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TELECONSULTA DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
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Anne Evelyn Gomes Serra
A Pandemia por COVID-19 lançou novos desafios para o mundo, com destaque para os profissionais de saúde das Estratégia Saúde da Família (ESF), com necessidade de reorganização desse serviço. Assim, visando o melhor atendimento à população, as equipes de saúde da família realizaram, por meio da ferramenta da teleconsulta, atendimento clínico aos usuários. Objetivou-se com a pesquisa cartografar as potencialidades e desafios da teleconsulta experienciada pelos profissionais enfermeiros(as) das ESF de Tauá-CE, no atendimento a usuários e suas famílias. Estudo qualitativo, com utilização do método cartográfico, realizado com vinte e três(23) enfermeiros(as) que compõem as ESF do Município de Tauá-CE. Foi aplicado um questionário adaptado, no formato de formulário da plataforma google forms com link enviado por contato telefônico pelo aplicativo whatsapp. Os dados paramétricos foram calculados no software Excel 20.0 e descritos textualmente, os dados não-paramétricos foram analisados a partir do software Iramuteq. Foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Ceará sob Parecer no 5.373.169. A maioria dos participantes do estudo era do sexo feminino, na faixa etária predominante de 30 a 39 anos, que realizaram teleconsulta em seus atendimentos, principalmente por meio de ligações telefônicas. Na classificação hierárquica descendente produzida pelo software Iramuteq, foram geradas três classes: “Olhos e atalhos”, "Invisibilidade (presença e ausência)” e “Capacidade Tecnológica Digital”. O estudo trouxe potencialidades e desafios. Dentre as principais potencialidades podemos destacar: a facilidade de acesso do paciente aos profissionais de saúde, pois a comunicação acontecia de maneira mais rápida, evitando seu deslocamento até a unidade de saúde, a manutenção do vínculo profissional e paciente, e também a resolutividade de várias demandas (doenças crônicas). No campo dos desafios, a necessidade de estabelecer uma comunicação eficaz entre profissionais e pacientes, organizar a agenda dos profissionais, fazer os registros em prontuário, ter disponível equipamentos de qualidade e seguir as recomendações da resolução que regulamenta a prática da teleconsulta. Como recomendações para a melhoria e facilitação dessa prática, propõe-se a elaboração de um Mapa, com orientações para teleconsulta. Também, a necessidade de realizar capacitações dos profissionais, assim como, mais estudos nessa área.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
TELECONSULTA DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
Autor(a)
Anne Evelyn Gomes Serra
Orientador(a)
Ana Cláudia de Souza Leite
Palavras-chave
Saúde. Atenção primária à saúde. Enfermagem. Consulta remota. Pandemia.
Resumo
A Pandemia por COVID-19 lançou novos desafios para o mundo, com destaque para os profissionais de saúde das Estratégia Saúde da Família (ESF), com necessidade de reorganização desse serviço. Assim, visando o melhor atendimento à população, as equipes de saúde da família realizaram, por meio da ferramenta da teleconsulta, atendimento clínico aos usuários. Objetivou-se com a pesquisa cartografar as potencialidades e desafios da teleconsulta experienciada pelos profissionais enfermeiros(as) das ESF de Tauá-CE, no atendimento a usuários e suas famílias. Estudo qualitativo, com utilização do método cartográfico, realizado com vinte e três(23) enfermeiros(as) que compõem as ESF do Município de Tauá-CE. Foi aplicado um questionário adaptado, no formato de formulário da plataforma google forms com link enviado por contato telefônico pelo aplicativo whatsapp. Os dados paramétricos foram calculados no software Excel 20.0 e descritos textualmente, os dados não-paramétricos foram analisados a partir do software Iramuteq. Foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Ceará sob Parecer no 5.373.169. A maioria dos participantes do estudo era do sexo feminino, na faixa etária predominante de 30 a 39 anos, que realizaram teleconsulta em seus atendimentos, principalmente por meio de ligações telefônicas. Na classificação hierárquica descendente produzida pelo software Iramuteq, foram geradas três classes: “Olhos e atalhos”, "Invisibilidade (presença e ausência)” e “Capacidade Tecnológica Digital”. O estudo trouxe potencialidades e desafios. Dentre as principais potencialidades podemos destacar: a facilidade de acesso do paciente aos profissionais de saúde, pois a comunicação acontecia de maneira mais rápida, evitando seu deslocamento até a unidade de saúde, a manutenção do vínculo profissional e paciente, e também a resolutividade de várias demandas (doenças
crônicas). No campo dos desafios, a necessidade de estabelecer uma comunicação eficaz entre profissionais e pacientes, organizar a agenda dos profissionais, fazer os registros em prontuário, ter disponível equipamentos de qualidade e seguir as recomendações da resolução que regulamenta a prática da teleconsulta. Como recomendações para a melhoria e facilitação dessa prática, propõe-se a elaboração de um Mapa, com orientações para teleconsulta. Também, a necessidade de realizar capacitações dos profissionais, assim como, mais estudos nessa área.
Abstract
The COVID-19 pandemic has launched new challenges for the world, with emphasis on health professionals from the Family Health Strategy (ESF), who need to reorganize this service. Thus, in order to better serve the population, the family health teams carried out, through the teleconsultation tool, clinical assistance to users.The objective of this research was to map the potentialities and challenges of teleconsultation experienced by professional nurses of the ESF of Tauá-CE, in the assistance to users and their families. Qualitative study, using the cartographic method, carried out with twenty-three(23) nurses who make up the ESF in the city of Tauá-CE. An adapted questionnaire was applied, in the form format of the google forms platform with a link sent by telephone contact through the whatsapp application. Parametric data were calculated using Excel 20.0 software and textually described, non-parametric data were analyzed using Iramuteq software. It was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceará under Opinion no 5.373,169. Most of the study participants were female, in the predominant age group of 30 to 39 years, who performed teleconsultation in their consultations, mainly through telephone calls. In the descending hierarchical classification produced by the Iramuteq software, three classes were generated: “Eyes and shortcuts”, “Invisibility (presence and absence)” and “Digital Technological Capacity”. The study brought potentialities and challenges.Among the main potentialities we can highlight: the patient's ease of access to health professionals, as communication happened more quickly, avoiding their displacement to the health unit, the maintenance of the professional and patient bond, and also the resolution of several demands (chronic diseases). In the field of challenges, the need to establish effective communication between professionals and patients, organize the professionals' agenda, make records in the medical records, have quality equipment available and follow the recommendations of the resolution that regulates the practice of teleconsultation. As recommendations for the improvement and facilitation of this practice, it is proposed the elaboration of a Map, with guidelines for teleconsultation. Also, the need to carry out training of professionals, as well as more studies in this area.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2022
Nucleadora
Instituição
UECE
UF
CE