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RECONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Documento
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2016_URCA_Elizabete Gonçalves Magalhães Filha
A Educação Popular em Saúde potencializa as práticas educativas na Estratégia Saúde da Família (ESF) por apresentar referencial caracterizado pelo diálogo, proporcionar humanização através da compreensão integral do ser humano, possuir matrizes pedagógicas participativas e problematizadoras apropriadas à formação de atores sociais empoderados e conscientes. Apresentou como objetivo ressignificar as práticas educativas em saúde da ESF, fundamentadas na Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS). Possui abordagem qualitativa, tratando-se de uma Pesquisa-intervenção, desenvolvida em março de 2016 na Unidade Básica de Saúde 33, Juazeiro do Norte-CE. Foram realizados três Círculos de Cultura para coleta de informações e intervenção. Contou com dez participantes: Médico, Técnica de Enfermagem, Agente Administrativa, Auxiliar de Serviços Gerais e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS); ressalta-se que a Enfermeira atuou como facilitadora. Utilizou-se para registro: filmagens, fotografias e observação estruturada; as informações foram ordenadas, classificadas e analisadas de acordo com o referencial teórico. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri sob o Parecer Nº 1.437.752. Quanto aos saberes e práticas acerca de Educação em Saúde/Educação Popular em Saúde no âmbito da ESF encontravam-se permeados pela educação autoritária e pela populista, perpetuando o caráter prescritivo para evitar doenças e ter saúde, convencendo o indivíduo de que faz parte do processo educativo; reconheciam a importância da educação dialógica libertadora, mas desconheciam os métodos e procedimentos para desenvolverem-na; percebiam que o modelo biomédico ainda vigorava na ESF, apontando a atuação sobre os determinantes sociais como imprescindíveis para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população; compreendiam o modelo centrado na pessoa como aquele que enxerga a pessoa doente e não a doença, percebendo os avanços proporcionados pela ESF, porém reconheciam a necessidade de transformação de mentalidades e comportamentos para reorganização do processo de trabalho sob essa perspectiva. Ao aproximar e trabalhar os princípios orientadores da PNEPS-SUS (diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e compromisso com a construção do projeto democrático popular) com os trabalhadores de saúde percebeu-se que alguns aspectos eram desenvolvidos intuitivamente no cotidiano da ESF, que apresentavam interesse em conhecer e sugestões de como sistematizá-los nas práticas educativas. Foi identificado o conhecimento e experiências dos participantes acerca das Técnicas Pedagógicas Participativas: vivenciais (descontração/animação, relaxamento, integração e formação participativa); atuação e musicalidade (apresentação teatral/teatro de bonecos, dança, repente e paródia musical); audiovisuais (filme/vídeo e exposição dialogada/roda de conversa); e visuais (recorte e colagem/produção de painel, desenho/pintura, texto/narrativa, cordel/poesia e panfleto/jornal), servindo como guia para o plano de ativação de mudanças das práticas educativas na ESF. O plano foi elaborado em formato de Oficinas, considerando a realidade dos sujeitos, saberes e vivências, interação científica e popular, desafios e possibilidades que circundam a comunicação, a criatividade e a habilidade, ressaltando o papel do trabalhador de saúde enquanto protagonista de práticas dialógicas-libertadoras. Considera-se que esse estudo proporcionou ressignificação das práticas educativas em saúde, potencializou a institucionalização da PNEPS-SUS e que o plano é importante ferramenta para reconstrução do processo de trabalho educativo na ESF.
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
RECONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(a)
ELIZABETE GONÇALVES MAGALHÃES FILHA
Orientador(a)
Ariza Maria Rocha
Palavras-chave
Educação em Saúde, Educação da População e Estratégia Saúde da Família.
Resumo
A Educação Popular em Saúde potencializa as práticas educativas na Estratégia Saúde da Família (ESF) por apresentar referencial caracterizado pelo diálogo, proporcionar humanização através da compreensão integral do ser humano, possuir matrizes pedagógicas participativas e problematizadoras apropriadas à formação de atores sociais empoderados e conscientes. Apresentou como objetivo ressignificar as práticas educativas em saúde da ESF, fundamentadas na Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS). Possui abordagem qualitativa, tratando-se de uma Pesquisa-intervenção, desenvolvida em março de 2016 na Unidade Básica de Saúde 33, Juazeiro do Norte-CE. Foram realizados três Círculos de Cultura para coleta de informações e intervenção. Contou com dez participantes: Médico, Técnica de Enfermagem, Agente Administrativa, Auxiliar de Serviços Gerais e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS); ressalta-se que a Enfermeira atuou como facilitadora. Utilizou-se para registro: filmagens, fotografias e observação estruturada; as informações foram ordenadas, classificadas e analisadas de acordo com o referencial teórico. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri sob o Parecer Nº 1.437.752. Quanto aos saberes e práticas acerca de Educação em Saúde/Educação Popular em Saúde no âmbito da ESF encontravam-se permeados pela educação autoritária e pela populista, perpetuando o caráter prescritivo para evitar doenças e ter saúde, convencendo o indivíduo de que faz parte do processo educativo; reconheciam a importância da educação dialógica libertadora, mas desconheciam os métodos e procedimentos para desenvolverem-na; percebiam que o modelo biomédico ainda vigorava na ESF, apontando a atuação sobre os determinantes sociais como imprescindíveis para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população; compreendiam o modelo centrado na pessoa como aquele que enxerga a pessoa doente e não a doença, percebendo os avanços proporcionados pela ESF, porém reconheciam a necessidade de transformação de mentalidades e comportamentos para reorganização do processo de trabalho sob essa perspectiva. Ao aproximar e trabalhar os princípios orientadores da PNEPS-SUS (diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e compromisso com a construção do projeto democrático popular) com os trabalhadores de saúde percebeu-se que alguns aspectos eram desenvolvidos intuitivamente no cotidiano da ESF, que apresentavam interesse em conhecer e sugestões de como sistematizá-los nas práticas educativas. Foi identificado o conhecimento e experiências dos participantes acerca das Técnicas Pedagógicas Participativas: vivenciais (descontração/animação, relaxamento, integração e formação participativa); atuação e musicalidade (apresentação teatral/teatro de bonecos, dança, repente e paródia musical); audiovisuais (filme/vídeo e exposição dialogada/roda de conversa); e visuais (recorte e colagem/produção de painel, desenho/pintura, texto/narrativa, cordel/poesia e panfleto/jornal), servindo como guia para o plano de ativação de mudanças das práticas educativas na ESF. O plano foi elaborado em formato de Oficinas, considerando a realidade dos sujeitos, saberes e vivências, interação científica e popular, desafios e possibilidades que circundam a comunicação, a criatividade e a habilidade, ressaltando o papel do trabalhador de saúde enquanto protagonista de práticas dialógicas-libertadoras. Considera-se que esse estudo proporcionou ressignificação das práticas educativas em saúde, potencializou a institucionalização da PNEPS-SUS e que o plano é importante ferramenta para reconstrução do processo de trabalho educativo na ESF.
Abstract
Popular Health Education enhances the educational practices in the Family Health Strategy (FHS), by presenting benchmark characterized by dialogue, by providing humanization through understanding of human being, and by having pedagogical and problematizing matrix appropriated to formation of empowered and aware social actors. It presented as objective to resignify the educational practices in health of the FHS, based on National Popular Health Education Policy (PNEPS-SUS). It has a qualitative approach, in the case of a research-intervention, developed in March 2016 at Basic Health Unit 33 in Juazeiro do Norte-CE. It was performed crop circles for gathering information and intervention. It had participation of ten subjects: the Doctor, the Nursing technique, the Administrative Agent, the General Services Assistant and six Community Health Agents (CHS); It should be noted that the Nurse acted as a facilitator. For the record it was used: filming, photography and structured observation; the information was sorted, classified and analyzed according to the theoretical referential. It was approved by the Research Ethics Committee of the Regional University of Cariri under opinion nº 1,437,752. As for knowledge and practices about Health Education/Health Popular Education in the FHS, they were permeated by the authoritarian and populist education, perpetuating the prescriptive character to avoid diseases and have health, convincing the individual that it is part of the educational process; they recognized the importance of the liberating dialogical education, but they were unaware about methods and procedures to develop it; they realized that the biomedical model still existed in the FHS, pointing the action on social determinants as indispensable for the promotion of health and improving the population quality of life; they understood the model centered on the person as one who sees the sick person and not the disease, perceived the advances provided by the FHS, but recognized the need for transformation of mindsets and behaviors to work process reorganization from this perspective. When approaching and working on the guiding principles of PNEPS-SUS (dialogue, loveliness, problematization, shared construction of knowledge, empowerment and commitment to building the democratic popular project) with the health workers, it was noticed that some aspects were developed intuitively in the everyday life of the FHS, which showed interest in knowing and suggestions of how to systemize them in educational practices. It was identified by the participants ' knowledge and experiences about Participatory Teaching Techniques: experiential (fun/animation, relaxation, integration and participatory training); performance and musicality (theatrical presentation/puppet theater, dance, improvisation and musical parody); audiovisual (film/video and exposure through dialogue/conversation circle); and visuals (cut and pasting/Panel production, drawing/painting, text/narrative, cordel/poetry and pamphlet/newspaper), serving as a guide for the activation of plan changes in educational practices at FHS. The plan was composed through workshop formats, considering the reality of the subjects, knowledge and experiences, scientific and popular interaction, challenges and possibilities that surround communication, creativity and skill, highlighting the role of health worker as protagonist of dialogical liberating practices. It is considered that this study provided resignification of the educational practices in health, enhanced the institutionalization of PNEPS-SUS and that the plan is an important tool for reconstructing the process of educational work in the FHS.
Linha de Pesquisa
Educação na Saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
URCA
UF
CE