoavaliação, as finalidades da autoavaliação, institucionalidade e os feitos desse processo. Na parte quantitativa, foi possível conhecer a classificação de cada dimensão da AMAQ, bem assim suas subdimensões, e em cada uma delas os padrões avaliados como problemáticos e que dificultam o acesso e a qualidade dos serviços prestados na atenção básica. Considera-se que a AMAQ pode ser uma potente ferramenta no diagnóstico da situação local da equipe e, assim, permite fazer intervenções em seus padrões negativos na busca pela garantia do acesso, da qualidade e dos processos de trabalho das equipes da ESF. Pode-se dizer, a análise mostrou que a autoavaliação se tornou um instrumento de grande valia para a melhora da qualidade das ações das equipes, ao permitir que elas façam um diagnóstico dos seus pontos negativos e positivos. Cada gestor e cada equipe podem, com origem na identificação desses padrões, avaliá-los e traçar estratégias de garantia do acesso e da qualidade dos serviços, tomando medidas para melhorá-los. Os resultados proporcionaram reflexão acerca do planejamento, gestão e qualificação da Atenção Básica à Saúde ante esse novo programa, que busca instituir uma cultura avaliativa requerida no campo da saúde.
Abstract
In 2011, the result of an important negotiation and agreement of the three SUS (the acronym for the National Health System in Brazil) management spheres was stabilished, the National Program for Improving Access and Quality of Primary Health Care (PMAQ), which aimed mainly to induce the increasing access and improving quality of the AB. The study aimed to analyze the access and the quality of the Family Health Strategy in municipalities member of the 12th Health Region of Ceará that joined the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care when the self-assessment. This is a study of quantiqualitative approach. It ocurred in the 12th Health Region of Ceará, from August 2012 to April 2014, with a semi structured interview script as its data collection tool, as well as the database of AMAQ, answered by 27 ESF in the Health Region. The qualitative findings were submitted to thematic analyses, shown in the table synthesis and empirical categories. The Quantitative data were expressed in tables and analyzed using simple descriptive statistics. The main qualitative findings as results of the self-assessment were displayed in three empirical categories through their groups of meaning: the idea of (un) knowledge of PMAQ, the concept of the subjects about the self-assessment and the way to develop It. All of these resulted in the formulation of consensus about self-assessment. It was perceived the (dis)continuity and weaknesses of the self-assesment. We identify their subjects and their autonomy, as well as co-responsability in the self-assessment, self-assessment purposes, institutions and acts of this process. In the quantitative part, It was possible to know the classification of each dimension of AMAQ, as well as its sub-dimensions, and in each of them the standards assessed as problematic and that make the access and quality of the services provided in primary care more difficult. It is considered that AMAQ can be a powerful tool in diagnosis of the local team situation and thus allows interventions in their negative patterns in the search for ensuring access, quality and work processes of the Family Health System (FHS) teams. It can be said that the analyses showed that the self-assessment has become a valuable tool for improving the quality of the work of the teams, by allowing them to make a diagnosis of its positive and negative points. Each manager and each team can, based on the identification of these patterns, evaluate them and trace assurance strategies of access and quality of services, applying measures to improve them. The results provided reflection on the planning, management and qualification of the primary health care, in light of this new program, which seeks to stabilish an evaluation culture required in the health field.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UVA