-
USO DE TELECONSULTORIAS POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO MARANHENSE
- Voltar
Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
USO DE TELECONSULTORIAS POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO MARANHENSE
Autor(a)
Ellen Rose Sousa Santos
Orientador(a)
Liberata Campos Coimbra
Palavras-chave
Consulta Remota; Atenção Primária à Saúde; Telemedicina
Resumo
A Teleconsultoria é uma das ferramentas disponíveis no Telessaúde e que permite a comunicação entre profissionais e gestores da área da saúde para o esclarecimento de dúvidas e construção de conhecimentos úteis para o trabalho, aperfeiçoando as práticas de Educação Permanente em Saúde e permitindo qualificação de baixo custo, mesmo em locais mais remotos. O objetivo do estudo foi descrever o uso do programa Telessaúde por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em município maranhense. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, onde foi discutido sobre o uso do programa Telessaúde pelos profissionais cadastrados no Núcleo Estadual de Telessaúde do HUUFMA e que atuavam no município de Caxias/Maranhão. A coleta de dados ocorreu em junho de 2018 através de questionários. Sobre a trajetória profissional e acadêmica dos 233 participantes, a maioria tem mais de 5 anos de atuação na APS (85,4%) e mais de 5 anos de trabalho no município (87,1%), a maioria são agente comunitário de saúde (60,6%) e 49,8% possui mais de 5 anos de formado. Em relação à organização do Núcleo Estadual de Telessaúde e do município para a oferta do Telessaúde, identificou-se que 42,1% não recebeu treinamento para o uso e 51,1% não teve acesso a esclarecimentos quando precisou. O tempo para recebimento de respostas foi considerado adequado por 88,7% e 91,1% teve sua dúvida esclarecida. Sobre a infraestrutura do município para o uso, identificou-se computadores (57,9%), internet satisfatória (60,1%) e local adequado (69,9%). A maioria dos profissionais reconhece os benefícios do uso do Telessaúde aos pacientes (95,2%) e para a prática no trabalho (95,8%). Reconheceuse também que é útil como uma ferramenta educacional (98,8%) e para resolver problemas da prática diária (86,9%), indicando contribuições para a EPS. Quanto a satisfação dos usuários, 63,1% demonstrou-se satisfeito com o serviço, 95,8% acredita no conhecimento dos teleconsultores, 82,7% recomendaria a amigos e 86,9% voltaria a usar em caso de necessidade. Conclui-se que os profissionais consideram que existe uma estrutura adequada e reconhecem a importância estratégica do uso do Telessaúde. Sugere-se maior mobilização da gestão municipal para a consolidação do programa e inclusão digital dos profissionais e melhor organização tanto do município quanto do Núcleo Estadual de Telessaúde para a permanente oferta de treinamentos, apoio e incentivo aos profissionais que desejem utilizar o serviço.
Abstract
Teleconsulting is one of the tools available in Telehealth and allows communication between health professionals and managers to clarify doubts and build useful knowledge for work, improving Permanent Health Education practices and allowing low cost qualification, even in more remote locations. The objective of the study was to describe the use of the Telehealth program by professionals in Primary Health Care (APS) in a municipality in Maranhão. It was a descriptive research with a quantitative approach, where it was discussed about the use of the Telehealth program by professionals registered at the State Telehealth Center of HUUFMA and who worked in the city of Caxias/Maranhão. The collection took place in June 2018 through questionnaires. Regarding the professional and academic trajectory of the 233 participants, the majority has more than 5 years of experience in APS (85.4%) and more than 5 years of work in the municipality (87.1%), the majority are community health agents (60.6%) and 49.8% have more than 5 years of graduation. Regarding the organization of the State Center for Telehealth and the municipality for the provision of Telehealth, it was identified that 42.1% did not receive training for use and 51.1% did not have access to clarifications when needed. The time for receiving responses was considered adequate by 88.7% and 91.1% had their questions answered. Regarding the municipality's infrastructure for use, computers (57.9%), satisfactory internet (60.1%) and adequate location (69.9%) were identified. Most professionals recognize the benefits of using Telehealth to patients (95.2%) and to practice at work (95.8%). It was also recognized that it is useful as an educational tool (98.8%) and to solve problems of daily practice (86.9%), indicating contributions to the EPS. As for user satisfaction, 63.1% were satisfied with the service, 95.8% believed in the knowledge of teleconsultants, 82.7% would recommend it to friends and 86.9% would use it again if necessary. It is concluded that the professionals consider that there is an adequate structure and recognize the strategic importance of using Telehealth. Greater mobilization of municipal management is suggested for the consolidation of the program and digital inclusion of professionals and better organization of both the municipality and the State Center for Telehealth for the permanent offer of training, support and incentives for professionals who wish to use the service.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2019
Nucleadora
Instituição
UFMA
UF
MA