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PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
Autor(a)
Cristiane Costa Braga
Orientador(a)
Cláudia Helena Soares de Morais Freitas
Palavras-chave
Ação Intersetorial; Promoção da Saúde; Programas governamentais; Saúde Escolar.
Resumo
No contexto da saúde das crianças e adolescentes, surge o Programa Saúde na Escola (PSE), contribuindo para a formação integral dos estudantes da rede de educação básica pública através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Este trabalho tem como objetivo compreender o PSE no Município de João Pessoa-PB. É um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. A amostra foi do tipo intencional composta pelos profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família que foram classificadas, na avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) 2º Ciclo, quanto ao seu nível de qualidade em “muito acima da média” e pelos representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), totalizando 12 participantes. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Foram definidas as seguintes categorias de análise: compreensão do Programa Saúde na Escola, percepção da intersetorialidade e do trabalho em equipe, planejamento e execução das ações, fragilidades e potencialidades do programa. Os resultados identificaram que os profissionais da saúde e gestores compreendem o PSE, entretanto, não percebem a potencialidade da intersetorialidade e do trabalho em equipe. O planejamento está sendo realizado por alguns setores de maneira desarticulada. Foram apontadas como fragilidades do programa, a participação incipiente dos professores, dos profissionais da medicina e dos pais dos escolares, bem como, a falta de material educativo no cumprimento das ações intersetoriais. Entretanto, tem como potencialidade a promoção do vínculo com os escolares, a realização de ações de avaliação e promoção da saúde e o favorecimento da integração ensino-serviço, proporcionando uma atenção à saúde de crianças e adolescentes do território adstrito. Conclui-se, portanto, que o PSE é importante na atenção à saúde dos escolares e que a sua implementação enfrenta desafios, necessitando do compromisso e co-responsabilização dos diversos atores envolvidos no processo, instigada pelos pressupostos da intersetorialidade e do trabalho em equipe, buscando a consolidação das ações do SUS às ações das redes de educação básica pública.
Abstract
In the context of children’s and adolescent’s health, the School Health Program (PSE) arises, contributing to the integral formation of students in public basic education network through promotion, prevention and health care. This study aims to understand the PSE in João Pessoa. It is an exploratory study with a qualitative approach. The sample was intentional made by the professionals of the Family Health Strategy that were classified in the evaluation of the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ) 2nd cycle, as their quality level in "very above average" and the representatives of the Municipal Intersectoral Working Group (IWG-M), totaling 12 participants. The data collection technique was the semi-structured interview. Data analysis was performed using Bardin's content analysis technique. the following categories were defined: understanding of the School Health Program, perception of intersectionality and teamwork, planning and execution of actions, weaknesses and program’s capabilities. The results found that health professionals and managers understand the PSE, however, do not realize the potential of intersectoriality, cooperation and teamwork. The planning is being done by some sectors in a disjointed manner. They were identified as program weaknesses, the incipient participation of teachers, medical professionals and parents of school children, as well as the lack of educational materials in carrying out intersectoral action. However, it has the potential to promote the link with the school, conducting evaluation activities and health promotion and facilitating the teaching-service integration, providing health care to children and adolescents in the attached territory. It follows, therefore, that the PSE is important in health care of the school and its implementation faces challenges, requiring the commitment and co-responsibility of the various actors involved in the process instigated by the assumptions of intersectionality and teamwork, seeking to consolidate the actions of the SUS to the actions of public basic education networks.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2016
Nucleadora
Instituição
UFPB
UF
PB