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PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO PIAUÍ E CEARÁ
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Documento
Tipo de Documento
Dissertação
Curso
Mestrado
Título
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO PIAUÍ E CEARÁ
Autor(a)
MAILSON FONTES DE CARVALHO
Orientador(a)
Profa. Dra. Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer
Palavras-chave
Atenção Primária; Saúde da Família; Avaliação em Saúde; Planejamento e Gestão em Saúde.
Resumo
O Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) surgiu como estratégia indutora de mudanças nas condições e modos de funcionamento da Atenção Básica no país, institucionalizando a proposta de avaliação como premissa da qualidade e fomentando processos de melhoria contínua. Para o seu desenvolvimento foram propostas quatro dimensões: autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional, utilizadas como táticas de indução aos processos de melhoria e aperfeiçoamento das ações. Assim, essa investigação objetivou analisar os resultados das dimensões de desenvolvimento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade sob a ótica da Avaliação Externa no Piauí e Ceará. Trata-se de um estudo transversal, do tipo descritivo-analítico, utilizando dados provenientes da Avaliação Externa, selecionados diante da caracterização de cada dimensão. Os dados foram tabulados no Statistical Package for the Social Science e apresentados em gráficos e tabelas com cruzamentos de variáveis explicativas: estado, porte populacional, estrato de certificação e percentual de cobertura pela Estratégia Saúde da Família. Os resultados apontam elevados percentuais de ocorrência da autoavaliação, com destaque para o Ceará (87,9%) e para municípios de grande porte (92,9%). O monitoramento ocorreu em 87% das equipes avaliadas, destacando-se para a elevada diferença percentual de ocorrência entre o Piauí (77,9%) e o Ceará (90,1%). Quando considerado o porte populacional, a ocorrência segue uma linha crescente, chegando a 91,4% nas equipes de municípios de grande porte. A Educação Permanente estava presente em 72% das equipes, e destas apenas 51% contemplava as necessidades das equipes. Elevados percentuais de insatisfação ocorreram no Piauí (22,4%), entre equipes de médio porte (27,2%), extrato de certificação 6 (65,4%) e menor cobertura (52,2%). O apoio institucional estava presente em 91% das equipes avaliadas, tendo sido avaliado em sua maioria como bom ou muito bom nos questionamentos realizados. Assim, foi possível determinar as diferenças significativas nos resultados de desenvolvimento das dimensões no âmbito das variáveis estudadas e constatar que mesmo sendo estados com similaridades, Piauí e Ceará apresentaram perfis de implementação do programa. Nesse âmbito, este estudo poderá contribuir para o aprimoramento da implementação do programa através de suas dimensões pela consideração da interferência dada pelas características de cada localidade onde se insere a equipe de Atenção Básica que objetiva a melhoria da qualidade.
Abstract
The Program for Improving Access and Quality (PMAQ) emerged as a strategy for inducing changes in the conditions and modes of operation of primary care in the country, institutionalizing the proposal to review the premise of promoting quality and continuous improvement processes. Self-assessment, monitoring, continuing education and institutional support, used as tactics to induce the processes of improvement and refinement of actions: for their development four dimensions were proposed. Thus, this research aimed to analyze the results of the developmental dimensions Program Improving Access and Quality through the lens of External Evaluation Piauí and Ceará. This is a cross-sectional, descriptive-analytical type, using data from the External Evaluation, selected on the characterization of each dimension. Data were tabulated using the Statistical Package for the Social Sciences and presented in graphs and tables with intersections of explanatory variables state, population size, stratum accreditation and percentage of coverage by the Family Health Strategy. The results show high percentages of occurrence of self-assessment, especially Ceará (87.9%) and large municipalities (92.9%). The monitoring occurred in 87% of evaluated teams, especially for the high percentage difference between the occurrence of Piauí (77.9%) and Ceará (90.1%). When considering the population size, the occurrence follows a growing line, reaching 91.4% in teams of large municipalities. The Continuing Education was present in 72% of the teams, and of these only 51% contemplating the needs of the teams. High rates of dissatisfaction in Piauí (22.4%), between teams midsize (27.2%), extract accreditation 6 (65.4%) and lowest coverage (52.2%). Institutional support was present in 91% of evaluated teams, having been rated as mostly good or very good in questioning conducted. Thus, it was possible to determine the significant differences in the results of development of dimensions within the studied variables and find that even though states with similarities, Piauí and Ceará presented implementation of the program profiles. In this context, this study may contribute to the improvement of program implementation through its dimensions by considering the interference given by the characteristics of each locality which includes the primary care team that aims to improve the quality.
Linha de Pesquisa
Atenção e Gestão do cuidado em saúde
Ano Defesa
2014
Nucleadora
Instituição
FIOCRUZ
UF
CE