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SUPERANDO A ARIDEZ DO SEMIÁRIDO: ENCONTROS ENTRE SAÚDE MENTAL E SAÚDE DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DE MÉDICOS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
SUPERANDO A ARIDEZ DO SEMIÁRIDO: ENCONTROS ENTRE SAÚDE MENTAL E SAÚDE DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DE MÉDICOS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO
Autor(a)
ANA CAROLINA DE SOUZA PIERETTI
Orientador(a)
Profa. Dra. Ana Karenina Arraes Amorim
Palavras-chave
Saúde Mental. Atenção Primária à Saúde. Saúde da Família. Educação Médica. Educação em Saúde.
Resumo
A atenção primária à saúde é um importante cenário para o cuidado em saúde mental por suas características e pelo trabalho no território contribuir para a superação do modelo manicomial de atenção. Esta pesquisa partiu do questionamento sobre como acontece a atenção em saúde mental na atenção básica nas unidades em que se desenvolve a Residência de Medicina de Família e Comunidade em um município do sertão paraibano. Objetivou investigar as demandas de saúde mental e práticas de cuidado no contexto de ESF e da RMFC do município de Cajazeiras a partir do discurso dos profissionais ali inseridos e discutir estratégias de qualificação do cuidado em saúde mental nessa realidade. Utilizou-se abordagem qualitativa em que foram realizados grupos focais envolvendo profissionais de duas equipes da ESF e uma equipe de NASF. Os dados produzidos nos grupos foram analisados a partir do referencial da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Como resultados evidenciou-se que os profissionais percebem a demanda em saúde mental na atenção básica principalmente na forma de sofrimento psíquico inespecífico e transtornos mentais graves. A atenção a essas pessoas não consegue superar a medicalização que é identificada por esses profissionais. A prática asilar persiste como alternativa para os casos de transtornos mentais graves, sendo limitada a incorporação do paradigma da desinstitucionalização como referencial para a prática profissional. Além disso, a relação com a rede de saúde encontra vários limites destacando-se a dificuldade de produção de continuidade e integralidade do cuidado. A partir disto, analisa-se a formação médica e sua capacidade de garantir o cuidado integral na atenção às demandas de saúde mental. No campo da pesquisa, dois modelos de formação se encontram. Os residentes participantes ou graduaram-se em Cuba ou em escola médica brasileira orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Percebe-se então que a graduação, ao incorporar questões relativas à integralidade do cuidado, não é suficiente para gerar bons profissionais para o SUS. Considera-se necessário somar às mudanças na graduação a perspectiva da Educação Permanente em Saúde no mundo do trabalho, o envolvimento dos profissionais com a transformação das práticas de atenção à saúde e a construção da perspectiva da integralidade e da atenção psicossocial por dentro da Residência de Medicina de Família e Comunidade como importantes estratégias para a formação de médicos generalistas aptos para a atenção às demandas de saúde mental.
Abstract
Primary health care is an important setting for mental health care not only because of its particulars but also because of the care in the territory contribute to overcoming the asylum model. This study started from the question about how was the mental health care in Primary Care Units in which it develops the Residence of Family and Community Medicine. The aim was to investigate demands on mental health and practices, based on the professional discourse, and develops the residence and the mental health care in Cajazeiras . We used a qualitative approach in which focal groups were conducted with residents and other members of both teams ESF and NASF. The speeches were analyzed from the reference of discourse analysis of Foucault's inspiration. It was found that professionals understand the demand for mental health care primarily as nonspecific psychological distress and serious mental disorders. Attention to these people is unable to overcome the medicalization that is identified by these professionals. Asylum persists as an alternative for cases of severe mental disorders, with limited incorporation of the paradigm of desinstitutionalization as a reference for professional practice. The relationship with the health units is difficult, with limited continuity of care, sometimes reproducing asylum practices. From this, we analyze the medical education and its ability to provide integral care in mental health. As the residents are or graduated in Cuba or in Brazilian medical schools getting in tune with the National Curriculum Guidelines, the reflection that even the medical course incorporates issues relating to integral care was conducted , it is not enough to generate good professionals for the SUS. Permanent Education in Health, professional engagement in changing healthcare practices and introduce mental health care inside the Residence of Family Medicine and Community are important strategies for training general practitioners to the attention of mental health demands.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
UFRN
UF
RN